A todo momento, em nosso dia a dia, somos colocados diante de escolhas. Do instante em que acordamos, até a hora em que vamos dormir, precisamos tomar decisões, que vão das mais simples, às mais complexas, mas que nos deixam completamente em situação de dúvida constante.
Para algumas pessoas, vencer a indecisão é um processo tranquilo de lidar. Porém, existem outros indivíduos que simplesmente não conseguem decidir, pelo simples medo de abrir mão de algo, em detrimento de outro caminho, que, em suas mentes, é desconhecido.
No entanto, por se tratar de algo corriqueiro em nossas vidas, precisamos aprender a lidar com a indecisão, da melhor maneira possível, porque, ao fazer isso, nos pouparemos de dores de cabeça desnecessárias e das mais variadas indisposições que podem surgir com esta situação.
Se você se identifica como uma pessoa que tem dificuldade de vencer a indecisão, o artigo de hoje é exatamente para você. Nele vamos te ensinar um passo a passo, que vai te ajudar a tornar este processo mais leve e tranquilo para você mesmo. Continue nos acompanhando nesta leitura e confira!
Contents
6 passos para vencer a indecisão
Tomar uma decisão, conforme dissemos, implica em escolher uma coisa e deixar outra para trás. Para alguns, isso é normal e é feito com tranquilidade. Mas para outras pessoas é um processo que causa medo e apreensão.
Se você é uma delas, veja, a seguir, o que você pode fazer para deixar o medo de lado e tornar o processo decisório o mais leve possível.
1 – Deixe os exageros de lado
Quando estamos diante de uma decisão, tendemos a criar os mais variados e apocalípticos cenários em nossa mente. Deixamos o lado emocional tomar conta e, com ele, também os exageros.
Neste caso, no momento em que percebermos que nossa mente está indo longe demais, o que precisamos fazer é respirar fundo, arejar os pensamentos e dar um passo para trás. A partir disso, vamos perceber o quanto estamos exagerando e conseguiremos pensar com a cabeça mais fria nas situações que envolvem a nossa escolha, para tomarmos decisões com menos sofrimento e dor.
2 – Não demore para decidir
Quanto mais tempo dedicamos pensando na decisão que precisamos tomar, mais cenários apocalípticos vamos criando e mais espaço para o medo também vamos dando. Sendo assim, o ideal é que você escolha um tempo somente para pensar em sua decisão, em tudo que a envolve, para, assim, decidir de forma definitiva.
Se você determina esse prazo, você trabalha a favor da sua saúde mental e torna a tomada de decisão algo assertivo e também otimizado, deixando todo o sofrimento que vivia antes de lado.
3 – Liste os prós e os contras
Algo que é verdadeiramente eficiente, nos momentos em que você precisa tomar decisões importantes, é fazer uma lista de prós e contras, que envolvem cada uma das escolhas que estão em sua mente.
Esta lista trará muito mais clareza para a situação como um todo, e te ajudará a tomar decisões de forma mais consciente. Além disso, conforme você usa este método para fazer suas escolhas, mais vai deixando de ter medo de decidir, mesmo que acredite que o que virá depois de escolher é algo desconhecido.
4 – Obtenha o máximo de informações possível
Como dissemos, a indecisão se dá, basicamente, pelo medo do desconhecido. Para ajudar a vencer este medo, algo que você também pode fazer é obter o máximo de informações possível, que envolvem as escolhas que necessitam da sua atenção.
Informação é poder. Ou seja, quando você tem todas as informações de que necessita, você toma decisões com uma segurança maior, já que as escolhas que fizer serão baseadas em fatos e dados e não em criações mirabolantes da sua mente.
Sendo assim, invista tempo em fazer este levantamento e você se sentirá mais tranquilo e com menos medo na hora de tomar a sua decisão.
5 – As perdas são inevitáveis
Quando decidimos trilhar determinado caminho, deixamos de lado tudo de bom e de ruim que a outra estrada poderia nos oferecer. E não há problema algum nisso. O problema está no fato de nos mantermos apegados e querermos abraçar o mundo com as pernas. Isso é verdadeiramente impossível.
Para vencer a indecisão, precisamos entender que cada escolha que fazemos envolve uma perda, e que está tudo bem, porque o caminho que vamos trilhar também será cheio de realizações, felicidade e também de desafios. Sendo assim, é fundamental que tenhamos isso em mente, para que estejamos cada vez mais em paz com as nossas escolhas.
6 – Foque no positivo
Parte do nosso medo também está no foco negativo que damos às escolhas que precisamos fazer. Diante disso, para tornar este processo mais leve, o ideal é transformar o seu olhar e focar nos pontos positivos que a decisão que você tomar trará para a sua vida.
À medida que você for enxergando o lado bom das coisas, não só nas tomadas de decisão, mas em todas as situações que envolvem a sua vida, você se sentirá mais tranquilo e leve, e conseguirá vencer a indecisão.
Decidir, de fato, é algo que demanda bastante energia da nossa parte. Mas não podemos deixar que este processo seja doloroso. Pelo contrário. Precisamos torná-lo o mais racional, assertivo e otimizado possível, para que, dessa maneira, consigamos seguir em frente em nossa jornada evolutiva.
Experimente colocar estas dicas em prática e depois compartilhe conosco, nos comentários, os resultados que você está obtendo.
Imagem: Por Maridav