Se você trabalha ou já estudou um pouquinho sobre marketing digital, certamente se deparou com a palavra “métrica”, não é mesmo? As métricas são unidades de medidas quantitativas para avaliar o desempenho de uma ação estratégica. Assim, é natural que o acompanhamento das métricas seja um fator rotineiro e muito importante para quem trabalha com redes sociais.
Se você é um produtor de conteúdo para o Instagram, por exemplo, provavelmente já se deparou por aí com diversas listas sobre as métricas que mais são determinantes para o sucesso de quem trabalha nessa rede. A verdade é que não há uma única métrica que seja a mais importante. Tudo depende do seu nicho, do seu público e dos seus objetivos. Há casos em que os comentários são melhores para avaliar a qualidade de um conteúdo do que as próprias curtidas recebidas, por exemplo.
Mais importante do que a métrica em si, contudo, é o que você faz com os resultados obtidos. Não adianta nada crescer muito em número de seguidores, por exemplo, mas não ter a capacidade de transformá-los em consumidores, concorda? A seguir, você conferirá 8 das principais métricas do Instagram. Boa leitura!
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1. Número de seguidores
O número de seguidores é uma métrica importante para que você acompanhe a quantidade de pessoas que começaram ou que deixaram de seguir a sua página. É a métrica mais genérica, que serve como um indicador de como está o desempenho da página em geral — se a tendência é de crescimento, estabilidade ou queda.
Ao identificar essa tendência numérica, é importante investigar os porquês. Por que você está crescendo? Por que está em estabilidade? Por que está em queda? Sem essa reflexão, a métrica não quer dizer muita coisa. O importante nesse sentido é que você tenha uma noção clara do tipo de pessoa que deseja atrair para a sua página e do tipo de conteúdo que pode fazer com que isso ocorra.
2. Alcance
A métrica do alcance representa a quantidade de perfis que visualizaram as suas publicações. Ela revela, assim como a métrica anterior, se a sua página em geral está crescendo e como tem sido a recepção de cada post, especificamente.
O algoritmo do Instagram avalia se a sua publicação está sendo visualizada e se tem recebido engajamentos junto aos seus seguidores. Dependendo do desempenho obtido, ele pode aumentar ou diminuir a visibilidade dos seus posts às pessoas, inclusive àquelas que não seguem você. Quanto maior for o alcance da sua publicação, mais bem-avaliado está sendo o conteúdo que você produz.
3. Impressões
Muitas vezes, as pessoas confundem as impressões com o alcance, embora haja uma diferença importante entre essas duas métricas. As impressões são a quantidade total de vezes em que a sua publicação foi vista pelas pessoas, mesmo que algumas dessas pessoas a tenham visto mais de uma vez. Portanto, é natural afirmar que a métrica das impressões sempre será maior do que a do alcance.
É bacana analisar essas duas métricas em conjunto, de modo que você possa avaliar se as suas publicações estão alcançando cada vez mais pessoas ou se estão apenas sendo vistas mais vezes pelos mesmos de sempre.
4. Visualizações de stories, lives e reels
Os stories, as lives e os reels são conteúdos diferenciados dos posts tradicionais, que podem ou não ser visualizados por outras pessoas além dos seguidores, de acordo com as configurações de privacidade da página.
É bacana monitorar as métricas desses formatos de conteúdo para identificar se eles estão ou não sendo relevantes nas estratégias de conteúdo adotadas. É possível identificar os assuntos mais atraentes ao seu público, os formatos preferidos das pessoas, os horários em que é melhor publicá-los, entre outros insights que as estatísticas da plataforma podem oferecer. Não se esqueça desses formatos “alternativos”!
5. Likes
Os likes, ou curtidas, são a mais simples das métricas de engajamento. Eles servem para aumentar o alcance interno dos seus posts, ou seja, de quem já segue você, embora também seja possível receber curtidas daqueles que ainda não o seguem, mas que gostaram do conteúdo.
Para obter mais likes no Instagram, é interessante investir em posts com forte apelo visual, com imagens atrativas e impactantes. O conteúdo em si costuma ser mais simples, como uma frase, um meme ou um vídeo curto. Esses posts de compreensão mais rápida são os mais propensos ao recebimento de curtidas em grandes quantidades.
6. Comentários
Os comentários já são um tipo de engajamento mais expressivo, pois revelam não apenas que a pessoa consumiu o conteúdo, mas também que deseja dedicar algum tempo do seu dia para expressar a sua opinião a respeito. Assim, essa métrica é útil para promover uma conexão maior junto aos seus seguidores, ampliando a noção de pertencimento a uma comunidade.
Os comentários são interativos e aquecem a audiência, dado que você também pode responder aos comentários recebidos. Para receber mais engajamentos desse tipo, invista em conteúdos envolventes, que estimulem o surgimento de diferentes opiniões e uma participação mais ativa do público em discussões construtivas.
7. Compartilhamentos
Os compartilhamentos são uma métrica de engajamento muito especial, pois revelam que aquele conteúdo foi tão útil ou importante que o seguidor se deu ao trabalho de levá-lo a outras pessoas, considerando que elas também poderiam gostar dele. Assim, eles são extremamente úteis para que a sua página cresça em alcance externo, ou seja, que impacte pessoas que ainda não seguem você.
Os tipos de conteúdos que mais recebem compartilhamentos são aqueles que reafirmam alguma crença dos seus seguidores ou que têm uma característica de “indireta”, que possa ser enviada aos amigos e familiares do seguidor. Mensagens e conteúdos informativos também tendem a ser muito compartilhados.
8. Salvamentos
Por fim, os salvamentos são aqueles posts que a pessoa arquiva para visualizar sempre que quiser. Portanto, essa métrica demonstra o quanto os seus seguidores consideraram aquele post útil, relevante e divertido, a ponto de o quererem ver novamente em outros momentos. O conteúdo publicado ou o produto que você vende podem aparecer em posts salvos, o que indica que há neles um profundo interesse.
Para que você obtenha muitos posts salvos, a dica é ser útil, isto é, produzir aquele tipo de conteúdo mais informativo, que ajuda, que dá dicas, que ensina a fazer algo. Para isso, conheça bem as dores do seu público e mostre soluções que as amenizem ou as solucionem, seja por meio do seu conteúdo, seja por meio dos seus produtos/serviços.
Essas foram as 8 mais relevantes métricas do Instagram. Lembre-se sempre de que não há uma métrica mais importante, dado que é preciso acompanhar todas. O que você pode fazer é, dentro dos seus objetivos, identificar quais são as mais expressivas e reveladoras acerca do comportamento do usuário. Pode ser que as curtidas não sejam tão relevantes para você quanto os salvamentos, por exemplo. Assim, monitore-as todas, mas fique de olho, sobretudo, nas suas prioridades.
Agora responda: qual das métricas do Instagram você considera a mais relevante para a sua página? Deixe um comentário com a resposta no espaço a seguir. Além disso, lembre-se de levar estas informações aos seus amigos, colegas, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas. Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!