Ajudar o próximo nunca foi tão urgente como nos últimos tempos. Em decorrência da situação pandêmica que estamos vivendo, muitas pessoas tiveram suas vidas impactadas e vêm passando as mais diversas necessidades, precisando, não só de auxílio governamental, mas também de empresas e demais indivíduos, que se solidarizem e queiram contribuir de alguma forma, para que este cenário mude e melhore.

Mas você deve estar se perguntando por que estamos falando tudo isso, não é mesmo?! Tocamos neste assunto porque acreditamos que, mais do que esperar que o outro faça algo, para que a situação daqueles que precisam melhore, cada um de nós tem, nas mãos, o poder de contribuir e transformar, positivamente, a vida de alguém. 

E, por mais que pensemos que são necessários grandes atos de filantropia para ajudar, na verdade, colaborar, de qualquer forma que seja, com quem quer precise de nós, já faz grande diferença, para que o universo ao nosso redor melhore e para que as futuras gerações tenham oportunidades de desfrutar de um mundo cada vez melhor com o passar dos anos. 

Por entendermos a importância de ajudar o próximo, no artigo de hoje vamos falar sobre o que é filantropia e porque ela é tão importante, não só neste momento, mas ao longo de toda a nossa existência. Continue conosco e confira!

Clareie seus pensamentos com meu ebook “Detox da Mente”!
Um desafio que irá te ajudar a ter uma vida mais leve e feliz!

O que é Filantropia?

De acordo com o dicionário, o termo filantropia significa amor à humanidade e tem a ver com atos de generosidade, direcionados aos demais seres humanos. Se observarmos bem, são utilizadas as palavras amor e generosidade para definir a filantropia. Isso nos faz entender que ela vai além da prática de ações, propriamente ditas. Trata-se, na verdade, de um propósito maior, que serve como guia para as pessoas que são suas adeptas. 

O que costumamos ver em nosso dia a dia é que a filantropia está ligada à organizações não governamentais, empresas e indivíduos, que dedicam tempo e também seus recursos, em prol de projetos de relevância social, capazes de ajudar pessoas que passam pelos mais variados tipos de necessidades. 

Tais ações têm origem naqueles sentimentos que citamos mais acima, que são o amor à humanidade e a generosidade que o filantropo desenvolve, buscando sempre contribuir com quem precisa de sua ajuda, sem que para isso tenha que, obrigatoriamente, receber algo em troca. 

A importância da filantropia

Ter a oportunidade de contribuir para que as pessoas que passam por necessidades tenham uma vida melhor, é algo que verdadeiramente não tem preço. Mas, além disso, existem outros pontos que fazem com que a filantropia seja tão importante para a nossa sociedade e para o mundo, de uma forma geral. Veja quais são eles, a seguir: 

Construir um mundo melhor

Vivemos em um mundo em que são grandes as dificuldades que muitas pessoas passam. Neste sentido, quando nos disponibilizamos a ajudar, com aquilo que está ao nosso alcance, trabalhamos para que o mundo, de uma forma geral, melhore de maneira significativa. 

Por mais que achemos que não, nossos atos, sejam eles grandes ou pequenos, contribuem sim para um mundo melhor. E isso, por si só, já deveria ser um grande incentivo para começarmos agora mesmo a praticar a solidariedade

Corrente do bem

A filantropia se faz importante também em nossa sociedade, porque ela gera o que chamamos de corrente do bem. Ou seja, ela contribui para a criação de círculo virtuoso e benéfico, em que as pessoas que ajudam e que são ajudadas vão sempre se disponibilizar a ajudar cada vez mais quem precisa. 

Com isso, temos a chance de diminuir as dificuldades e os desafios enfrentados por todos aqueles que vivem em situação de risco e de necessidade.

Autorrealização

Como dissemos, não são só as pessoas que recebem ajuda, que ganham com toda esta rede de solidariedade que se forma. Quem ajuda também se beneficia deste processo. Pense em todas as vezes que você ajudou alguém em sua vida. Com certeza, depois de ver a alegria da pessoa, você foi preenchido por sentimentos de bem-estar e autorrealização, não é mesmo?!

Isso também faz com que a prática da filantropia seja tão importante, porque ela nos faz entender que estamos indo no caminho certo em nossas vidas, nos direcionando aos nossos propósitos, que é o que faz com que sintamos cada vez mais alegria de viver. 

Mudar a vida de alguém

Já falamos bastante ao longo do texto, mas não custa enfatizar, porque isso é muito importante e precisa ficar claro em sua mente. Todas as ações, que direcionamos para ajudar alguém, independentemente de seu tamanho, podem mudar completamente a vida da pessoa que está passando por alguma dificuldade. 

Como dissemos no início do texto, existem indivíduos que vivem em situações de risco e necessidade, sem acesso aos recursos mais básicos, para sobreviverem. Por isso, é essencial que nos coloquemos à disposição para contribuir de alguma forma, porque nossos atos farão toda a diferença para que a vida desta pessoa melhore de alguma forma. 

Seja através de uma empresa, de uma ONG, associação, da união entre vizinhos, ou da sua vontade individual, o importante é que mantenhamos sempre acesa a chama que nos leva a ajudar o próximo. Isso fará com que mudemos o mundo e o deixemos cada vez melhor para as gerações futuras. 

E você, já conhecia o conceito de filantropia e sua importância? Conte-nos nos comentários e lembre-se de compartilhar este importantíssimo conteúdo com seus amigos e familiares, para fazer com que esta corrente do bem chegue a um número cada vez maior de pessoas.

Imagem: Por Andrey_Popov