Se você é um usuário das redes sociais, certamente já ouviu falar nas hashtags, certo? Comuns no Instagram e no Twitter, por exemplo, elas são populares e úteis, ainda que nem todos compreendam o seu real significado.

Circulam pela internet alguns mitos sobre a utilização desse recurso, como o de que não vale a pena utilizá-lo, o de que não se deve usar mais de três ao mesmo tempo, o de que o uso repetido da mesma hashtag gera punição, e por aí vai. Neste artigo, você vai compreender exatamente qual é a função das hashtags nos posts e como elas podem ser utilizadas adequadamente. Boa leitura!

O que são hashtags e por que elas existem?

Imagine que você acessou uma página de uma agência de turismo nas redes sociais e se deparou com fotos incríveis sobre a cidade de Fortaleza, um dos maiores destinos turísticos do Brasil. Uma das hashtags da postagem era #VisiteFortaleza. Se você clicar nessa hashtag, vai encontrar outras centenas de publicações, de várias outras pessoas, que também utilizaram essa tag. Provavelmente, essas publicações terão imagens e dicas de turismo na capital cearense.

Portanto, as hashtags nada mais são do que mecanismos de busca, que permitem que o usuário encontre outros posts com aquela mesma temática. Por isso, se você é o dono de uma agência de turismo que deseja ser encontrado por quem deseja visitar a cidade de Fortaleza, utilizar essa hashtag é um bom caminho.

8 dicas para fazer um bom uso das hashtags

Como citamos anteriormente, circulam pela internet diversos mitos acerca da utilização das hashtags, já que as opiniões das pessoas divergem sobre o que seria um bom e um mau uso desse recurso. Para clarificar, confira as 8 dicas que separamos a seguir.

1. Não coloque uma hashtag em cada palavra

Voltando ao nosso exemplo, o dono da agência de turismo optou pela utilização da hashtag #VisiteFortaleza. É importante que a expressão escolhida pertença a uma mesma hashtag. Separar as palavras (como em #Visite #Fortaleza) anula completamente a função dessa ferramenta.

Se o usuário clicar na hashtag #Visite, ele vai se deparar com posts de diversos lugares do mundo, incluindo a padaria que acabou de abrir na esquina. Se clicar apenas na hashtag #Fortaleza, provavelmente encontrará posts de qualquer pessoa que tenha passado ou que mora na cidade. Por isso, apenas a hashtag #VisiteFortaleza será capaz de oferecer o conteúdo desejado — relacionado ao turismo na cidade. Concluindo, jamais separe as palavras!

2. Monitore as hashtags dos concorrentes

Para manter a competitividade, é importante monitorar as hashtags mais utilizadas pelos seus concorrentes e marcar presença nelas. Se uma agência de turismo concorrente estiver explorando a hashtag #TurismoEmFortaleza, talvez seja interessante adicioná-la aos seus posts.

No entanto, há um cuidado a ser tomado: é preciso “brigar” com concorrentes do seu tamanho. Se você utilizar as mesmas hashtags de concorrentes muito maiores do que você, as suas publicações não terão força para competir com as desse concorrente no mecanismo de busca das redes. O algoritmo, identificando que você é uma empresa menor, deixará as suas publicações no fim da fila.

3. Consulte as hashtags banidas

Por conta do mau uso das hashtags por alguns usuários ou pela frequente publicação de conteúdos que nada tinham a ver com a hashtag escolhida, o Instagram atualiza, de tempos em tempos, a sua lista de hashtags banidas. #boatarde, #iPhone, #whatsapp e #sextou estão entre as tags que fazem parte dessa lista.

Portanto, vale a pena consultar a lista das tags excluídas antes de estabelecer as que você utilizará em suas publicações. Utilizá-las pode fazer com que a sua conta seja banida, e certamente não queremos isso.

4. Varie os tamanhos e a especificidade

Uma hashtag pode ser pequena ou grande (sem exageros), mais genérica ou mais específica. A hashtag #VisiteFortaleza, por exemplo, é mais genérica, pois pode trazer posts de diversos pontos turísticos da cidade. Já a hashtag #PraiaDeIracema, por exemplo, é mais específica, no sentido de que trará apenas as publicações dessa atração da cidade.

Portanto, é importante que você analise, em sua estratégia de marketing e comunicação, o que é mais vantajoso para você: ser encontrado nos posts mais genéricos ou nos mais específicos. Quanto mais específica for a tag, menos posts haverá nela. A dica é variar entre os dois tipos.

5. Verifique quais hashtags tiveram melhor desempenho

Analise o alcance e o engajamento das suas publicações. Se você cruzar essas informações com a utilização de hashtags, será capaz de chegar a algumas conclusões sobre as tags que aumentaram a sua visibilidade e aquelas que não fizeram muita diferença.

Assim, você poderá selecionar as hashtags que vale a pena explorar com mais frequência, ao mesmo tempo em que define novos termos para incluir. Nas redes sociais, não tem jeito: é preciso ir testando e acompanhando os resultados até encontrar os melhores caminhos a serem seguidos.

6. Explore hashtags de localização

Se você tem um negócio próprio, vale a pena investir nas hashtags de localização. Explorar a hashtag #SorveteNoMorumbi é muito mais vantajoso do que apenas #sorveteria, pois você estará segmentando geograficamente o seu público. Não adianta nada ganhar visibilidade para os seus posts no Brasil inteiro se apenas o público da zona oeste de São Paulo lhe interessa.

Por isso, as hashtags de localização facilitam o processo de busca e permitem que você impacte diretamente aquele potencial cliente que já está pertinho de você. Identifique as regiões mais importantes para o seu negócio e crie tags com elas.

7. Crie uma hashtag para a sua página

Depois que você já tiver um determinado público de clientes e de seguidores, que tal contar com a ajuda deles para tornar a sua marca mais conhecida? Você pode fazer isso por meio de uma hashtag própria, específica da sua marca.

Se você comercializa calçados, por exemplo, pode  gentilmente pedir que os clientes postem fotos dos produtos que compraram em suas respectivas redes sociais, fazendo uso da hashtag da sua marca. Isso gradativamente tornará a sua marca mais conhecida nesses mecanismos de busca das próprias redes.

8. Contextualize o uso desse recurso

Voltando ao exemplo da agência de turismo, mesmo que a cidade de Fortaleza seja uma prioridade na estratégia de negócios do empresário, é importante que as hashtags sobre este tema sejam aplicadas exclusivamente nos posts que o abordem.

Há empresas que fazem uma lista de hashtags “eternas”, ou seja, que são utilizadas indiscriminadamente em todos os seus posts. Lembrando que a hashtag é um mecanismo de busca, essa estratégia não é bacana, pois coloca nas mesmas categorias publicações com assuntos completamente diferentes. Assim, leve em consideração o assunto do post e utilize hashtags contextualizadas, isto é, que tenham a ver com o tema.

As hashtags são um incrível e poderoso recurso das redes sociais para delimitar temas e até mesmo segmentar o público a ser impactado pelas publicações. Seguindo as dicas acima, você será capaz de fazer um bom uso dessa ferramenta em sua estratégia de marketing digital.

E você, querida pessoa, utiliza hashtags em suas publicações? O que pensa a respeito desse recurso? Deixe o seu comentário no espaço abaixo. Por fim, que tal levar estas dicas aos seus amigos e familiares, compartilhando este artigo nas suas redes sociais? Lembre-se de incluir as hashtags!