Vender é possivelmente a profissão mais antiga do mundo. O ato de disponibilizar à sociedade uma mercadoria em troca de outra ou de dinheiro é a base do comércio e da economia mundial. O fato é que todo mundo, em algum momento da vida precisou vender algo.

Por falar nisso, se você tem um emprego remunerado, saiba que você está vendendo o seu talento, o seu conhecimento, as suas competências, as suas habilidades e a sua força de trabalho. Uma entrevista de emprego, por exemplo, nada mais é do que o ato de vender a si mesmo (em âmbito profissional).

No entanto, já nos dias atuais, o trabalho do vendedor ainda gera dúvidas e até mesmo concepções equivocadas. Afinal de contas, o que é vender? É “empurrar” produtos? É manipular? É ajudar? Neste artigo, você conferirá uma reflexão aprofundada sobre o tema, bem como algumas dicas para ser um bom vendedor. Preparado? Então, siga em frente e boa leitura!

Vender é “empurrar” produtos?

Em diversos momentos, entramos em uma loja e sentimos que o vendedor está a todo custo oferecendo diversos produtos, de modo que ao menos um deles salte aos nossos olhos e desperte em nós o desejo de comprá-lo. Isso não é vender, mas empurrar. Um bom vendedor não empurra o produto a qualquer custo, pois isso é uma medida desesperada.

Vender é colocar-se à disposição do cliente, fazer perguntas, identificar as necessidades dele e, a partir disso, oferecer possibilidades de produtos escolhidas a dedo, imaginando o que poderia satisfazê-lo. É um trabalho de escuta, análise e persuasão, mas sem desespero.

Vender é manipular?

Outra concepção bastante equivocada acerca das vendas é a ideia de que vender é manipular. Isso não é verdade. O discurso do vendedor, assim como ocorre na comunicação publicitária, tem sim o objetivo de seduzir, de atrair a atenção e de despertar o interesse e o desejo de compra.

No entanto, manipular significa recorrer a meios inescrupulosos para fazer com que as pessoas ajam de uma determinada maneira. Um bom vendedor não precisa e nem deve recorrer a esses mecanismos, como a mentira. O processo de vendas pode ser cuidadosamente desenvolvido para tornar o produto o mais atrativo possível, mas ele jamais deve faltar com a verdade.

Vender é solucionar um problema?

Enfim, encontramos a resposta certa! Vender é resolver um problema. Não necessariamente um problema grave, mas solucionar desejos e necessidades de uma pessoa ou grupo de pessoas.

Todo produto ou serviço existe para tornar a vida das pessoas mais fácil ou mais agradável em algum aspecto. As necessidades são os fatores indispensáveis à vida (como a alimentação, a saúde e a moradia). Já os desejos são itens que as pessoas querem, mas que são dispensáveis (como uma viagem ou uma roupa mais refinada). Sendo assim, um vendedor é um solucionador de desejos e necessidades, provendo a opção ideal para o problema que o consumidor enfrentar.

5 dicas para ser um bom vendedor

Agora que você já sabe o que é efetivamente vender, provavelmente está se perguntando: como podemos ser bons vendedores? Na sequência, você vai conferir 5 dicas para que o processo de vendas seja bem-sucedido!

1. Ajude o cliente a compreender as suas necessidades

Muitas vezes, o próprio cliente chega ao ponto de vendas sem ter noção do que realmente quer. Por isso, coloque-se à disposição dele, procure conhecer melhor o gosto ou a necessidade daquele indivíduo. Faça algumas perguntas, sem ser muito invasivo, para compreender melhor o que ele deseja.

Com base no relato do cliente, e também com uma boa dose de deduções, o vendedor poderá oferecer a ele algumas opções de produtos ou serviços com bom potencial para sanar as suas necessidades. Assim, o próprio consumidor será capaz de avaliar os itens apresentados e de fazer as suas considerações.

2. Seja resiliente e flexível

Hoje em dia, nenhum consumidor é ingênuo. Qualquer pessoa com um celular está a poucos cliques de descobrir os produtos e os preços oferecidos pela concorrência e de compará-los com aqueles que o vendedor está exibindo. Portanto, seja honesto e verdadeiro.

Outra característica fundamental a todo vendedor é a flexibilidade. É preciso perceber a personalidade do comprador e conduzir a conversa com base nela, o que exige certa adaptabilidade de um cliente para o outro. Por fim, é preciso ser resiliente, já que nem sempre seremos capazes de satisfazer o cliente e ouviremos um “não”. Está tudo bem, faz parte da profissão.

3. Estude a sua solução e também a da concorrência

Antes de vender qualquer produto ou serviço, certifique-se de que você conhece o item em questão em profundidade. A ideia é que você não apenas conheça os atributos e benefícios que ele oferece para divulgá-lo, mas também para que saiba tirar as dúvidas dos potenciais compradores.

Além disso, é fundamental conhecer bem as características dos produtos dos concorrentes. Você não deve ser antiético a ponto de fazer críticas diretas ao concorrente X, mas pode salientar os aspectos em que a sua solução é vantajosa, de modo a ajudar o consumidor em seu processo de decisão de compra.

4. Seja criativo

Na atualidade, é muito importante que o vendedor seja criativo. Muitas vezes, o próprio processo de apresentação dos argumentos é tão envolvente que convence de vez o consumidor, mais do que o próprio produto. Por isso, pense em maneiras mais criativas de demonstrar os benefícios da sua solução.

Você pode fazer apresentações, degustações, amostragens, enfim, oferecer aquele “algo a mais” para conquistar a mente e o coração do seu consumidor em potencial. Seja simpático e demonstre que você mesmo acredita naquilo que diz. Os consumidores percebem quando o vendedor tem um discurso genuíno e quando está apenas proferindo palavras memorizadas.

5. “Ganhe” a confiança do consumidor

Isso nos leva ao último, mas não menos importante, item da nossa lista: ganhar a confiança do consumidor. Agir com ética significa falar a verdade, não criticar deliberadamente a concorrência e não querer “empurrar” o produto a todo custo.

Permita que o cliente fale aquilo de que precisa, conheça a sua realidade e só então ofereça as suas soluções, sempre adequando o seu discurso àquilo que o consumidor deseja ou precisa ouvir. Além disso, seja sempre educado e respeitoso durante todo o processo, conversando com o cliente como se ele fosse um amigo a quem você deseja ajudar de coração aberto.

Vender não é empurrar e definitivamente não é manipular. Vender significa oferecer às pessoas uma solução, por meio de um produto ou serviço, para os seus desejos e/ou necessidades. É um processo que demanda ética, resiliência, empatia, planejamento e criatividade.

E você, querida pessoa, acredita que tem as características necessárias para ser um bom vendedor? Então, deixe o seu comentário no espaço a seguir. Por fim, que tal levar estas dicas aos seus amigos, colegas, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!