Mesmo que você esteja se dedicando e produzindo conteúdos relevantes, o número de seguidores não cresce, os engajamentos partem sempre das mesmas pessoas, e o alcance das suas publicações não se altera. Esse cenário lhe é familiar? Se sim, saiba que, como você, há milhares de produtores de conteúdo no Instagram passando pelos mesmos problemas.

Em vez de colocar a culpa no algoritmo da rede ou de acreditar nos truques e “fórmulas mágicas” que alguns vendem por aí, a solução é simplesmente melhorar o seu conteúdo. Um trabalho sólido e consistente é mais vantajoso do que tentar reinventar a roda.

Se a sua página no Instagram não sai do lugar, confira alguns dos motivos pelos quais isso pode ocorrer.

1. Não escolher um nicho

Para que você cresça no Instagram, é importante que você escolha um nicho, ou seja, uma área única a qual se dedicar. É necessário que as pessoas associem a sua página ao tema, de modo que você atraia um público que sabe o que quer e que se interessa genuinamente pelos assuntos em que você trabalha.

Contudo, se você fala um pouco de cada coisa, não se comunicará concretamente com ninguém. Nenhum público se sentirá verdadeiramente representado por você, de modo que as pessoas passarão a procurar conteúdos em páginas mais específicas. É difícil, mas você deverá escolher um nicho e focar toda a sua concentração e os seus conhecimentos nele.

2. Publicar conteúdo apenas de vez em quando

Você se deparou com um post muito bacana no Instagram. No entanto, quando acessou a página que publicou o conteúdo, percebeu que faz mais de duas semanas que ela não é atualizada. Seja sincero: você seguiria esse perfil? Provavelmente, a resposta será “não”. Entenda que essa é a mesma reação que as pessoas têm quando você não posta conteúdos com frequência.

Por isso, ter um calendário editorial e programar-se para publicar diariamente é importante. Isso mostra que você tem uma rotina e que está constantemente atualizando os seus conhecimentos para postar conteúdos relevantes. Quando as pessoas percebem isso, elas tornam-se mais propensas a seguir você. Assim, diversifique os tipos de conteúdo que você produz e encontre aqueles que geram mais resultado para você. Contudo, para descobrir a resposta, será preciso intensificar essa produção.

3. Agir sempre da mesma forma

É importante encontrar esse tipo de conteúdo que gera mais seguidores e engajamentos em sua página. No entanto, isso não quer dizer que todos os seus posts precisem ter o mesmo formato, a mesma linguagem e a mesma “cara”. Se tudo parecer a mesma coisa, o usuário poderá sentir falta da novidade e abandonar o seu perfil.

Portanto, procure diversificar os formatos. É bacana encontrar aquele que mais funciona com a sua audiência, mas lembre-se de que as pessoas gostam da inovação e da criatividade. Por isso, faça lives, stories, entrevistas, enquetes, enfim, varie os tipos de conteúdo com os quais você trabalha. Além disso, monitore os posts da concorrência, de modo que os seus se diferenciem deles. Esse diferencial é atrativo e pode ser decisivo para que o usuário siga você, e não o concorrente.

4. Achar que o Instagram é uma vitrine

Algumas empresas e empreendedores individuais fazem do feed do Instagram uma verdadeira vitrine dos seus produtos. No perfil inteiro, só são encontradas fotos de produtos com preços e informações técnicas de cada um deles. Não é que essas informações não sejam importantes; elas são necessárias. Contudo, o Instagram deve atrair as pessoas, o que envolve identificar as suas necessidades antes de mostrar os seus produtos como soluções.

As redes sociais precisam de conteúdos bacanas, como dicas, novidades e tutoriais. É o conteúdo que atrai o público, e não a foto do produto. O marketing digital se diferencia da publicidade tradicional exatamente por isso. Ele atrai o potencial consumidor, ao invés de empurrar-lhe as mensagens diretamente voltadas para vendas. O processo é mais sutil e trabalhoso, mas permite que relacionamentos vantajosos sejam estabelecidos.

5. Esquecer-se de fortalecer a marca

Todo produtor de conteúdo, mesmo que não seja dono de uma empresa, precisa desenvolver uma marca pessoal forte. A marca deve ter nome, imagem, símbolo, cores institucionais, identidade visual, slogan, entre outros elementos que façam com que o seu conteúdo tenha uma “cara” só sua.

É importante que as pessoas identifiquem essa identidade em todos os conteúdos que você produzir. É assim que a sua página se tornará uma referência. Como você espera que as pessoas recomendem o seu perfil, se elas sequer sabem o seu nome? Se são incapazes de perceber que aquela identidade visual e aquele jeito de falar são exclusivos seus? Fortaleça o estilo da sua marca em todas as escolhas verbais e visuais que você fizer.

6. Cortar caminho

Um produtor de conteúdo corta caminho toda vez que ele automatiza as suas atividades, compra seguidores, deixa de segmentar o público de seus anúncios, participa de grupos de engajamento e acredita nessas “soluções milagrosas” que vários gurus do marketing digital prometem.

Não caia nessas ciladas, especialmente no que diz respeito à compra de seguidores. Um número não adianta nada se ele não tiver sido construído organicamente. É melhor conquistar pessoas, mesmo que lentamente, do que comunicar-se diariamente com uma legião de robôs, não é mesmo? Além disso, se o Instagram perceber que você recorreu a algum desses mecanismos duvidosos, você pode ter a sua conta banida — e aí sim será ainda mais difícil reconstruir a sua posição e recuperar a sua credibilidade.

7. Deixar de humanizar a sua página

Uma página não é humana quando o seu produtor de conteúdo não mostra quem é, quando não interage com o público, quando não responde aos comentários e dúvidas recebidos, quanto utiliza filtros e mais filtros para parecer perfeito, quando não mostra os seus erros e vulnerabilidades, enfim, quando só mostra o lado colorido da vida.

Os seguidores do Instagram, porém, se interessam também pelos bastidores, pelas falhas, pelo lado “gente como a gente” dos influenciadores digitais. Mostrar o seu rosto e estabelecer um diálogo franco com os seus seguidores, sem medo do julgamento e sem vergonha de cometer erros, é um importante fator de humanização. As pessoas tendem a seguir e a interagir cada vez mais com as páginas que apresentam esse perfil que não tenta ser perfeito.

Não escolher um nicho, não publicar com frequência, não diversificar as postagens, fazer do feed uma vitrine, abandonar o branding (construção de marca), recorrer a meios duvidosos para crescer e não humanizar o seu perfil estão entre as maiores falhas nas redes sociais, o que pode ser a causa para a sua falta de crescimento no Instagram. Agora que você já conhece esses erros, entenda que diagnosticá-los é o primeiro passo para acertar e crescer nas redes. Então, mãos à obra e bom trabalho!

E você, querida pessoa, comete algum dos erros acima? Qual? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Por fim, que tal levar essas dicas a todos os seus amigos, colegas, familiares e a quem mais possa se beneficiar deste conteúdo? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!