Você tem se questionado a respeito de ter se tornado um autoempregado ao invés de ser um empresário? Saiba que isso não acontece somente com você, inúmeros gestores de empreendimentos próprios se veem envolvidos por uma avalanche de problemas cotidianos que faz com que eles tenham a impressão de que são funcionários em suas próprias companhias. A solução para isso é a descentralização, que basicamente envolve aprender a delegar e desapegar de todas as atividades do negócio.

Quer saber como motivar e potencializar os resultados de sua equipe?
Clique aqui e baixe agora meu ebook “Leader Coach”! É um presente!

Importância da descentralização

Quando uma pessoa decide abrir uma empresa, certamente dedica muitas horas a sonhar em como será ter a liberdade profissional tão sonhada e focar somente em gerir seu empreendimento. Porém, a partir do momento em que a companhia inicia as suas atividades, pode se tornar distante essa realidade de gestão.

A todo momento, um novo problema surge e o gestor precisa entender como contorná-lo para manter seu negócio plenamente no mercado. Uma rotina em looping em que se está apagando incêndios o tempo todo, faz com que o dono da empresa passe a agir como mais um funcionário, centralizando demais as tarefas.

E a verdade é que quem não consegue se manter focado nas atividades gerenciais do seu próprio negócio, não está exercendo um papel de gestor. Então, recapitulando, no início é realmente natural precisar fazer um pouco de tudo, entretanto, é preciso se planejar para ir descentralizando e delegando essa enorme lista de tarefas.

A centralização excessiva se torna nociva porque mantém o empresário ocupado com questões menos relevantes, impedindo-o de focar no que é verdadeiramente crucial para o crescimento do negócio. Quanto mais tempo ele fica preso às amarras de ter que tomar todas as pequenas decisões do cotidiano, mais se distancia da sua posição gerencial.

Resumindo, descentralizar é sair do centro da responsabilidade de cumprir demandas mais simples e que outras pessoas podem realizar de forma ainda melhor, para assumir, de fato, o controle do navio.

5 Vantagens da descentralização

Quando um empresário percebe que se tornou ou está se tornando um autoempregado, é sinal de que precisa descentralizar. Veja quais são os benefícios dessa mudança de postura.

1 – Mais tempo para cuidar de questões gerenciais

Distanciar-se das questões gerenciais, seja por desconhecimento ou por estar sempre ocupado com questões menos relevantes, pode encaminhar um negócio para diversas dificuldades em um futuro próximo. Toda empresa precisa de alguém de mão firme para guiar o barco corporativo no alto mar das decisões. Não deixe sua companhia à deriva.

O gestor que entende que deve sair do centro das tarefas do seu empreendimento, consegue se dedicar com muito mais afinco às questões gerenciais, o que não aconteceria se ele estivesse exausto por ter feito a contabilidade, cuidado do estoque e do atendimento ao cliente, por exemplo.

2 – Deixar tarefas específicas nas mãos de quem entende

Por mais que um empreendedor precise entender um pouco de tudo do seu negócio, a verdade é que não dá para ser um expert em todas as áreas. Sendo assim, a descentralização traz como vantagem a possibilidade de deixar as tarefas específicas nas mãos de quem realmente entende.

Marketing, contabilidade, compras, atendimento ao cliente, entre tantas outras funções, são melhor realizadas por profissionais com formação e experiência. Por essa razão, é muito importante investir em um bom processo de recrutamento para selecionar profissionais devidamente capacitados e confiar neles para delegar cada atividade.

3 – Mais inovação

Quando várias cabeças pensam juntas, as chances de que surjam ideias inovadoras se tornam muito maiores. Com uma equipe diversa e, ao mesmo tempo, coesa, é possível construir um ambiente propício para a criatividade e a inovação, o que é fundamental nos dias de hoje para negócios de todos os setores.

No mercado atual não dá para entregar mais do mesmo, o consumidor busca por soluções que resolvam os seus problemas e tragam algum tipo de vantagem extra. E apenas com uma equipe focada e com pensamento à frente é possível desenvolver esses diferenciais competitivos tão importantes.

4 – Mais tempo para se aprimorar

Nenhum empreendedor nunca estará totalmente pronto, sempre há alguma habilidade nova a ser adquirida, algum ponto a ser aprimorado, especialmente no cenário atual, em que as coisas mudam a uma velocidade impressionante. Nesse sentido, a descentralização ajuda a deixar mais tempo livre para que se dedique a fazer novos cursos, passar por um processo de Coaching, mentoria e assim por diante.

Vale destacar que esse tempo utilizado em se aprimorar acaba sendo um investimento para o negócio. Afinal, quanto mais preparado o gestor estiver, melhores serão as decisões que irá tomar. Não dá para ficar estagnado se a intenção é realmente ver a empresa crescer e se tornar cada vez mais competitiva.

5 – Vida mais equilibrada

Por fim, uma vantagem que, aparentemente, não tem relação com o negócio, mas que possui um grande impacto sobre ele, que é a vida mais equilibrada. Um empresário que descentraliza o poder dentro da sua empresa, consegue passar mais tempo com a família, cuidar da saúde, praticar esportes, enfim, ser feliz.

Todos esses benefícios irão impactar na sua energia, no seu humor, na forma como se relaciona com os colaboradores, clientes e parceiros de negócios, toma decisões, tudo. Uma pessoa que está se sentindo bem consigo mesma tem sempre um desempenho muito melhor do que outras que estão o tempo todo se sentindo esgotadas, cobradas e com o pensamento de que o dia tem poucas horas para tantas obrigações.

Para finalizar, é preciso deixar claro que descentralizar não significa deixar a sua companhia sem a sua liderança participativa, apenas se dedicar a questões maiores. Um gestor precisa estar atento à saúde financeira do seu negócio, ao aumento ou queda das vendas, à imagem da marca no mercado, entre outros pontos que ajudam a solidificar uma organização no mercado.

Você está cumprindo esse papel? Se a resposta for “não”, é sinal de que precisa descentralizar.

Aproveite para deixar seu comentário abaixo e compartilhar este conteúdo com os seus amigos que também são empreendedores, para levar o conhecimento e a reflexão adiante!