O conceito de faturamento refere-se a todo o dinheiro que uma empresa obtém com as vendas que promove. Nem é preciso dar grandes explicações sobre o quanto esse valor é importante, não apenas para a sobrevivência como também para o crescimento das organizações.
Promover mais vendas e aumentar o faturamento são dois aspectos associados entre si e que dependem de mais uma serie de fatores, como: a quantidade de clientes, a força da marca, a frequência de compra, o ticket-médio e a capacidade de fidelização dos consumidores. Para saber como todos esses fatores podem ser potencializados em seus negócios e melhorar consideravelmente a sua vida financeira, confira as 10 dicas a seguir.
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Invista em marketing
O marketing é a área das empresas que estuda o cliente para compreender as suas necessidades e, assim, desenvolver produtos e serviços compatíveis com elas, sob preços justos. O departamento também deve desenhar as redes de distribuição, bem como definir as principais estratégias de comunicação da marca.
Para tornar a sua empresa conhecida e conquistar novos clientes, não faltam opções. É possível recorrer à publicidade tradicional (nos jornais, na televisão, nas revistas etc.), ao marketing digital (nas redes sociais, nos websites, nos blogs e nos e-mails), às relações públicas, à assessoria de imprensa, à promoção de vendas e eventos, às ações de merchandising, entre outros.
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Prospecte novos clientes
Para aumentar o faturamento de uma empresa, é muito importante aumentar a quantidade de clientes. Isso pode ser feito por meio de todas as estratégias citadas no item anterior. Depois desse “primeiro contato” entre a empresa e o consumidor potencial, é importante que a empresa tente obter alguns dos seus dados, como nome, telefone e e-mail.
Depois desse momento, é possível realizar uma prospecção mais ativa, aquela em que os vendedores entram em contato direto com a pessoa, seja por telefone ou por e-mail. A ideia é contatar apenas as pessoas interessadas, sem ser insistente ou invasivo. É um procedimento trabalhoso, mas muito vantajoso para o faturamento da organização.
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Monitore as ações da concorrência
Quem são os seus concorrentes? Quais são as semelhanças e diferenças das soluções deles com os seus produtos e serviços? Quais preços praticam? Que condições de pagamento oferecem? É importante conhecer os seus adversários, de modo que possa enfrentá-los de forma ética e eficaz.
Acompanhar o que a concorrência faz é uma prática adotada por qualquer empresa, mesmo as mais consolidadas e antigas no mercado. Não se trata de copiar estratégias, mas de identificar o que tem funcionado no mercado e adaptar as técnicas identificadas à sua realidade. Monitorar um concorrente é a melhor maneira de vencê-lo.
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Fidelize os seus clientes
Você sabia que é muito mais fácil e barato fidelizar um cliente atual do que conquistar um novo? Fidelizar um cliente significa construir um relacionamento duradouro com ele, de modo que novas compras sejam realizadas, e não apenas aquela venda pontual.
Os programas de fidelização oferecem descontos e uma série de condições especiais para manter o cliente em contato com a empresa. Por isso, é importante obter os dados dos consumidores e estimular os vendedores a conduzir esse relacionamento de forma harmônica. Enviar ao cliente conteúdos interessantes, ofertas personalizadas e pesquisas de opinião também são eficazes estratégias do pós-venda.
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Ofereça produtos, atendimentos e serviços de qualidade
Por falar em pesquisas de satisfação, é fato que essas ferramentas ajudam as empresas a desenvolverem e aprimorarem os seus produtos e serviços, dando ao público exatamente o que ele deseja e precisa. No entanto, nem só de produtos e serviços vive a qualidade de uma empresa.
Muitas vezes, o que leva um consumidor a escolher uma instituição e não a outra é o atendimento oferecido. Portanto, esteja disponível em diferentes canais, como o telefone, o website, as redes sociais e, é claro, o ponto de vendas. Certifique-se de que todos os seus funcionários sejam muito educados, empáticos e bem-informados para ouvir as solicitações dos clientes e oferecer a eles as melhores soluções, no menor intervalo de tempo possível.
