A capacitação profissional deixou de ser um diferencial de uma ou outra empresa, tornando-se uma verdadeira necessidade para qualquer organização que deseja crescer em seu segmento de mercado. Quanto mais conhecimento e treinamento um colaborador tiver, maiores e melhores serão as suas competências e habilidades.
Ao reconhecer a importância desse processo, as empresas passaram a fazer parcerias com instituições de ensino ou mesmo a construir os seus próprios programas de capacitação internos. Mas e quando os colaboradores trabalham em regime de home office, sem que estejam em presença física nas dependências da organização?
Mesmo nesses momentos, em que as necessidades ou as próprias escolhas corporativas permitem a adoção do trabalho remoto, é importante dar continuidade à capacitação profissional. Não é porque as tarefas se realizam a distância que a qualidade do que se faz deve cair.
Por isso, fica o questionamento: o que uma empresa pode fazer para treinar e compartilhar conhecimentos com os seus funcionários que estejam trabalhando remotamente? É um desafio, mas nada que seja impossível. Neste artigo, você vai entender melhor o que é possível fazer nessas circunstâncias. Siga em frente e boa leitura!
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A necessidade da capacitação profissional
Quando um funcionário é contratado por uma organização, provavelmente ele passou por um processo seletivo em que se destacou por suas características. No entanto, as empresas sérias e comprometidas com o seu crescimento entendem que é importante dar ao colaborador ferramentas e oportunidades para aperfeiçoar o que ele já sabe e também para desenvolver novos saberes. Isso potencializa tanto os resultados individuais do trabalhador como os coletivos — do departamento e da empresa.
Por isso, os programas de treinamento e capacitação consistem em cursos teóricos e práticos, que promovem reflexão, reciclam conhecimentos, ampliam os saberes, ensinam técnicas, atualizam o uso de determinadas tecnologias e, consequentemente, favorecem a qualidade e a produtividade do trabalho.
Hoje em dia, a cultura das empresas precisa acompanhar uma característica típica de nossos tempos: a necessidade de adaptação constante a novos cenários, daí a importância de realizar esses aprimoramentos com frequência. Além disso, a capacitação que uma empresa oferece aos colaboradores desperta no profissional a motivação por saber que aquelas pessoas investem e acreditam no seu desenvolvimento — lembrando que pessoas motivadas trabalham mais e melhor!
Diferentes tipos de treinamento
Quando se fala em capacitação profissional, existem diferentes métodos pelos quais isso pode ser feito. Nas empresas mais estruturadas, é comum que os departamentos de recursos humanos/gestão de pessoas tenham uma divisão específica para cuidar dessa área, oferecendo eventos internos, cursos, workshops, palestras e materiais de apoio aos seus colaboradores. Essa capacitação ocorre tanto nas competências técnicas de cada profissão como nas competências comportamentais.
Mesmo as pequenas e médias empresas, que não têm um departamento tão estruturado, também precisam desenvolver alguma técnica para aprimorar os saberes dos colaboradores. Em um restaurante, por exemplo, é importante que os cozinheiros aprendam com os chefes mais experientes, por meio de verdadeiras aulas. No entanto, os demais colaboradores; como caixas, administradores e garçons; também precisam de algumas aulas com profissionais qualificados de vez em quando.
Nesse processo, ninguém pode ser esquecido. É preciso que a empresa inteira se envolva na capacitação. Não adianta, por exemplo, que a comida do restaurante seja magnífica, mas que o atendimento apresente falhas. Por isso, os diferentes treinamentos aplicados a todas as equipes de trabalho fazem a diferença entre as empresas ordinárias e as instituições verdadeiramente vencedoras.
E o que fazer no caso de home office?
No caso do restaurante, realmente todos os funcionários precisam trabalhar no local. No entanto, em diversas empresas de outros segmentos, o home office é adotado, e, mesmo assim, os treinamentos precisam ser realizados. O que fazer nesses casos? Confira as dicas a seguir.
1. Reúna-se com a equipe para falar sobre o tema
Antes de adotar qualquer estratégia, faça uma reunião online com as suas equipes para explicar a importância da capacitação profissional e o quanto ela pode beneficiar a carreira de cada um e o desempenho geral da empresa. Explique a importância do desenvolvimento contínuo e das atualizações constantes, mesmo em tempos de trabalho remoto. Tire as dúvidas das pessoas e explique o que pode ser feito, mesmo a distância.
2. Estimule o compartilhamento interno de saberes
Nas pequenas empresas, nem sempre há a possibilidade de contar com profissionais contratados para dar cursos e treinamentos. Nesses casos, o jeito é solicitar que cada colaborador compartilhe os seus próprios conhecimentos com os colegas. Criar grupos de WhatsApp ou Telegram específicos para essa finalidade pode ser útil, pois, assim, os “treinadores” poderão compartilhar vídeos, artigos e as suas próprias experiências com os colegas.
3. Pesquise sobre cursos online
Outra maneira de estimular a capacitação remota é oferecer cursos online aos colaboradores. YouTube, Coursera, Wikipedia e Udemy são alguns dos portais que oferecem esses treinamentos — alguns são baratos ou até mesmo gratuitos. Vale a pena pesquisar e solicitar aos colaboradores que realizem esses cursos, como atividade de capacitação.
4. Faça “aulas” em videochamadas
Você pode realizar ou solicitar aos gestores de cada equipe, “aulas” compartilhando os seus conhecimentos em videochamada. Combine com a equipe para fazer uma sessão, mesmo que curta (de apenas 30 minutos diários), antes ou ao fim do expediente.
Identifique quais são os pontos que cada equipe de trabalho deve aprimorar, tanto em competências técnicas (especificas da área) como em competências comportamentais (como criatividade, organização, inteligência emocional, planejamento estratégico etc.).
5. Organize o tempo das sessões, de modo que não fiquem cansativas
Especialistas em aprendizagem afirmam que os treinamentos a distância, em que ficamos muito tempo olhando para a tela do computador ou do celular, cansam mais rapidamente do que os treinamentos presenciais. Dessa forma, é melhor fazer 6 sessões de 30 minutos do que uma única sessão de 3 horas.
6. Dinamize o formato do conteúdo
Na criação da capacitação online, certifique-se de diversificar o formato das sessões. Você pode fazê-las no estilo videoaula, em que você explica com as suas palavras o tema. No entanto, é importante também utilizar recursos adicionais de aprendizagem, como lousas, flip charts, slides, vídeos, infográficos, artigos complementares, recomendações de livros e exercícios práticos.
7. Crie desafios e recompensas
Ao fim das sessões ou do treinamento, você pode fazer desafios de verificação de aprendizagem. Se possível, dê recompensas aos colaboradores que apresentarem melhores desempenhos, mesmo que não sejam prêmios financeiros.
O Kahoot, por exemplo, é uma plataforma online de aprendizagem que permite a realização de questões de múltipla escolha. O portal computa os acertos de cada “competidor” e o tempo de resposta por pergunta, definindo uma pontuação e um ranqueamento, o que torna a competição bem lúdica e divertida!
Como você pode perceber, mesmo em tempos de home office, é possível executar uma capacitação online de qualidade, dinâmica e construtiva. Reflita sobre as dicas acima e verifique quais delas podem ser aplicadas ao seu contexto profissional.
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