Se você é um espectador assíduo dos stories do Instagram, provavelmente já teve aquela sensação de que certas pessoas fazem sempre as mesmas coisas nessa área da rede social, não é mesmo? Com isso, é natural que surja o medo de cometer o mesmo erro.
Para evitar que isso ocorra, é importante que você, que produz conteúdo para as redes sociais, faça um planejamento de temas para os stories, assim como deve ser feito para os posts tradicionais do feed. Assim, você poderá “espalhar” as suas publicações ao longo do dia, em vez de recorrer ao cansativo mecanismo de publicar tudo de uma vez só.
Ainda que algumas pessoas pareçam ficar sem ideias do que postar nos stories, essa área do Instagram tende a ser muito mais livre e menos formal do que o feed. Por isso, é possível diversificar bastante o conteúdo. Se estiver sem criatividade, confira as 7 dicas que separamos a seguir. Boa leitura!
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1. Mostre os bastidores
Ao produzir conteúdos para os stories, você não precisa estar sempre lindo e perfeito, como as pessoas gostam de aparecer no feed. As pessoas que acessam os stories gostam mesmo é de ver os bastidores, aquilo que você é no dia a dia. Por isso, pode fazer stories mostrando a sua escolha de roupas do dia, o seu café da manhã, a sua rotina de atividade física, momentos de descontração com a família, brincadeiras com o animalzinho de estimação, e por aí vai.
Esse tipo de conteúdo é muito bacana, pois aguça a curiosidade das pessoas em descobrir como é a sua rotina, a sua família, a sua casa, o seu círculo de amizades, os locais que você frequenta, e por aí vai.
2. Resgate conteúdos já postados
Uma dica muito útil para aqueles momentos em que você estiver sem ideias é resgatar temas que já foram abordados. Sabe aquele conteúdo que você publicou no feed? Ou aquela live que fez bastante sucesso? Que tal fazer uma revisão desses assuntos nos stories?
Outra opção é dar mais detalhes e informações que não puderam ser adicionadas no post original. Assim, os seus stories podem ser complementos dos conteúdos publicados em outros formatos. É uma maneira de manter esses assuntos em alta junto ao seu público e também de reforçar ainda mais a sua autoridade no seu nicho.
3. Utilize as ferramentas de interação
Os stories são uma área do Instagram extremamente rica em opções de interatividade. Você pode criar bumerangues, vídeos curtos, imagens estáticas, músicas, enfim, diversos formatos de conteúdo. Contudo, as opções mais interativas são:
- Testes: você pode avaliar o conhecimento dos seus seguidores sobre os assuntos já abordados;
- Enquetes: é possível descobrir a opinião do seu público sobre os mais diversos temas;
- Caixa de perguntas: abra um espaço para que os seus seguidores deixem as suas dúvidas, sobre você ou sobre os temas que você trabalha.
Explore essas opções em diferentes dias da semana, de modo que você crie um “calendário da interatividade” com os seus seguidores.
4. Tire as dúvidas dos seguidores
Depois de receber as dúvidas dos seus seguidores, separe um momento de cada dia, ou um dia específico, para respondê-las. Responda às perguntas variando os formatos — algumas podem ser respondidas em textos, enquanto outras podem ser respondidas em vídeo, com você falando.
No meio das dúvidas que receber, você provavelmente também receberá comentários aleatórios e elogios. Procure responder também a essas interações, agradecendo pela atenção e pelo carinho. Isso fará com que o seu seguidor se sinta especial e será um incentivo para que as pessoas interajam cada vez mais.
5. Divulgue resultados
Quando você alcançar resultados expressivos em sua empresa, seja em número de vendas, em quantidade de seguidores e em crescimento da sua página, de maneira geral, utilize o espaço dos stories para celebrar as suas conquistas. Essas comemorações precisam ser divulgadas com a sua comunidade.
Além disso, você também provavelmente receberá comentários de conquistas dos seus próprios seguidores que, seguindo as suas dicas, tiveram vitórias importantes. Nesse caso, compartilhe também os depoimentos de quem segue você, pois eles serão incentivos para que mais pessoas confiem no seu conteúdo e na sua autoridade.
6. Compartilhe dicas de fora do seu nicho
Se você aborda o tema de finanças pessoais, por exemplo, é natural que a maior parte das suas dicas dadas seja sobre investimentos, consumo consciente e fatos econômicos do Brasil e do mundo. No entanto, nos stories, você também pode dar dicas de fora do seu nicho.
Aquela música bacana, a sua banda favorita e o livro que você está lendo no momento, por exemplo, podem ser dicas para os seus seguidores, mesmo que nada disso tenha a ver com o seu nicho. É bom variar um pouquinho. O mesmo vale para passeios, viagens, restaurantes, receitas. Uma dica é sempre muito bem-vinda!
7. Ofereça uma mensagem motivacional
Por fim, é sempre bom ressaltar que uma palavra amiga e inspiradora pode vir de amigos, de familiares, de empresas e também de produtores de conteúdos em redes sociais. As pessoas que entram nesses sites gostam de acompanhar reflexões mais gerais sobre a vida, trechos de livros, frases célebres ou um simples conhecimento baseado em sua própria experiência.
Todo ser humano precisa de motivação, de coragem, de resiliência e de equilíbrio emocional para enfrentar as dificuldades do dia a dia. Sendo assim, produza, de vez em quando, conteúdos de teor motivacional. Ainda que essa não seja a sua área principal de atuação, mensagens do tipo servirão para estreitar o seu relacionamento com a sua comunidade.
Como você pode perceber, não faltam opções de conteúdos que você pode abordar em seus stories. As sugestões de conteúdos acima podem ser distribuídas entre os dias da semana, de modo que você institua “quadros” específicos em seu calendário semanal. Isso é bacana porque já ajuda os seus seguidores a se planejarem sobre os dias da semana em que tais conteúdos serão abordados em seus stories.
E você, querida pessoa, como tem usado os seus stories? Qual das dicas acima você achou mais interessante? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Por fim, lembre-se de compartilhar este artigo com todos os seus amigos, colegas, familiares e com que mais estiver necessitado destas informações, por meio das suas redes sociais!
Imagem: Por AngieYeoh.