A maioria das pessoas que trabalha com redes sociais é da área de humanas. Geralmente, os produtores de conteúdo são profissionais de marketing, publicidade, jornalismo ou áreas correlatas. De fato, por ser um trabalho essencialmente criativo, é natural que os profissionais desses segmentos tenham mais afinidade com as plataformas.

No entanto, o sucesso da produção de conteúdo depende também de uma parte um pouco menos atrativa para quem é de humanas: a análise de dados (e de números!). Por mais desafiador que pareça, porém, o fato é que o estudo das métricas de desempenho nas redes sociais é determinante para que um bom trabalho seja feito. No Instagram, não é diferente, e a análise estatística vem da plataforma do Instagram Analytics. Para descobrir como ela pode ajudar você, continue a leitura deste artigo!

O que é o Instagram Analytics?

O Instagram Analytics é uma plataforma oferecida pelo próprio Instagram para que os administradores das contas corporativas tenham acesso a diversos dados estatísticos. Esses dados referem-se à quantidade de seguidores, ao desempenho das postagens, ao perfil do público da página, entre outros aspectos.

O Instagram Analytics é conhecido também como Instagram Insights, já que a plataforma realmente oferece informações importantes para orientar todo o processo de criação e publicação. As métricas disponíveis na plataforma permitem que a empresa compreenda como está sendo o seu desempenho e o que é possível fazer para melhorá-lo. No entanto, saiba que essas estatísticas só estão disponíveis para as contas corporativas, OK?

Quais informações estão disponíveis nessa plataforma?

A utilização do Instagram Analytics é bastante intuitiva. Para ajudar os analistas, a plataforma é dividida em três seções de métricas: “atividade”, “conteúdo” e “público”. Para que o desempenho da marca na rede social seja cada vez melhor, é essencial acompanhar as três seções.

A primeira seção, “atividade”, oferece dados sobre as interações do público com a página de maneira geral. Isso inclui quantas vezes as pessoas visitaram o seu perfil, o número de cliques que o site que você colocou na sua bio recebeu, além da quantidade de usuários que descobriram o seu perfil por meio da ferramenta “explorar” (pesquisando perfis, hashtags, entre outros itens).

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A seção “conteúdo” traz dados específicos de cada postagem, mas apenas das publicadas nos últimos 7 dias. Os dados se referem às postagens tradicionais, aos stories e aos posts promovidos (anúncios publicitários). Eles permitem que você compreenda quais conteúdos são mais bem-recebidos (levando em consideração aspectos como: tema, horário, texto, imagem etc.).

Por fim, a seção “público” apresenta dados estatísticos referentes às pessoas que seguem a sua página (desde que ela tenha ao menos 100 seguidores). Os dados apontados incluem gênero, faixa etária, localização geográfica e comportamento online (dias da semana e horários em que esse público é mais ativo).

Há, ainda, uma aba específica para os stories, que revela dados importantes sobre esse tipo de postagem, como: alcance, impressões, navegação, respostas e interações em geral.

Por que essa ferramenta é tão importante?

Agora que você já conhece todas as informações que estão disponíveis no Instagram Analytics, provavelmente já compreende a sua importância. Sempre que um profissional de social media analisa esses dados, ele será capaz de refletir sobre os resultados obtidos em seu trabalho.

Quem é o público da página? Quais posts têm obtido maiores engajamentos? Por que isso ocorre? A análise desses dados, cruzando uns com os outros, permite que essas respostas sejam obtidas. Assim, será possível identificar as estratégias que mais funcionam com o seu público. Quando essas estratégias forem reproduzidas, muito provavelmente a página crescerá. Ao mesmo tempo, as estratégias falhas devem ser abandonadas.

Escolhas de texto, de imagens, de dias e horários de publicação, de formato e de identidade visual são muito mais eficazes quando sabemos o que mais atrai os seguidores. A resposta está nos números da plataforma, desde que haja um profissional capacitado para interpretá-los adequadamente. Para que isso ocorra, porém, é essencial que o Instagram Analytics seja acessado com frequência.