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Treine e motive os seus funcionários
Por falar em treinar e motivar funcionários, é importante que o seu público interno seja cativado antes do seu público externo. Isso quer dizer que a aquisição de novos clientes e o aumento no faturamento da empresa dependem, antes de qualquer outra coisa, da qualidade do trabalho dos seus colaboradores.
Por isso, proporcione uma boa estrutura e uma remuneração justa a todos os funcionários. Além disso, ofereça treinamentos e cursos de capacitação, tanto para a aquisição de novos conhecimentos como para a reciclagem dos antigos saberes. Boas comissões por vendas, entre outras ações de endomarketing, também funcionam bem nesse sentido.
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Crie ações promocionais
No primeiro item desta lista, destacamos que o marketing é muito importante para aumentar o faturamento de uma empresa. Entre as diversas ações de comunicação que podem ser desenvolvidas, há uma que impacta de modo mais direto o faturamento da organização: a ação promocional.
As ações desse tipo são muito interessantes para aumentar o valor percebido dos produtos pelos consumidores, alavancando a quantidade de vendas. É o caso dos brindes, do “leve 3, pague 2”, das amostras grátis, dos eventos, dos sorteios, dos concursos culturais, dos cupons de desconto, enfim de todos os mecanismos criativos que estimulam as vendas.
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Estimule o upselling
Já aconteceu de você entrar em uma loja para comprar apenas uma calça, mas acabou comprando duas? Ou de querer comprar um par de sapatos simples, mas foi convencido pelo vendedor a comprar um modelo mais caro? Se a resposta for sim, saiba que você foi “vítima” do upselling, uma estratégia de vendas que estimula os clientes a gastarem mais — seja por itens mais caros ou por quantidades maiores.
Um bom vendedor sempre tem o upselling como objetivo, desenvolvendo um discurso persuasivo que enalteça as vantagens da compra de um item mais caro. No entanto, é preciso treinar os vendedores para que esse processo ocorra de forma natural, de modo que o cliente se sinta convencido, mas sem ter a impressão de que estão lhe “empurrando” um produto específico.
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Aproveite o apelo das datas comemorativas
Seja na criação de campanhas publicitárias, seja no desenvolvimento de ações promocionais, o fato é que as datas comemorativas sempre apresentam um bom apelo para o comércio. No Natal, na Páscoa, no dia das crianças e no dia dos namorados, por exemplo, é natural que as pessoas queiram presentear aqueles a quem amam.
Por isso, organize a comunicação e as promoções específicas dessas datas, sempre de modo planejado. Uma dica interessante é a montagem de kits específicos de produtos para essas ocasiões. As empresas de cosméticos, por exemplo, adoram montar kits para presentes, contendo sabonetes, maquiagens, cremes e perfumes. Inspire-se nessas ações.
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Adote estratégias de merchandising
Por fim, há outro elemento muito importante na promoção de uma empresa, que é o merchandising. Essa área do conhecimento se refere a um conjunto de ações que tornam o ponto de vendas mais atrativo e mais estratégico no estímulo à compra.
Algumas das mais conhecidas estratégias de merchandising são:
- Posicionar produtos comumente consumidos em conjunto próximos uns dos outros (cross merchandising);
- Deixar os itens mais procurados nos fundos da loja, estimulando o cliente a caminhar entre os corredores;
- Manter as gôndolas de produtos sempre bem abastecidas, dando a impressão de abundância na loja;
- Atualizar as vitrines de tempos em tempos, exibindo os lançamentos e explorando as temáticas das datas comemorativas;
- Manter os pontos de vendas bem iluminados e limpos, dando espaço para a movimentação do cliente;
- Colocar materiais promocionais, como cartazes e banners que destaquem as promoções e os itens mais vendidos.
As dicas acima estão entre os principais meios para que você consiga promover mais vendas em seu negócio e, consequentemente, obter faturamentos cada vez mais expressivos. Coloque-as em prática e veja o seu negócio decolar!
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