“Os fins justificam os meios”, essa é uma citação bastante conhecida que é utilizada por algumas pessoas para justificar suas atitudes, colocando o objetivo acima de qualquer coisa. Trata-se de uma ideia um tanto quanto perigosa, pois pode abrir espaço para atitudes antiéticas e uma postura de quem acredita que vale tudo para alcançar o que se deseja.

Por mais que seja verdadeiramente importante se empenhar para realizar seus sonhos, é preciso que essa busca ocorra de forma honesta, sem prejudicar terceiros ou ir contra os próprios princípios. Afinal, uma vitória apenas é doce quando conquistada de maneira ética. Siga a leitura para continuar essa reflexão tão necessária.

Quer saber como motivar e potencializar os resultados de sua equipe?
Clique aqui e baixe agora meu ebook “Leader Coach”! É um presente!

Os fins justificam os meios – Quais as consequências desse pensamento?

Apesar de ser uma citação da obra Heroides, de Ovídio, esse pensamento se tornou conhecido através da interpretação de outra publicação: O Príncipe, de Nicolau Maquiavel. No livro de Maquiavel a frase não é citada literalmente, entretanto, o desenrolar da história mostra que o personagem central tinha essa ideia. Assim, acabou ficando conhecida como a descrição do “pensamento maquiavélico”.

A grande consequência de acreditar que os fins justificam os meios é lançar mão de qualquer tipo de artifício para alcançar um objetivo. Isso acaba abrindo espaço para ações, como: mentiras, agressões, manipulação e, até mesmo, violência. E nada do que necessite desses comportamentos para ser alcançado vale a pena. Afinal de contas, nada vale mais do que ter a consciência tranquila e a certeza de ter agido de forma honesta.

Mesmo que o caminho ético possa ser mais longo do que aquele que oferece mais vantagens, sempre será a melhor opção. Na carreira profissional, por exemplo, o objetivo de alcançar uma promoção não deve levar um indivíduo a prejudicar colegas ou usar de atitudes escusas para tal. Mesmo que demore mais para ser promovido se fizer a coisa certa, quando acontecer será por merecimento e isso faz toda a diferença.

Qual seu pensamento sobre isso?

Você já tinha parado para pensar a respeito dessa citação e da ideia passada por ela? Refletindo sobre a sua trajetória, consegue se lembrar de alguma situação em que tenha feito tudo para conquistar algo a qualquer custo? Podemos passar horas buscando exemplos que mostrem que os fins justificam os meios, mas, no final das contas, se considerarmos a ética, a resposta sempre será negativa.

Mentir no currículo não é justificativa para conquistar uma vaga de trabalho. Inventar uma mentira para prejudicar um relacionamento não é justificativa para conquistar a pessoa amada. Omitir um erro e responsabilizar outra pessoa não é justificativa para não ser punido. Mesmo que o objetivo seja algo desejado, a conquista dele apenas será recompensadora se for alcançada através de um caminho correto.

Lembrando que não estamos considerando questões ligadas à sobrevivência, porque isso envolve nuances delicadas que não cabem julgamento. Além disso, não dá para generalizar, por isso, vamos nos ater a situações do nosso dia a dia, ligadas à carreira, aos relacionamentos e outros aspectos da vida em sociedade.

O modo como você faz determina o que você alcança

Analisando a frase “os fins justificam os meios” através de outra perspectiva, podemos concluir que o modo com o qual uma pessoa age determina aquilo que ela irá alcançar. Se um indivíduo mente no currículo, alegando ter habilidades que não tem, o provável resultado disso será que, em pouco tempo, a empresa que o contratar perceberá sua atitude.

Se, por outro lado, ele é verdadeiro ao formular o documento, mesmo que não consiga a vaga desejada imediatamente, poderá identificar que precisa desenvolver certos pontos, se preparar e, finalmente, alcançar seu objetivo. Veja que as atitudes (os meios) são determinantes em relação às consequências (os fins).

Cabe a cada indivíduo refletir sobre o que deseja para si, se é agir de forma correta para alcançar seus objetivos com honestidade, mesmo que demore um pouco mais, ou seguir o tal pensamento maquiavélico, utilizando os fins para justificar os meios. Qual escolha acha que trará melhores resultados para a sua vida? Pense nisso!

5 Atitudes para manter a ética em suas ações

Se você escolher seguir por um caminho honesto e ético, lembre-se de incluir as atitudes a seguir no seu comportamento e de que ninguém perde por ser correto.

1 – Sempre se coloque no lugar do outro

Apenas com essa atitude já conseguiríamos uma grande transformação no mundo. Quando nos colocamos no lugar do outro deixamos de agir de forma que possa prejudicá-lo. Esse é um exercício de perspectiva totalmente transformador, comece a praticá-lo e veja como irá tomar decisões com mais confiança e a certeza de estar fazendo a coisa certa.

2 – Seja fiel aos seus princípios

Nada do que deseje vale a pena se, para chegar lá, for necessário ir contra os seus princípios. Portanto, seja sempre fiel ao que acredita ser o certo, mesmo que isso custe mais esforço e persistência.

3 – Respeite as diferenças

Somos quase oito bilhões de pessoas no mundo, seria humanamente impossível sermos todos iguais, além disso, as diferenças nos trazem aprendizado e evolução. Sendo assim, procure sempre respeitar aqueles que são diferentes de você, cada um tem seus motivos para ser, pensar e agir.  

4 – Busque seus objetivos sem prejudicar ninguém

Se para alcançar um objetivo você precisar passar por cima de alguém, é bom rever essa meta. Será que realmente esse é o único caminho ou será que a sua visão está fechada demais? Amplie os horizontes ou, então, reveja o que anda desejando.

5 – Respeite as regras dos ambientes em que estiver

Cada ambiente em que vamos, costuma possuir as suas regras, o que se aplica a empresas, estabelecimento comerciais, órgãos públicos e às casas das pessoas. Devemos sempre respeitar essas normas porque elas foram criadas exatamente para manter a boa convivência e evitar que situações injustas ocorram.

Depois de concluir a leitura, qual a sua opinião sobre o pensamento de que os fins justificam os meios? Compartilhe suas percepções abaixo e envie este conteúdo para os seus amigos para que eles também reflitam sobre o assunto.

Imagem: Por KamiPhotos