Quando as pessoas decidem entrar nas redes sociais para promover um negócio, elas se deparam com um cenário assustador: alta quantidade de concorrentes, poucos seguidores no início da trajetória, incertezas sobre como produzir conteúdo e públicos completamente diferentes entre si.
Afinal de contas, com quem eu devo me comunicar? Como posso convencer as pessoas de que o meu conteúdo é diferente desse mar de concorrentes? Como definir o meu estilo particular na produção de conteúdo? A resposta para todas essas perguntas vem em um único fator: a construção de uma marca. Neste artigo, você vai compreender a importância das marcas e como elas podem ser construídas com força e estratégia nas redes sociais.
Contents
A importância do Branding
Branding é o nome dado ao processo de construção, fortalecimento e promoção de uma marca. As marcas são o conjunto de itens que identificam os produtos, serviços e ações de uma empresa. Entre esses itens, podemos citar o nome, os símbolos, as cores institucionais, os valores da organização, os diferenciais dela em relação à concorrência, e por aí vai.
Construir uma marca forte nas redes sociais depende de diversos aspectos, como produção de conteúdos relevantes, criação de autoridade e autenticidade. Ser autêntico significa ser original, ou seja, estabelecer e promover os seus diferenciais, de modo a obter destaque junto ao público. Isso envolve encontrar o seu próprio estilo de prestar serviços, de desenvolver produtos e de se comunicar com as pessoas.
As marcas têm identidades próprias, e isso se reflete no tipo de foto que postam, no texto que redigem, nos valores que defendem e na maneira como tratam os seus clientes e os seus seguidores. Por isso, o trabalho de construção de uma marca é multifatorial e depende, acima de tudo, do quanto você conhece a si mesmo. Por que você existe? Qual é a diferença que você faz na sociedade? Responder a essas duas perguntas é o primeiro passo para construir a sua marca.
7 passos para construir uma marca forte
As redes sociais têm sido muito utilizadas como uma grande vitrine para que as marcas reforcem as suas identidades junto aos seus seguidores. No entanto, nem todos sabem como isso pode ser feito nesse ambiente. Por conta disso, separamos as 7 dicas a seguir.
1. Defina a sua identidade
Vamos retomar as perguntas feitas nos parágrafos anteriores: Por que você existe? Qual é a diferença que você faz na sociedade? A quais valores você deseja ver a sua marca associada? Qual é o desejo ou necessidade das pessoas que os seus produtos e/ou serviços resolvem? De que maneira você pode se diferenciar de quem já oferece soluções semelhantes?
Defina essa identidade para construir a sua marca. Esse primeiro passo é o mais importante de todos, pois revela o quanto você conhece a si mesmo e quais são os seus objetivos.
2. Materialize a identidade definida
Depois de conceber essa identidade, que revela quem você é ou como você deseja ser percebido pelas pessoas, é hora de dar forma a ela. Você se lembra de que uma marca é um somatório de fatores — nomes, cores, slogans, símbolos etc.? Pois bem, é preciso definir todas essas questões e colocar a mão na massa.
Profissionais de criação, como designers e redatores, devem assumir a missão de dar forma e conteúdo à sua marca. É assim que ela conseguirá transmitir à sociedade a sua identidade. Além disso, o ideal é que todo esse processo de construção de marca, bem como as diretrizes para a sua correta utilização, seja documentado em um manual de identidade. Esse documento permite que a marca continue a ser trabalhada com o passar do tempo, respeitando a sua cultura.
3. Promova a sua marca no espaço físico
Para as pessoas que têm espaços físicos em seus negócios, como as lojas, é fundamental promover toda a identidade criada não apenas nas redes sociais, mas também nesses ambientes concretos. O local onde você atende o cliente e promove vendas é um ponto de contato importantíssimo e, portanto, a marca deve estar fortemente presente nele.
A experiência do cliente envolve a percepção da marca em diversos pontos: a fachada da loja, o cartão de visitas, os materiais publicitários, a decoração do ambiente, os uniformes dos funcionários, o tratamento dos vendedores ao público, as embalagens dos produtos, enfim, tudo aquilo que representa você quando você está ausente.
4. Reforce a marca na produção de conteúdo
Nas redes sociais, especificamente, é primordial que os conteúdos produzidos também estejam alinhados com a marca que foi construída. É preciso que cada publicação leve em consideração o manual de identidade, ou seja, o seu estilo particular de comunicação verbal e visual.
A repetição constante e coerente desse estilo faz com que as pessoas identifiquem rapidamente a identidade da sua marca neles. Além disso, a própria escolha dos temas abordados revela os valores organizacionais. Trata-se de um trabalho constante de tomada de decisões, mas o importante é não ter medo de se posicionar. Toda marca de sucesso tem “lovers” e “haters” (quem as ama e quem as odeia), e é assim para todo mundo.
5. Determine o tom ideal da comunicação
Todas as escolhas citadas até aqui podem e devem ser reforçadas pela escolha do tom ideal da comunicação. As marcas têm um jeito muito particular de se dirigir ao seu público e de publicar os seus conteúdos. Elas podem ser sérias, divertidas, formais, informais, tradicionais, inovadoras, suaves, agressivas, e por aí vai.
Essa personalidade que a marca desenvolve deve ir ao encontro da sua identidade e ser reforçada no tom da comunicação. A escolha de cores, de símbolos, de palavras, de porta-vozes e de parcerias com outras empresas deve fortalecer essa personalidade, sem criar contradições.
6. Seja coerente em todas as suas ações
Por falar em não criar contradições, é fundamental que os valores da marca sejam adequadamente expressos em todas as suas ações. Se uma instituição, por exemplo, defende as causas ambientais como parte essencial da sua identidade, ela não pode, de maneira, alguma, envolver-se em atividades ou projetos que sejam prejudiciais à natureza.
Portanto, é fundamental que todos os funcionários de uma empresa conheçam os valores de suas marcas e os levem em consideração antes de tomar qualquer atitude. Lançar produtos, promover eventos, criar campanhas de comunicação, desenvolver ações de marketing, fazer parcerias, entre outros aspectos, demandam coerência nos valores adotados para aumentar a credibilidade.
7. Pense no público que quer conquistar antes de tomar todas essas decisões
Como você já deve ter percebido, a construção de uma marca consiste essencialmente em fazer escolhas — de tema, de cores, de linguagem, de nomes, de símbolos, de atitudes. O mais importante ao tomar essas decisões é ter em mente o público que você deseja conquistar.
Faz sentido construir uma marca que expressa formalidade e tradição, se o seu nicho de atuação é predominantemente de interesse jovem? Provavelmente, não. Portanto, conheça bem as características e o perfil do seu público de interesse. Esses fatores certamente serão um norte importante para as suas escolhas.
E você, querida pessoa, sabia que a construção de uma marca depende de tantos fatores? Como tem desenvolvido a sua marca nas redes sociais? Deixe o seu comentário no espaço abaixo. Por fim, que tal levar estas dicas a todos os seus amigos, colegas, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!