A timidez é uma manifestação do medo e da insegurança, algo que leva muitas pessoas a se fecharem, evitando se expressar e mostrar quem realmente são. Existem níveis diferentes de timidez, que vão desde os casos mais leves, em que a vergonha consegue ser controlada, até os mais severos, impedindo o indivíduo de se relacionar e se desenvolver.
Se você sente que a timidez está lhe causando transtornos e deseja se livrar dela de uma vez por todas, siga a leitura para conferir dicas de como se soltar mais e se sentir mais confortável em relação aos outros e a si mesmo.
Contents
Efeitos da timidez na vida de uma pessoa
Existem pessoas que são naturalmente reservadas, mas não são tímidas, elas preferem ser assim. Já a timidez não é fruto de uma escolha, o indivíduo simplesmente não se sente confiantes para agir de outra maneira e é aí que está o problema, porque ele deixa de fazer o que gostaria por medo, medo de errar, de ser julgado, enfim, medo de viver e desfrutar da sua liberdade.
Veja, a seguir, alguns dos principais efeitos da timidez na vida de uma pessoa.
- Aceitar coisas que não gostaria por medo de expressar suas reais vontades;
- Perder oportunidades pessoais e profissionais por medo de falhar ou de ser julgado;
- A insegurança faz com que o indivíduo tenha baixa autoestima, se sinta incapaz e inadequado;
- Problemas para se relacionar com outras pessoas;
- Isolamento social;
- Dificuldade para expressar opiniões, especialmente quando é diferente do restante do grupo;
- O medo do novo faz com que se tenha dificuldade para desenvolver novas habilidades.
Como se pode ver, são diversos aspectos da vida que podem ser comprometidos por conta da timidez, gerando uma série de prejuízos.
7 Dicas para se livrar da timidez e se tornar uma pessoa mais segura
Vamos agora para as dicas que irão te ajudar a se livrar de uma vez por todas da timidez e se tornar uma pessoa muito mais segura para tomar decisões e agir de acordo com a sua essência, acompanhe!
1 – Evite se rotular como tímido
Tudo aquilo que repetimos sobre nós acaba se tornando cada vez mais forte em nossa forma de pensar e agir. Nesse sentido, evite ficar dizendo que é tímido o tempo todo, para si e para os outros, pois, fazendo isso, está se limitando a um único ponto e deixando de lado as características fantásticas que possui.
Prefira pensar que existem certas situações que te deixam em um estado de timidez, ou seja, que é passageiro e que não resume toda a sua essência. Parece que isso é um simples detalhe, mas faz toda a diferença, afinal de contas, tudo se inicia na mente, as coisas que acredita de alguma maneira de transformam em sua realidade.
2 – Questione-se sobre o que te deixa inseguro
A melhor forma de vencermos algo é conhecendo esse “inimigo”, sendo assim, procure refletir a respeito do que te deixa inseguro. Através dessa consciência, conseguirá encontrar maneiras de vencer cada obstáculo imposto pela timidez.
Se o seu medo é expressar alguma opinião e ser julgado, por exemplo, se questione para encontrar uma razão para tal. Acredite, todas as respostas estão dentro de você, basta que consiga encontrá-las e use essas informações em prol do seu desenvolvimento.
3 – Liste os seus pontos fortes
Se timidez e insegurança andam lado a lado, é importante buscar fortalecer a sua confiança para construir uma base sólida e ter coragem para agir de acordo com as suas convicções. Para isso, faça uma lista com todos os seus pontos fortes, o que pode incluir sua generosidade, dedicação, paciência e mais uma infinidade de coisas.
Depois de concluir essa lista, poder olhar para ela e ver tantos tópicos positivos sobre você irá te ajudar a mudar a imagem que tem de si mesmo, o que é uma etapa fundamental para se soltar a vencer a timidez.
4 – Procure desenvolver os pontos que acha que são necessários
Por mais que tenha uma série de qualidades, certamente possui alguns pontos que precisa desenvolver, porque é assim com todo mundo. Identificar quais são esses pontos e buscar aperfeiçoá-los é mais uma etapa para fortalecer sua autoconfiança e autoestima.
Se sabe que tem problemas para falar em público, por exemplo, e a sua profissão exige isso, faça um curso de oratória, encontre alternativas para desenvolver essa habilidade e se sentir seguro quando precisar colocá-la em prática.
5 – Dê chance para as pessoas se aproximarem
Como mencionado no início do artigo, a timidez pode comprometer as habilidades sociais de um indivíduo e impedir que ele construa relacionamentos. Uma forma de vencer isso é dando chance para as pessoas se aproximarem, te conhecerem e, também, mostrarem quem são. Decepções e desilusões podem acontecer pelo caminho, entretanto, ao deixar de se relacionar por medo delas está perdendo benefícios que são muito valiosos.
6 – Veja os erros com mais naturalidade
As pessoas tímidas se sentem tensas quando percebem uma possibilidade de cometerem erros, como se falhar fosse o fim do mundo. Nesse sentido, mudar a forma de enxergar o erro pode ser libertador.
É claro que é importante se esforçar e ter a intenção de acertar, mas se as coisas saírem diferentes do esperado existirão outros caminhos e possibilidades. Inclusive, quanto mais naturalidade tiver em relação aos erros, menos irá errar, porque a tensão aumenta consideravelmente as chances de meter os pés pelas mãos.
7 – Se permita tentar
Por fim, permita-se tentar antes de definir que não irá conseguir realizar algo, porque só poderá ter certeza depois que a situação realmente acontecer. Não se boicote dessa forma porque estará perdendo grandes oportunidades de desenvolvimento, aprendizado e, até mesmo, de ser feliz. Se prepare da melhor maneira que puder, analise os riscos, encontre formas de minimizá-los e aja, se falhar poderá usar o que aprendeu para acertar em uma próxima vez.
Evite que a timidez te impeça de alcançar os seus objetivos, coloque essas dicas em prática e se abra para uma nova vida. É importante lembrar que, caso sinta que não está conseguindo resolver essas questões sozinho, é necessário buscar ajuda especializada.
Aproveite para deixar seu comentário abaixo e compartilhar o conteúdo através das suas redes sociais, para incentivar mais pessoas a se libertarem da timidez!