Quase toda empresa possui um departamento de recursos humanos, o popular RH. Mesmo nas empresas de pequeno porte, sempre há ao menos uma pessoa que execute as funções desse importante setor.

Os profissionais de recursos humanos são pessoas com bons conhecimentos sobre administração de empresas, legislação trabalhista e até mesmo sobre psicologia. É obrigação do RH garantir que cada colaborador tenha esses direitos respeitados e que o clima da organização seja agradável e produtivo.

Para saber mais sobre as principais funções do departamento de recursos humanos, continue a ler este artigo.

O que é RH?

A sigla RH refere-se ao departamento de recursos humanos, um dos mais importantes em empresas de qualquer segmento ou porte. Como o próprio nome indica, essa área cuida de toda a gestão de pessoas da empresa, garantindo seus direitos trabalhistas, cuidando da rotina de departamento de pessoal, fazendo contratações adequadas para a organização, entre outras funções.

A ideia do departamento de RH é cuidar de todos os colaboradores, de modo que estejam em funções adequadas aos seus talentos e que possam se desenvolver junto com a empresa. Portanto, esse departamento deve alinhar o desempenho dos colaboradores aos objetivos organizacionais, de modo estratégico.

Recursos humanos ou gestão de pessoas?

Em algumas empresas, o termo recursos humanos é utilizado como sinônimo e até mesmo tem sido substituído por gestão de pessoas. Tecnicamente, o conceito de gestão de pessoas extrapola a definição de recursos humanos, pois engloba as lideranças de cada setor da empresa.

Gerir pessoas significa unir o departamento de RH aos chefes de cada departamento, para que conduzam os processos da empresa da forma mais humanizada possível, como feedbacks, contratações, demissões, advertências etc.

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Quais são as principais funções do departamento de recursos humanos?

O departamento de RH é bastante complexo, geralmente sendo subdividido em diferentes seções, sobretudo nas empresas de maior porte. Cada empresa possui seus próprios processos, metodologias e costumes, mas, em geral, há 11 funções que são de responsabilidade do setor de recursos humanos.

Confira quais são elas:

1. Assessment

O assessment é uma espécie de relatório sobre cada colaborador da empresa. Ao contrário da avaliação de desempenho, que avalia a performance do profissional em suas tarefas e projetos, o assessment é um documento mais permanente.

Esse relatório contém as características gerais (em âmbito profissional) do colaborador, identificando seus pontos fortes, aqueles que precisam de mais desenvolvimento, habilidades, conhecimentos, atitudes, potencial de liderança etc. É uma ótima ferramenta para que líderes conheçam melhor suas equipes e saibam delegar tarefas com mais precisão e compatibilidade de saberes.

2. Departamento de pessoal

As rotinas básicas de departamento de pessoal também fazem parte da área de recursos humanos. Essas rotinas incluem os procedimentos mais burocráticos, mas essenciais para a correta gestão de cada colaborador dentro da empresa.

É de responsabilidade desse departamento cuidar das folhas de pagamento, distribuição de holerites, documentação para contratação e demissão de funcionários, organização de férias, administração de benefícios (vales, horas extras, 13º salário, folgas), registro de ponto, organização de escalas e horários, pagamento de verbas rescisórias, negociação de salário e comissões, seguro-desemprego, acompanhamento de faltas etc.

Por ser um trabalho essencialmente mais burocrático, ele tem sido cada vez mais modernizado e auxiliado pelo uso de softwares e programas específicos para as rotinas do departamento de pessoal.

3. Headhunting (caça-talentos)

Headhunting, o popular caça-talentos, consiste numa área do RH que pesquisa por profissionais com experiências, competências e conhecimentos específicos, destacando-se em suas áreas profissionais.

Especialmente com a ajuda da internet, por meio dos portfólios online e das redes sociais profissionais (como o LinkedIn), os profissionais de headhunting conseguem encontrar outros profissionais extremamente compatíveis com aquilo que a empresa está precisando no momento, podendo fazer boas propostas de trabalho a essas pessoas.

4. Recrutamento, seleção e integração

Sempre que algum departamento identifica a necessidade de contratar alguém, cabe ao RH fazer o levantamento das novas vagas que serão abertas. O departamento identifica quais são os requisitos e perfis profissionais exigidos para as tarefas em questão e produz um anúncio de vaga a ser divulgado.

Depois, o departamento também avalia currículos, conduz entrevistas para identificação dessa compatibilidade do perfil do candidato com o que a empresa necessita (há softwares que identificam esse “match”) e faz a avaliação dos participantes do processo seletivo. Por fim, em conjunto com o líder do departamento em que a vaga foi aberta, o RH chega a uma decisão e promove a contratação do profissional.

Também cabe ao RH explicar a política interna da empresa e todos os costumes de seu funcionamento aos novos funcionários, certificando-se de que ele será bem recebido e integrado à empresa de forma humanizada.