4 dicas para fazer um bom uso do Instagram Analytics

O ideal é que essa plataforma seja acessada diariamente. Assim, tão logo você identifique padrões negativos nas estatísticas, poderá recalcular a rota e adaptar o seu conteúdo para obter números mais positivos. Para utilizar bem essa ferramenta, por meio de reflexões estratégicas, siga as 4 dicas a seguir.

1. Identifique os padrões de bons resultados

Ao acessar o Instagram Analytics, comece pelo lado positivo: identifique todos os posts que tiveram bom desempenho nas diferentes métricas disponíveis (visualizações, curtidas, comentários, compartilhamentos, salvamentos etc.). Depois, registre essas postagens em alguma planilha ou arquivo de sua preferência.

A seguir, analise criteriosamente essas postagens de sucesso. Reflita: o que elas têm em comum? Por que elas obtiveram resultados positivos? Foi pelo tema? Pela linguagem? Pelo aspecto visual? Pelo formato da postagem? Pelo horário da publicação? Identifique esses pontos, pois eles revelam as características de posts que dão bons resultados em sua página.

2. Identifique os padrões de maus resultados

Depois de começar pelo lado bom, é hora de olhar para os dados que precisam de melhorias. Assim, da mesma maneira que você fez no passo anterior, identifique os posts que obtiveram resultados negativos nas métricas analisadas. Registre também esses conteúdos, mas não descarte os seus temas.

Antes disso, faça uma reflexão: por que esses posts não tiveram um bom desempenho? Elenque os possíveis motivos e, depois disso, crie novas versões de posts sobre o mesmo tema, mas com alterações (mudanças visuais, alterações na linguagem textual, um novo horário de publicação etc.).

Pode ser que essas mudanças surtam um efeito positivo. Contudo, se, mesmo com as alterações, o desempenho continuar ruim, pode ser que o tema escolhido seja realmente pouco interessante aos seus seguidores.

3. Conheça bem o seu público

Por falar em seguidores, será que você conhece mesmo as pessoas que compõem o público da sua página? Muitas vezes, as marcas acreditam que são seguidas por pessoas na faixa dos 20 anos, mas as estatísticas apontam que a maior parte dos seus seguidores já passou dos 30, por exemplo.

Isso pode parecer besteira, mas a verdade é que as referências, os assuntos, o estilo de vida e até mesmo o tipo de linguagem de um determinado grupo variam consideravelmente em relação aos outros. É por isso que é importante saber o gênero, a faixa etária, a localização, entre outros dados predominantes no seu público. Com esse tipo de seguidor em mente, você será capaz de criar conteúdos adequados ao perfil de quem segue a sua página.

4. Republique ou promova os posts que deram certo

Por fim, lembre-se de que fazer um resgate das publicações de sucesso pode ser uma boa alternativa. No entanto, espere algum tempo para reaproveitar esses conteúdos e, de preferência, acrescente algum dado novo.

Se desejar fazer uso do impulsionamento pago, isto é, da transformação de um post em um anúncio a ser veiculado a diferentes públicos pelo Instagram, analise antes as estatísticas desse post. A dica é sempre escolher os posts que tiveram um excelente desempenho para que possam ser impulsionados, desde que o seu conteúdo seja útil para atrair novos seguidores. Uma escolha sábia nesse momento pode aumentar o seu tráfego e a sua quantidade de seguidores.

O Instagram Analytics é, portanto, uma ferramenta muito rica, que oferece estatísticas sobre a página, sobre os seguidores e sobre os posts. Um analista que saiba interpretar adequadamente esses números será capaz também de produzir conteúdos que levam em consideração as características de post mais bem aceitas pelo seu público. Isso tende a melhorar consideravelmente o desempenho da página na rede!

E você, imaginava que as estatísticas pudessem ser assim tão úteis na produção de conteúdo para o Instagram? Então, faça um bom uso dessa ferramenta! Se você gostou deste conteúdo, deixe o seu comentário no espaço abaixo e não se esqueça de compartilhá-lo nas suas redes sociais!