Se você for um usuário mais assíduo do Instagram, daqueles que acompanham os stories, certamente já se deparou com a caixinha de perguntas, não é mesmo? Essa ferramenta permite que os seguidores façam perguntas e comentários diretamente aos produtores de conteúdo, sendo, portanto, um meio de criar conexão e de favorecer uma interatividade junto ao público.
Ocorre, porém, que a maioria das pessoas e páginas de empresas utiliza sempre a ferramenta da mesma forma, isto é, o tradicional “faça uma pergunta”. Nada contra esse formato, tendo em vista que ele pode até gerar algum engajamento. No entanto, se todos os produtores de conteúdo utilizarem a caixa de perguntas dessa mesma maneira a todo instante, uma hora ela vai perder a graça junto ao público, não é mesmo?
Sendo, assim, é fundamental que as pessoas que trabalham com redes sociais encontrem meios mais criativos de propor essa interação. Por isso, vale a pena criar algum tipo de regra ou dar um direcionamento mais específico sobre o tipo de pergunta que as pessoas podem deixar. Isso sim vai evitar que surjam perguntas desinteressantes, além de ser um estímulo para que os seus próprios seguidores exercitem a sua criatividade.
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5 sugestões de temas para a caixa de perguntas
Para ajudá-lo na missão de fazer caixinhas de perguntas que realmente atraiam bons engajamentos, separamos 5 dicas de temas que você pode explorar, fazendo as adaptações necessárias ao seu nicho de atuação. Confira-as a seguir!
1. Pergunta temática
A pergunta temática é bem simples: basta que você determine um assunto específico para que os seus seguidores tirem todas as suas dúvidas sobre ele. Pode ser uma ótima sugestão para que você revise conteúdos que já foram abordados ao longo da semana ou para que você faça um aquecimento para os temas futuros, como o da live do dia seguinte, por exemplo.
Assim, se você for um produtor de conteúdo sobre psicologia, por exemplo, pode fazer uma caixinha de perguntas sobre ansiedade. Dessa forma, as pessoas tirarão todas as suas dúvidas apenas sobre esse tema, como causas, sintomas, opções de tratamento, como o problema pode ser prevenido etc.
Esse tipo de caixa é ótimo para que você seja útil aos seus seguidores, pois revela o quanto você sabe sobre determinados assuntos. Isso é perfeito para ganhar a confiança do seu público, ao mesmo tempo em que você constrói a sua autoridade no nicho em que atua.
2. Conselhos
Outra opção de caixa de perguntas que é muito bacana é a dos conselhos. Nesse caso, a ideia é que os seus seguidores relatem as situações que eles têm vivido (situações problemáticas ou momentos em que eles não sabem ao certo o que fazer). Assim, sem expô-los, é claro, você poderá dar a sua sugestão sobre o que eles podem fazer para superar essas adversidades.
Voltando ao exemplo do psicólogo, esse profissional poderia ajudar pessoas que desconfiam que possam estar deprimidas, que não sabem como encerrar um relacionamento amoroso, que precisam de ajuda para lidar com o momento do luto, que desejam estudar psicologia e fazer da área a sua própria profissão, enfim, uma infinidade de dilemas associados ao nicho.
É uma excelente ocasião para que você dê exemplos mais práticos, em vez das dicas teóricas que tanto aparecem nos perfis pelas redes sociais. Além do mais, é uma maneira de humanizar a sua página, tendo em vista que você pode até mesmo compartilhar experiências pessoais ao aconselhar os seus seguidores.
3. Vida Pessoal
Uma caixinha polêmica, mas que pode funcionar bem para alguns produtores de conteúdo é a da vida pessoal. Nesse caso, quem mais faz esse tipo de caixinha são as pessoas mais conhecidas da mídia, como cantores, atores, influenciadores de grande expressão, entre outras celebridades das redes sociais.
As pessoas acabam se interessando não apenas pelo conteúdo que essas pessoas produzem e publicam diariamente, mas também pelo que acontece nos bastidores, ou seja, em suas rotinas e em suas vidas pessoais. Portanto, abrir uma caixinha de perguntas com essa temática pode trazer bastante engajamento.
Contudo, como citamos acima, essa caixinha tende a ser polêmica, já que nem todos topam expor o “lado b” de suas vidas ao público. Além disso, mesmo aqueles que topam precisam tomar muito cuidado com o tipo de pergunta que selecionam para responder. Você mostrar um pouco dos seus bastidores, mas sempre cuidando da sua imagem junto ao público.
4. Verdade ou mentira
Para diversificar o formato de utilização da ferramenta, você pode fazer o jogo “verdade ou mentira”. Nesse caso, a ideia não é que as pessoas deixem as suas dúvidas na caixinha de perguntas, mas que façam determinadas suposições a seu respeito ou em relação à sua área de atuação.
Assim, as pessoas podem enviar mensagens do tipo “suponho que você seja mal-humorado pela manhã” ou “suponho que você sempre quis seguir essa profissão”, frases do tipo. Ao lê-las, você deverá dizer se a suposição da pessoa é verdadeira ou se é mentira, fazendo os seus comentários e justificativas.
Trata-se de um jogo interativo, que aguça a curiosidade dos seus seguidores, principalmente daqueles que estão no topo do funil, ou seja, os que ainda não conhecem você muito bem e que ainda não têm conhecimentos muitos profundos em seu nicho. É um meio de atrair essas pessoas, incentivar a curiosidade e dar algumas explicações mais simples.
5. 3 recomendações
Por fim, uma caixinha que também costuma fazer bastante sucesso é a das 3 recomendações. Nesse caso, os seus seguidores devem pedir para que você lhes dê 3 recomendações daquilo que eles quiserem. Dessa forma, você deverá fazer recomendações, com base em seu gosto pessoal, de diferentes itens, como:
- 3 livros de ficção;
- 3 filmes de terror;
- 3 restaurantes em São Paulo;
- 3 passeios em Recife;
- 3 bandas internacionais;
- 3 cantores nacionais;
- 3 séries da Netflix.
É um tipo de caixinha que faz com que as pessoas conheçam melhor os seus gostos, ao mesmo tempo em que recebem indicações de qualidade sobre itens que eles também podem experimentar. Se desejar, você também pode fazer a dinâmica oposta, dando um tema para que os seus próprios seguidores deixem as suas sugestões.
Como você pode perceber, não faltam opções para fazer da caixinha de perguntas uma ferramenta criativa para estreitar os laços e aprofundar o seu relacionamento com os seus seguidores. Perca o medo de se expor um pouquinho e experimente essas diferentes sugestões, identificando aquela que mais promove engajamentos junto ao seu público.
E você, querida pessoa, gosta de participar das caixas de perguntas das pessoas que você segue nas redes sociais? Por quê? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Por fim, lembre-se de compartilhar este artigo com todos os seus amigos, colegas, familiares e com quem mais possa se beneficiar destas informações, por meio das suas redes sociais!