O Coaching é uma área do conhecimento que desperta muito interesse, curiosidade e, naturalmente, dúvidas. É uma metodologia que promove o alcance de objetivos pessoais e profissionais com muito mais rapidez e eficiência. Esse método tem crescido muito no Brasil e no mundo, despertando o interesse de indivíduos que desejam fazer dele a sua profissão.

No entanto, para que você seja um coach competente e bem-sucedido, há alguns passos básicos que você precisa seguir. Infelizmente, há muitas pessoas que não têm essa vocação ou que não têm a formação adequada para exercer a atividade. Se você deseja ser um profissional de sucesso no coaching, confira as dicas a seguir.

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1º passo: entenda o que é coaching

Em primeiro lugar, é muito importante que você saiba exatamente o que é o coaching. Trata-se de uma metodologia que engloba um conjunto de competências e habilidades a serem desenvolvidas pelo cliente para alcançar qualquer objetivo em sua vida pessoal ou profissional.

O coach (do inglês, “treinador”) é o profissional, habilitado e capacitado que aplica todas as técnicas e métodos do coaching. É ele quem orienta as pessoas (ou organizações) a compreenderem aquilo que querem e a traçar um plano estratégico, etapa após etapa, até que o objetivo em questão seja alcançado.

O cliente, ou seja, a pessoa que passa pelo processo de coaching, é denominado coachee. Em conjunto com o coach, ele deve compreender o ponto A (situação atual) e o ponto B (situação em que deseja se encontrar em algum tempo).

O processo de coaching ocorre em sessões individuais ou em grupo, que geralmente duram entre 1h e 2h. A frequência das sessões é variável. O objetivo desse processo é permitir que o coachee alcance mais rapidamente o objetivo definido. Isso pode ocorrer em diferentes esferas da sua vida: pessoal, profissional, familiar, social, espiritual e financeira.

Com comprovação, o coaching pode fazer com que o indivíduo ou a organização alcance esse objetivo de forma até 20 vezes mais rápida. Para isso, ele deve abrir-se a mudanças de mentalidade e de hábitos, desconstruindo determinadas crenças limitantes e despertando uma postura mais autoconfiante.

2º passo: verifique se o coaching é mesmo para você

Em segundo lugar, lembre-se de que o coaching é uma profissão séria e que precisa ser conduzida com muita responsabilidade, afinal de contas, você vai se responsabilizar por ajudar outra pessoa a conquistar os objetivos que ela almeja. Portanto, entenda que o coaching não é um “bico” e muito menos um plano B se você não for bem-sucedido em outra atividade.

Os profissionais da área precisam ter algumas características que possibilitem o exercício da profissão. Entre essas características, podemos citar: escuta ativa, capacidade de formular perguntas assertivas, interesse pela vida das pessoas, paciência, capacidade de ler nas entrelinhas (entender o que o cliente quis dizer, mesmo que ele não tenha dito com todas as palavras), clareza de comunicação, ética e responsabilidade. Se você não possui algumas dessas características, procure desenvolvê-la antes de mergulhar no universo da profissão.

Além disso, entenda que coaches não são psicólogos. Você não vai curar a depressão ou a ansiedade de ninguém. Se alguém aparecer com sintomas desses transtornos, esse indivíduo não está pronto para uma sessão de coaching, pois precisa, antes disso, de um tratamento com um profissional de saúde mental — o que não inclui o coach. Essa confusão ainda é frequente na sociedade.

3º passo: faça uma formação em coaching

Se você já compreendeu o que é o coaching e percebeu que tem um bom potencial para exercer essa profissão, o próximo passo é fazer uma formação específica em coaching.

Existem boas instituições no Brasil que oferecem formações do tipo. O IBC — Instituto Brasileiro de Coaching é a grande referência nacional, por ser a única que possui a certificação ISO 9001 e por ter o maior número de reconhecimentos pelas autoridades internacionais.

O curso PSC — Professional & Self Coaching possui uma metodologia exclusiva, patenteada pelo presidente do IBC, José Roberto Marques. Ele permite que o coach formado atue tanto na esfera pessoal quanto na esfera profissional. Ou seja, ele poderá orientar os seus coachees nesses dois âmbitos, o que, certamente, aumentará as suas possibilidades de atuação.

No PSC, os participantes obtêm 180 horas de capacitação e treinamento, com profissionais experientes e com uma metodologia validada e recomendada internacionalmente. É por meio desse treinamento que as pessoas compreendem o dia a dia da profissão, as diferentes técnicas e ferramentas do método e as habilidades a serem desenvolvidas.

4º passo: nunca pare de desenvolver as suas competências

Há algo que todo coach deve sempre dizer aos seus clientes, bem como aplicar em sua própria vida: nunca parar de estudar. O autoconhecimento nos leva a diagnosticar os nossos pontos fortes e aqueles que ainda precisam de mais desenvolvimento. Portanto, é sempre tempo de aprender.

Um bom coach, mesmo que tenha concluído a sua formação, deve continuar a estudar e aperfeiçoar as suas técnicas. Além disso, ele pode se especializar num determinado segmento, como: coaching financeiro, coaching de relacionamentos, coaching de vendas, coaching de gestão empresarial, e por aí vai.

No próprio IBC, há diversos cursos de especialização, formações avançadas, formações especiais, cursos de curta duração e até MBAs. Como o mercado do coaching está cada vez mais competitivo, é muito importante obter diferenciais que enriqueçam o currículo e fortaleçam a carreira.

5º passo: divulgue os seus serviços

Por fim, depois de adquirir essa competência toda, é hora de colocá-la a serviço da sociedade, certo? Para isso, lembre-se de que a comunicação é a alma de todo negócio — o que não é diferente com o coaching.

Portanto, atualize o seu currículo, incluindo o seu perfil no LinkedIn — a rede social específica para relacionamentos profissionais. Depois, comece um trabalho de divulgação da sua profissão.

Em sua família, nos seus círculos de amizade e nos locais em que você frequenta, procure introduzir o assunto de forma natural — sem parecer que você está “vendendo” a si mesmo. Existem muitas pessoas que simplesmente não sabem o que um coach faz ou que têm ideias equivocadas sobre a profissão. Portanto, prepare-se para explicar esse universo, sempre com muita didática e paciência.

Além da comunicação presencial, as redes sociais também são excelentes vitrines para que você se torne um coach conhecido. Pelo WhatsApp, por exemplo, você pode divulgar os seus serviços àqueles que conhecem você. Além disso, você pode ter perfis profissionais nas outras redes (como o Facebook, o Instagram e o YouTube), em que pode produzir conteúdos de qualidade sobre a área — seja em artigos, vídeos, imagens, infográficos etc.

Também pode ser interessante construir o seu próprio site e blog. Lembre-se de que a qualidade dos conteúdos que você produzir nessas plataformas pode torná-lo mais visível nos mecanismos de busca, conforme as pessoas pesquisem por temas relacionados ao coaching.

Para concluir, mostre o seu conhecimento ao mundo. Marque presença em eventos, fortaleça a sua rede de contatos (networking), promova palestras sobre o tema, publique livros sobre esse universo, enfim, fortaleça o seu nome enquanto autoridade no assunto. Assim, certamente você conseguirá edificar a sua carreira e conquistar muitos clientes e seguidores.

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Imagem: Por Photographee.eu