O sonho de qualquer pessoa que trabalha com redes sociais é ver a sua página fazendo sucesso com uma grande quantidade de seguidores. Para conquistar um público expressivo e levá-lo ao engajamento, porém, é necessário um trabalho sólido e constante.

As pessoas mais bem-sucedidas nesse universo compartilharam alguns segredos para quem deseja conquistar mais seguidores. Naturalmente, as dicas a seguir podem ser utilizadas em todas as redes sociais, com maior efetividade no Instagram, a rede que mais tem crescido nos últimos tempos. A seguir, você vai conferir 7 desses preciosos segredos.

1. Escolha de um nicho específico

Um nicho é uma categoria temática específica. Muitas pessoas se perdem nas suas estratégias de redes sociais porque não sabem do que falar e, com isso, acabam misturando diferentes assuntos. Por exemplo, há pessoas que se dedicam ao lifestyle e, com isso, falam sobre saúde física, saúde mental, produtividade, nutrição, exercícios físicos, e por aí vai.

A dica dos produtores de conteúdo de sucesso, contudo, é definir apenas um tema e dedicar-se plenamente a ele, de modo que você se torne referência. É mais fácil conquistar autoridade nas redes sociais se você se aprofundar em um nicho do que abordar diversos assuntos ao mesmo tempo. Faça as suas escolhas com base naquilo que você tem mais experiência e familiaridade para produzir conteúdo.

2. Construção da marca

Quando falamos em marca, o que vem à sua mente? Provavelmente, os exemplos clássicos, como a Nike e a Coca-Cola, não é mesmo? Isso de fato pode nos ajudar a compreender o conceito de marca, que é um conjunto de nomes, símbolos, fontes, desenhos, cores, valores e identidade atribuídos a uma empresa e aos seus produtos.

Você, enquanto produtor de conteúdo de redes sociais, também precisa fazer esse trabalho de construir e fortalecer a imagem da sua marca pessoal. Defina o nome da sua página, estabeleça uma identidade visual, determine o tom da sua comunicação e reforce todas as suas escolhas no conteúdo que produzir. O branding, que é o processo de construção de marca, é algo que precisa ser muito bem estudado por quem vive das redes sociais.

3. Publicação frequente

Para que as pessoas conheçam você e o seu domínio dos temas que você aborda, é primordial que você tenha constância nas suas publicações. Não há nada pior do que entrar em uma página do Instagram e perceber que ela não é atualizada há semanas. Se você ficar muito tempo sem postar nada, o próprio algoritmo da rede entenderá que a sua página não é importante, o que reduzirá consideravelmente a sua visibilidade.

Portanto, faça um bom planejamento estratégico, de preferência seguindo um calendário editorial. Organize os temas que abordará ao longo de cada mês ou semana e defina os dias e horários das suas publicações. Isso o ajudará a construir um hábito, o que também auxiliará na organização e na criação de expectativas do próprio público.

4. Consulta a diferentes referências

Para produzir o seu conteúdo, é natural que você recorra à sua própria experiência e aos conhecimentos que você já adquiriu ao longo da vida. Contudo, também é importante manter-se atualizado, por meio de leituras e consultas a outros nomes que sejam referências confiáveis em seu nicho de atuação.

Além disso, também é importante inspirar-se em outras páginas das redes sociais, tanto do seu segmento quanto de outras temáticas. A ideia aqui jamais é copiar, mas apenas inspirar-se em quem também produz conteúdo para a web. Pode ser que, em um nicho completamente diferente, você encontre pessoas altamente criativas que, de alguma maneira, podem despertar em você um jeito próprio de produzir o seu conteúdo. Diversifique sempre essas referências para não cair na mesmice.

5. Realização de colaborações

A união faz a força, já dizia o ditado. É com essa filosofia em mente que um fenômeno que tem se popularizado pelas redes sociais tem sido a colaboração. Uma colaboração, nas redes sociais, consiste em convidar outro produtor de conteúdo para trabalhar junto em algum momento, como em uma live, por exemplo.

A grande vantagem desse tipo de trabalho conjunto é que ele tem um grande potencial para aumentar os seguidores dos dois envolvidos. Se for realizada uma live com dois grandes nomes de um determinado nicho, por exemplo, ela será assistida pelos públicos desses dois produtores. Dessa forma, é como se um “emprestasse” a sua audiência ao outro, o que tende a aumentar a quantidade de seguidores de ambos. Explorar essa técnica é algo muito vantajoso para quem tem o objetivo de crescer.

6. Utilização do conteúdo patrocinado

É fato que uma boa produção de conteúdo pode fazer com que as páginas das redes sociais cresçam organicamente. No entanto, chega um momento em que já não adianta criar posts em que sempre a mesma audiência é impactada. Para crescer, é preciso aumentar a sua visibilidade, inclusive e sobretudo para quem ainda não conhece a sua página.

Para alcançar esse objetivo, é preciso recorrer ao conteúdo patrocinado. Isso significa que você deve escolher alguma de suas publicações mais bem-sucedidas e impulsioná-la com um pagamento. Assim, a plataforma transforma a sua postagem em um anúncio publicitário, de forma que ele se torne visível a mais pessoas que ainda não o seguem. A grande vantagem é que o público que será impactado por esse anúncio pode ser muito bem segmentado, de acordo com os seus interesses.

7. Relevância

Por fim, a última e mais importante das dicas desta lista para que você aumente a quantidade dos seus seguidores é a relevância. As suas postagens informam o seu seguidor sobre coisas úteis? Elas ensinam o público a fazer algo? Dão dicas práticas para o dia a dia das pessoas? São divertidas e promovem entretenimento?

A combinação entre diversão e informação é o que faz um conteúdo verdadeiramente relevante nas redes sociais. Ninguém entra nesses sites para ver apenas as suas próprias fotos ou os produtos que você comercializa. Você até pode incluir esses itens na sua rede, mas sempre os contextualizando, por meio de um conteúdo verdadeiramente útil.

Os 7 itens acima são segredos compartilhados por quem já alcançou esse grande numero de seguidores. Portanto, coloque-os em prática para aumentar o alcance das suas publicações e, consequentemente, a quantidade de pessoas que o seguem. Resumidamente: defina um nicho específico, trabalhe na construção da sua marca, publique com constância, diversifique as suas referências, realize colaborações, utilize conteúdos patrocinados e seja relevante!

Gostou das dicas acima? Então, coloque-as em prática para alcançar resultados extraordinários. Além disso, deixe o seu comentário no espaço abaixo e lembre-se de compartilhar este artigo com todos os seus amigos e colegas, por meio das suas redes sociais!