“Pessoas tóxicas” — está aí um termo que parece ter sido incorporado de vez ao vocabulário das pessoas. Essa expressão é utilizada em referência àqueles indivíduos que reclamam de tudo, são dramáticos, gostam de fofoca, colocam a si mesmos em primeiro lugar, desconsideram os sentimentos dos outros, manipulam e propagam pessimismo e conflito por onde passam.
Eles podem aparecer nas diferentes áreas de nossas vidas, o que inclui o ambiente de trabalho. Essas pessoas podem ser nossos colegas, chefes, subordinados, fornecedores, sócios, clientes, e por aí vai. Como nós não escolhemos as pessoas com quem trabalhamos (na maioria das vezes) e não podemos mudar a personalidade alheia, o que podemos fazer é aprender a conviver com essas pessoas.
Quando permitimos que nós nos envolvamos com essa negatividade, isso pode prejudicar os nossos relacionamentos e até mesmo a nossa saúde mental. Se você deseja evitar que isso ocorra, confira as 7 dicas que separamos neste artigo. Boa leitura!
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1. Evite os julgamentos precipitados
“Lá vem o chato!”, “chegou o fofoqueiro!”, “lá vai o senhor ‘reclama de tudo’”. Quem é que nunca comentou ao menos pensou em frases desse tipo sobre os colegas de trabalho, não é mesmo? Contudo, é importante que evitemos os julgamentos precipitados.
Psicólogos afirmam que quando rotulamos alguém por algum motivo, isso não nos ajuda a lidar com a questão. O ideal é que tentemos compreender por que a pessoa age daquela maneira. A verdade é que ninguém conhece verdadeiramente o que se passa na vida de um colega de trabalho. Ter essa consciência nos ajuda a construir (ou ao menos tentar) um relacionamento mais positivo com a pessoa.
2. Verifique se você tem alguma parcela de culpa
Quando uma pessoa tem algum comportamento tóxico, quase sempre tendemos a atribuir a culpa em 100% à pessoa. Entretanto, será que você também não influencia, de alguma maneira, o surgimento desse comportamento no indivíduo? É importante fazer esse questionamento, tendo em vista que todo relacionamento é uma via de mão dupla.
Sendo assim, verifique aquilo que você pode fazer para evitar que a pessoa aja dessa maneira. Cada caso é um caso, mas o importante é que você reflita sobre a sua conduta, de modo a não agravar o comportamento tóxico do colega. Você não deve tentar mudá-lo, mas quem sabe, com o seu exemplo, você não consiga amenizar a situação, não é mesmo?
3. Não seja absorvido pelo comportamento tóxico
Se alguém teve uma atitude tóxica em sua direção, como um comentário maldoso ou uma crítica nada construtiva em relação ao seu trabalho, entenda que você só deve levar em consideração essas atitudes se quiser ou se escolher acreditar nelas. Não se contamine por esse tipo de afronta.
Por isso, invista em técnicas de desenvolvimento da inteligência emocional. A prática regular de exercícios físicos, a meditação, a respiração consciente e o simples ato de contar até 10 podem ser uma grande ajuda para que você não “embarque” nessa negatividade.
4. Diferencie as pessoas difíceis das pessoas tóxicas
Existem pessoas nos ambientes de trabalho que são consideradas “difíceis”. São aquelas pessoas que têm grandes convicções acerca de suas ideias e certa relutância em abrir mão dos seus pontos de vista para aceitar as ideias dos outros. Esse excesso de zelo ou de resistência, desde que não seja levado para o lado pessoal, não necessariamente quer dizer que uma pessoa seja tóxica.
Nesse caso, tudo é uma questão de olhar as coisas sob uma perspectiva diferente e aprender a lidar com esse colega. O indivíduo tóxico, porém, não é alguém que simplesmente é inflexível nos assuntos profissionais. Ele propaga negatividade pela empresa, por meio de diferentes sentimentos, como raiva, ciúme, inveja, medo, vergonha, desconfiança etc. Assim, a equipe inteira pode ser prejudicada por alguém assim. Aprenda a diferenciar esses dois perfis.
5. Conheça a si mesmo e estabeleça os seus limites
O autoconhecimento é importante não apenas para que saibamos mais sobre a nossa personalidade e o nosso jeito de ser, mas também para que consigamos lidar melhor com as outras pessoas. Compreender a nós mesmos nos ajuda a entender a diversidade existente entre indivíduos.
Todavia, ao mesmo tempo em que você respeita o outro, também deve fazer uso do seu direito de impor limites. Sem perder o respeito e a educação, você pode dizer que não gostou de determinada atitude e que a pessoa foi invasiva, ou simplesmente reduzir o quanto for possível o contato com esse colega. Esse processo pode ser lento, exigindo repetição até que você consiga impor esses limites.
6. Identifique de que modo a postura do outro prejudica o seu trabalho
Na vida profissional, você não é obrigado a ser amigo dos seus colegas, embora isso seja um incentivo e até algo desejado nas empresas. Entretanto, se você identifica uma pessoa tóxica em seu ambiente de trabalho, entenda que isso não deve impactar a sua vida pessoal, pois você não precisa ser amigo dela.
Contudo, o que você precisa identificar é de que forma as atitudes dessa pessoa prejudicam a sua vida profissional. Aí sim você deve se preocupar e chamar a pessoa para uma conversa franca e respeitosa, tentando encontrar uma solução que satisfaça as duas partes envolvidas. Se esse diálogo não surtir o efeito esperado, peça ajuda a algum gerente ou supervisor.
7. Desenvolva a sua inteligência emocional
Lidar com pessoas tóxicas é muito difícil. Por isso, é fundamental, como citamos acima, desenvolver a nossa inteligência emocional, de modo que possamos “bloquear” essas influências negativas e usar a racionalidade para que não sejamos “absorvidos” pelo comportamento tóxico, sem querer reagir e levar a questão para o lado pessoal.
Nesse sentido, cuide da saúde da sua mente. Alimente-se de maneira equilibrada, pratique atividade física com frequência, descanse adequadamente, passe mais tempo ao lado das pessoas que você ama, tenha hobbies e conheça mais a si mesmo. Algumas técnicas que podem ajudá-lo nesse sentido são a meditação, a respiração consciente e a psicoterapia.
Conviver com um colega de trabalho tóxico é desafiador. Dessa forma, coloque as dicas acima em prática e não perca a sua paciência. É difícil, mas é importante que você mantenha a sua conduta ética e respeitosa, pois isso será considerado em seu ambiente profissional. Não entre nessa atmosfera de negatividade que o comportamento tóxico produz.
E você, querida pessoa, já teve que conviver com algum colega de trabalho com esse comportamento tóxico? Como lidou com a situação? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Por fim, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas, familiares e a quem mais possa se interessar pelo tema? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!