A indiferença pode ser a causadora de grandes problemas para uma pessoa, isso porque se trata de uma postura que a impede de sentir e vivenciar as coisas em plenitude. Ser indiferente a uma conquista, um carinho, um momento de felicidade é ruim porque isso a afasta dos demais, criando uma barreira capaz de se tornar cada vez mais forte.

O ser humano é, por natureza, social, por mais que tenhamos as nossas individualidades, precisamos do contato e do convívio com as outras pessoas. Assim, quando um indivíduo, por algum motivo, se torna indiferente a tudo ao seu redor, ele é impedido de vivenciar experiências que são fundamentais para o desenvolvimento e bem-estar.

Siga a leitura para saber mais a respeito dos problemas que uma postura indiferente pode gerar.

Por que a indiferença causa problemas?

A indiferença causa problemas tanto para quem sente quanto para quem é direcionada. Em um relacionamento amoroso, por exemplo, o indivíduo indiferente perde porque deixa de investir em uma escolha feita por ele mesmo, de compartilhar a vida com a alguém. Já o outro, sofre porque não vê retorno sobre a dedicação e os sentimentos que está investindo.

Existem pessoas que agem com indiferença para se mostrarem superiores, outras por insegurança e pelo medo de se envolver. Perceba que nenhum dos dois caminhos é saudável, porque tira a naturalidade das coisas, afasta as pessoas e, como consequência, a felicidade. E ser feliz apenas se torna possível quando nos permitimos correr riscos, o risco de perder, de não sermos correspondidos, de errarmos, de sermos magoados.

A indiferença é como uma grande torre que, aparentemente, nos protege de todos esses riscos, mas também nos coloca em um lugar distante de tudo, da troca de sentimentos, do amor, da satisfação. Assim, ficamos lá do alto apenas como espectadores da vida acontecendo, das pessoas se relacionando, trocando experiências e desfrutando ao máximo da experiência que nos recusamos a vivenciar.

Uma das chaves para o sucesso é conhecer a si mesmo!
Quer se conhecer melhor? Clique aqui e baixe meu ebook!

7 Dicas para vencer a indiferença e se permitir viver as experiências

Vencer a indiferença é um gesto de coragem, significa se permitir sentir, amar, sofrer, superar, amar novamente, errar, acertar, viver. As dicas a seguir irão te ajudar a transformar o modo como se relaciona com as pessoas e o mundo ao seu redor, acompanhe!

1 – Entenda a origem da sua indiferença

O primeiro passo para transformar algo dentro de si é reconhecer o seu estado atual. Em se tratando da indiferença, procure refletir para entender de onde ela vem. Se questione e descubra se é fruto de uma insegurança, se é resultado de uma infância em que todos ao seu redor se mostravam mais frios, se vem de um sentimento de superioridade. Lembrando que a intenção não é que se julgue e sim que se entenda e se conheça.

2 – Não tenha medo de mostrar suas vulnerabilidades

Caso perceba que sua indiferença é fruto de insegurança e do medo de mostrar as suas vulnerabilidades, repense isso. Todos nós temos pontos mais sensíveis, nos chateamos com uma perda, ficamos magoados quando somos rejeitados, é natural. Se mostrar vulnerável não fará com que pareça fraco e sim humano, que é o que todos somos afinal.

3 – Desfrute cada momento ao máximo

Se lembra do exemplo que dei anteriormente, sobre o fato de a insegurança nos colocar em uma torre alta e longe de tudo, desça dela e se permita viver cada momento ao máximo. Curta as experiências ao lado das pessoas que ama e sozinho também, desfrute da sua companhia, das coisas que gosta. Evite que pensamentos de culpa relacionados ao passado ou ansiosos voltados para o presente te impeçam de viver o presente aqui e agora.

4 – Viva seus sentimentos

Os sentimentos existem para serem vivenciados, portanto, ame, sorria, chore, fique triste, feliz, seja verdadeiro consigo mesmo e evite abafar dentro de si o que está sentindo. Demonstre seu carinho pelas pessoas, comemore suas vitórias, as dela, ofereça apoio em caso de dor, essa troca é que torna a vida significativa e os momentos memoráveis.

5 – Mantenha o diálogo aberto com as pessoas que ama

Mais um ponto importante a considerar para vencer a indiferença envolve manter o diálogo aberto com as pessoas que ama. Assim, um poderá expressar ao outro suas expectativas, inseguranças, incômodos. É através dessa troca que as relações se fortalecem, se tornam sólidas, porque problemas sempre irão surgir, cabe aos envolvidos se dedicarem para acertar as arestas e evoluírem cada vez mais juntos.

6 – Reconheça que riscos fazem parte da vida

Como mencionado anteriormente, muitas vezes a indiferença é fruto do medo de correr riscos, mas é preciso reconhecer que eles fazem parte da vida. Nós chegamos ao mundo rodeados pela maior incerteza que existe, que diz respeito ao nosso tempo de permanência na Terra. E essa informação não deve servir para nos trazer pânico e sim para que desfrutemos ao máximo dessa aventura chamada vida.

7 – Entenda que uma rejeição não anula suas qualidades

Se a sua indiferença for fruto do medo da rejeição, saiba que, por mais que essas situações sejam mesmo incômodas, afinal, ninguém gosta de ser rejeitado, não significam o fim do mundo. O fato de uma pessoa ter recusado um projeto seu, não ter te selecionado para uma vaga de trabalho ou mesmo não corresponder os seus sentimentos não anula o ser incrível que você é.

Se conheça, se ame, identifique seus pontos fortes e os que precisa desenvolver, tenha como objetivo se transformar sempre na sua melhor versão e evite se comparar. Assim, poderá desfrutar de cada instante na essência, sem permitir que a indiferença te roube o que de mais precioso a vida tem a oferecer, que é o amor, a troca, as lições que as experiências nos trazem.

Aproveite para deixar seu comentário abaixo a respeito da sua relação com a indiferença e compartilhe este conteúdo com os seus amigos, para levar a reflexão adiante! Afinal, compartilhar é uma grande demonstração de consideração pelo outro e mostra o desejo de agregar de alguma forma à vida dele.