As lives são vídeos ao vivo, geralmente de longa duração, comumente realizadas em redes sociais, como o YouTube, o Facebook e o Instagram. Trata-se de um tipo de produção de conteúdo que permite uma interação mais direta e prolongada com o público.
Assim, as lives são geralmente empregadas para que os produtores de conteúdo realizem aprofundamentos nos temas típicos de seus nichos e também para que tirem dúvidas de seus seguidores.
No entanto, convenhamos que se expor ao vivo por tempo prolongado para diversas pessoas que você não conhece pode ser uma tarefa bastante intimidadora, não é mesmo? Além disso, sempre surge aquele medo de cometer erros, de gaguejar, de não saber o que responder ou simplesmente que ninguém apareça para assistir à live.
Ainda assim, entenda que esses formatos são uma ótima maneira de humanizar a sua página, ou seja, de mostrar quem você é, mesmo com falhas e incertezas. As pessoas gostam desse tipo de conteúdo que desconstrói a “perfeição” das redes sociais.
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7 dicas para uma live de sucesso
Para ajudar você a superar os medos e ser bem-sucedido em suas lives, separamos 7 dicas. Confira-as e coloque-as em prática, mas lembre-se de que, em conteúdos ao vivo, é normal errar. Por isso, dê o seu melhor, mas não se martirize se falhas acontecerem, OK?
1. Aqueça o seu público
Aquecer o público não tem nada a ver com distribuir cobertores. Depois desse péssimo momento humorístico, entenda que estamos falando de criar um clima para divulgar a sua live e despertar nos seus seguidores a curiosidade de acompanhá-la. Se ninguém souber quando a sua live ocorrerá e quais assuntos serão abordados, ninguém vai assisti-la, concorda? Portanto, esse trabalho de divulgação e aquecimento é muito importante.
Faça um post de divulgação ao menos 2 dias antes. Peça para que as pessoas ativem as notificações de modo que sejam lembradas quando a live começar. Divulgue a live também nas suas outras redes sociais, como o próprio WhatsApp e e-mail, se desejar. Além disso, uma dica bacana no Instagram é fazer stories antecipando um pouco dos conteúdos que serão abordados e mostrando os preparativos nos bastidores.
2. Planeje os assuntos da live
Criar um roteiro completo pode não ser a melhor ideia, tendo em vista que você vai acabar lendo o texto e tirando toda a naturalidade e espontaneidade da sua live. Evite que a sua comunicação fique “engessada” por conta disso. O melhor a se fazer, portanto, é apenas listar os tópicos da live, de modo que você não se esqueça de nenhum deles.
Dessa forma, você poderá falar de maneira livre sobre os assuntos, mas sem ler. Além disso, tente distribuir o tempo da live entre os tópicos, de acordo com a importância e complexidade de cada um. Isso o ajudará a administrar a duração da sua live.
3.Utilize materiais de apoio
Aqueles produtores de conteúdo que têm mais experiência na realização de lives frequentemente compartilham materiais de apoio para facilitar a compreensão das informações que estão sendo divulgadas. Assim, flipcharts, slides, infográficos e até pequenos vídeos podem ser empregados na live como formas de enriquecer o conteúdo.
Esses recursos tornam as lives mais dinâmicas e revelam o seu grau de profissionalismo ao compartilhar os seus conhecimentos. Contudo, certifique-se de testar a utilização desses materiais com antecedência, tendo-os arquivados em pastas de fácil acesso para não ter problemas durante a live.
4. Cuide do cenário e da iluminação
Conforme citamos acima, a live é uma oportunidade de humanizar o seu perfil. Por isso, você não precisa estar super maquiado e repleto de filtros para produzir esse tipo de conteúdo. Contudo, também não poderá fazer a live em um local bagunçado, barulhento e pouco iluminado, certo?
Você pode utilizar os ring lights como opções de iluminação artificial, pois eles oferecem um bom resultado. Contudo, se isso não for possível para você, faça as lives durante o dia, aproveitando a luz natural. Certifique-se de que a iluminação fique de frente para você, e nunca atrás, pois a ideia é que a luz fique sempre a seu favor.
5. Separe um tempo para tirar dúvidas
Voltando ao tema da administração do tempo, lembre-se de que uma das grandes vantagens das lives é a de tirar dúvidas dos seus seguidores ao vivo. Portanto, deixe os minutos finais da live exclusivos para essa finalidade. Selecione as perguntas mais interessantes, já que pode não ser possível responder a todas elas.
Esse processo pode ser realizado pela caixa de perguntas das lives ou pela leitura dos próprios comentários recebidos. Aproveite o momento para mostrar o seu conhecimento, ajudar os seus seguidores e estreitar o relacionamento com a sua comunidade.
6. Faça posts de revisão após a live
Depois de concluir a live, deixe-a salva em seu perfil, de modo que quem não pôde acompanhá-la ao vivo tenha a oportunidade de assisti-la quando possível. Além disso, outra dica bacana é criar posts de revisão sobre os conteúdos da sua live, mantendo o assunto em alta junto à sua comunidade.
Os tópicos abordados na live podem ser revistos por meio de posts, carrosséis, stories, vídeos curtos, reels, entre outros formatos. É uma forma de mostrar também àqueles que perderam o evento os assuntos que eles deixaram de aprender ou de se aprofundar.
7. Pratique com frequência para melhorar continuamente
Por fim, entenda que o medo de errar nunca vai embora de vez. O que ocorre é que nós nos acostumamos à ideia de não sermos perfeitos e que, mesmo que a perfeição não exista, ainda assim é possível ser muito bom.
A segurança vem da experiência, pois os erros do começo da trajetória são fontes de aprendizado para que possamos aperfeiçoar o nosso estilo, as técnicas, o jeito de falar, entre outras questões que fazem a diferença em uma live. O importante é que você jamais permita que o medo o impeça de tentar. Quanto mais lives você fizer, mais experiência vai acumular, levando-o ao melhoramento constante.
As lives estão entre os mais ricos formatos de conteúdo, pois oferecem diversas vantagens: permitem que você aprofunde o desenvolvimento dos assuntos mais complexos, oferecem a você a possibilidade de mostrar quem é a pessoa que está por trás da sua página e proporcionam um momento de interação e aproximação com quem acompanha o seu conteúdo.
E você, querida pessoa, gosta de acompanhar lives? Pensa com carinho em fazer uma live sobre os assuntos do seu nicho? Então, deixe o seu comentário no espaço abaixo. Além disso, leve estas dicas aos seus amigos, colegas, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas. Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!