Algumas empresas são bastante rígidas quanto ao comportamento dos seus colaboradores. Nelas, há uma hierarquia grandiosa, uma série de regras de conduta e um ar de formalidade, desde o código de vestimenta até a comunicação do dia a dia. Em contrapartida, existem também empresas menos formais, onde as regras existem, mas há mais flexibilidade em relação a elas. As interações são mais amigáveis, e as pessoas e os departamentos são mais integrados entre si.
O que explica a diferença de “clima” entre esses dois tipos de empresa? Trata-se do conceito de cultura organizacional. Mas como essa cultura se estabelece? Como ela pode ser transformada ao longo do tempo? Para descobrir as respostas, continue a leitura deste artigo!
Contents
O que é a cultura organizacional?
A cultura organizacional é o conjunto de regras, estruturas, costumes, hábitos, diretrizes, princípios e valores que orientam a conduta de todos os membros da organização. Ela funciona como a personalidade da empresa, o que a identifica no dia a dia de trabalho.
Como a cultura está enraizada nas crenças e nas atitudes das pessoas que fazem parte da organização, ela acaba tendo influência nos resultados obtidos nos negócios. É por isso que mudar uma cultura é um desafio tão grande, tanto para os líderes quanto para os liderados. No entanto, se o desempenho da empresa está passando por algum tipo de crise, é importante rever essa cultura.
Mas como fazer isso? Já que mudar uma cultura organizacional é um grande desafio, separamos um passo a passo que vai ajudar você nesse processo. Leia atentamente as 6 dicas a seguir e coloque-as em prática para obter resultados cada vez melhores!
1. Conheça e analise a sua cultura organizacional atual
Em primeiro lugar, é importante olhar para a sua empresa e observar o seu estado atual. Como ela está organizada? Como é a sua estrutura hierárquica? Quais departamentos a compõem? Como é o fluxo de trabalhos e de informações entre eles? Como se dá a comunicação interna?
Também vale a pena checar os indicadores de performance, pois eles estão diretamente relacionados à cultura da empresa. Assim, avalie a rentabilidade, a lucratividade, a produtividade e a satisfação dos funcionários. Relacione os resultados obtidos ao tipo de gestão que está sendo desenvolvido, bem como aos hábitos e práticas dos colaboradores e gestores da organização.
2. Determine o que você deseja para a sua empresa
O que precisa mudar? O que pode ser melhorado? Ao observar o “diagnóstico” da etapa anterior, você se deparará com alguns hábitos ou crenças que estão impedindo a organização de crescer. Nesse momento, é preciso abrir mão do “é assim que as coisas funcionam por aqui” e do “sempre fizemos desse jeito”. Uma mudança de cultura organizacional depende de mudanças de valores e atitudes.
Portanto, é chegado o momento de definir os novos valores e comportamentos a serem adotados para que essa cultura seja modificada. O que você deseja? Mais flexibilidade? Mais motivação? Mais produtividade? Uma comunicação mais direta e acessível entre líderes e liderados? Mais integração entre os diferentes departamentos?
Determine esses novos valores e atitudes, bem como os objetivos que você espera que sejam alcançados a partir dessas mudanças.
3. Comunique a todos sobre a nova cultura
Depois de determinar os objetivos organizacionais, os valores e os comportamentos a serem desenvolvidos para promover uma mudança cultural, é hora de comunicar todos esses itens a todos os colaboradores da empresa, sem exceção. Uma cultura se instala quando é vivenciada pelos membros de um grupo, e não apenas por um ou outro.
Por isso, elabore uma comunicação interna clara para mostrar o que se espera dos colaboradores e os benefícios que isso tende a promover. Crie vídeos institucionais, artigos, newsletters internas, avisos em murais, listas de procedimentos e faça reuniões com todos os colaboradores para divulgar o material desenvolvido. A instalação da nova cultura depende completamente do engajamento dos envolvidos. Deixe isso bem claro.
4. Se for preciso, contrate novos colaboradores
Talvez a mudança cultural que você deseja para a sua organização demande a contratação de novos funcionários. Pode ser, por exemplo, que a sua empresa necessite de mais mulheres no quadro, de profissionais mais jovens, de pessoas mais capacitadas em tecnologia, de indivíduos com mais conhecimentos em marketing, enfim, a escolha depende das necessidades encontradas em cada empresa.
A introdução e a integração desses novos colaboradores no ambiente da empresa são processos muito interessantes. Em primeiro lugar porque a contratação de novos talentos traz novos conhecimentos e habilidades à empresa. Além disso, esse novo quadro de colaboradores ajuda e estimula os antigos funcionários a internalizarem os novos valores e atitudes desejados.
5. Premie os colaboradores com melhor desempenho nessa nova cultura
Como citamos anteriormente, o processo de mudança na cultura organizacional depende consideravelmente do engajamento dos colaboradores. Por isso, uma maneira de estimular esse engajamento é a construção de programas de premiação aos trabalhadores que mais agirem na promoção da nova cultura.
Por exemplo: se a sua empresa deseja promover uma cultura organizacional de mais inovação e criatividade, você pode avaliar o desempenho dos funcionários em relação a esses quesitos e premiar os que se destacarem. Promoções de cargos, aumentos salariais e até mesmo viagens podem ser prêmios interessantes e capazes de despertar a motivação para o desenvolvimento dos novos comportamentos.
6. Acompanhe a evolução dessa nova cultura organizacional
No processo de instalar uma nova cultura organizacional, é importante que haja um monitoramento constante. Após algumas semanas da comunicação aos funcionários sobre a nova cultura da empresa, retome aquela lista de valores e comportamentos que deveriam ser desenvolvidos e avalie-os, um por um, se estão ou não surtindo os efeitos desejados.
Reveja todos os processos e estruturas, analisando o que está dentro do planejado e o que não está. Assim, você poderá executar os ajustes que serão necessários. Contudo, lembre-se de que o processo de mudança de cultura organizacional é lento e complexo por natureza. Valores e hábitos não se constroem e não se alteram do dia para a noite. Portanto, seja paciente.
A mudança de cultura organizacional será possível se você executar os seis passos acima, de forma cuidadosa e profunda. Essa renovação ajuda na construção de um clima organizacional positivo, onde os funcionários sentem prazer em fazer parte daquela empresa. Consequentemente, os colaboradores empenham-se e dedicam-se com mais energia, oferecendo mais produtividade e mais qualidade em suas tarefas diárias. Assim, será possível alcançar os objetivos determinados!
E você, querida pessoa, o que pensa sobre a mudança de cultura organizacional? Já passou por alguma experiência do tipo em seu local de trabalho? Deixe o seu comentário no espaço abaixo. Por fim, lembre-se de compartilhar este artigo em suas redes sociais, levando as dicas acima a todos aqueles que possam se beneficiar delas!
Imagem: Por dizain