5. Avaliação de desempenho

O desempenho de cada profissional deve ser avaliado de tempos em tempos, comparando aquilo que ele produziu com aquilo que seria considerado ideal em sua função. Esse processo de avaliação é geralmente realizado pelo líder imediato do funcionário, que deve dar o feedback construtivo a ele. No entanto, o departamento de RH, com seu conhecimento profundo em psicologia e gestão de pessoas, oferece auxílio e consultoria neste momento.

Há diferentes formas de avaliar um funcionário, como a autoavaliação, a análise de desempenho pelo líder imediato, a avaliação do alinhamento do perfil do profissional com a cultura da empresa (o chamado “fit cultural”), entre outros.

Esse processo avaliativo é necessário para que possa ser desenhado um plano estratégico que reduza ou elimine esse gap entre o desempenho do funcionário e aquilo que se espera dele. Além disso, os relatórios avaliativos são essenciais nas decisões de manter um funcionário, dispensá-lo ou promovê-lo.

6. Treinamento e desenvolvimento

Quem acha que o papel do RH acaba quando faz uma boa contratação para a empresa está muito enganado. É obrigação do departamento, também, promover o treinamento e o desenvolvimento de cada profissional em seu respectivo segmento de atuação.

Isso pode ser feito de diferentes maneiras: palestras, cursos online, cursos presenciais, parcerias com instituições de ensino, consultorias, jogos em equipe, entre outros. Isso é válido não apenas para as competências específicas de cada profissão, como também para saberes mais gerais, como inglês, informática ou inteligência emocional, por exemplo.

7. Retenção de talentos

Perder funcionários, contratar um substituto, treiná-lo e esperar para que este recupere o padrão produtivo de seu antecessor é um processo lento e caro para a empresa. Por isso, o RH também precisa evitar a rotatividade de funcionários, o que se faz por meio de técnicas de retenção de talentos.

Respeito aos direitos trabalhistas, bonificação por desempenho, construção de um clima organizacional agradável e gestão transparente e acessível são os principais pilares de uma empresa que valoriza e faz o possível para construir relacionamentos duradouros com seus colaboradores.

8. Desligamento de funcionários

Essa é uma das funções mais difíceis do departamento de RH. Quando alguém pede demissão porque encontrou uma nova oportunidade, tudo fica mais fácil, mas quando um funcionário é mandado embora, a situação é mais delicada.

Cada chefe é responsável por comunicar a demissão de seus respectivos funcionários, mas o RH, especialmente com o auxílio de profissionais da área da psicologia, consegue humanizar esse processo e torná-lo menos complicado. Além disso, a área também deve providenciar toda a documentação de dispensa e o pagamento de verbas rescisórias, seguro-desemprego etc.

9. Outplacement

Por falam em humanização, o chamado outplacement é uma atividade recente, mas muito interessante, desenvolvida pelo departamento de recursos humanos. Ela consiste em pesquisar meios de recolocar profissionalmente alguém que tenha sido dispensado pela empresa.

Especialmente quando a demissão não foi provocada por alguma incompetência do profissional, esse processo ajuda o indivíduo em sua reinserção no mercado de trabalho, evitando o desemprego e as crises financeiras.

10. Cultura organizacional e endomarketing

Como citamos anteriormente, o RH deve ser um dos grandes responsáveis pela construção de um clima organizacional agradável e acolhedor, onde todos os funcionários possam se sentir confortáveis e amparados em seu dia a dia profissional.

Nesse sentido, o departamento de RH deve reunir-se com as lideranças da empresa para redigir e divulgar um código de conduta interno, que oriente cada colaborador sobre a política interna da empresa, o que ajuda a evitar conflitos e comportamentos inadequados.

Além disso, eventos internos, comunicação interna clara, programas de incentivo e motivação de funcionários, confraternizações — todas essas estratégias de endomarketing (marketing interno) são importantes para que cada funcionário se sinta valorizado. O RH deve ser o principal promotor desse tipo de estratégia, em parceria com os chefes de cada departamento.

11. Gestão de conflitos

Muitos departamentos de recursos humanos contam com profissionais da área da psicologia. Além de auxiliarem na condução de processos seletivos, treinamentos e desligamentos, esses profissionais também podem ajudar a empresa na solução de conflitos entre seus colaboradores.

Qualquer decisão final sempre deverá ser tomada pelos chefes, mas os profissionais do RH, tendo profundo conhecimento da legislação trabalhista e das normas internas da empresa, podem orientar melhor os profissionais envolvidos em algum tipo de conflito. Acompanhamento psicológico, ouvidorias e workshops são algumas das ações que podem ser implementadas para evitar e solucionar situações do tipo.

Como você pode perceber, o departamento de recursos humanos é bastante importante e complexo, desempenhando diferentes funções para garantir a qualidade de vida dos colaboradores no ambiente de trabalho. Se você gostou deste artigo, deixe seu comentário no espaço abaixo e compartilhe-o com quem mais possa se beneficiar destas informações.