As consultorias são atividades muito benéficas para pessoas e empresas que precisam do auxílio de um profissional com competências e conhecimentos específicos. Assim, um escritório de arquitetura, por exemplo, pode precisar de uma consultoria sobre assuntos jurídicos em uma circunstância tal que demande algum conhecimento sobre as leis.
No entanto, é importante ressaltar que contratar uma consultoria é uma atividade que demanda análise comparativa e avaliativa das opções existentes. Independentemente da área procurada, é primordial que sejam contratados profissionais competentes e confiáveis, caso contrário, o contratante pode encarar péssimas consequências. Mas afinal, o que avaliar antes de fazer essa contratação? Confira as 7 dicas que separamos para ajudar você nesse momento!
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1. Conheça os clientes do consultor
Se você estiver em busca de um consultor ou empresa de consultoria em algum segmento, pesquise pelos clientes dessas empresas. Quem esse consultor já atendeu? É possível entrar em contato com alguns desses clientes? Se for, melhor ainda, pois você poderá conversar com eles, tirar as suas dúvidas e obter impressões.
Ninguém é melhor do que um cliente ou ex-cliente para avaliar o trabalho de uma empresa de consultoria. Portanto, vale a pena ter esse pequeno trabalho de conversar com esses clientes para saber o que acharam do serviço prestado. Nesse caso, avalie tanto a qualidade técnica do profissional como a confiabilidade (preços, respeito aos prazos, honestidade etc.).
2. Conheça a fundo a consultoria
Uma boa consultoria é feita, essencialmente, de profissionais qualificados. Por isso, é importante conhecer todos os aspectos que podem impactar a qualidade da prestação do serviço. Por exemplo: quem vai ser o consultor? Quanto tempo de experiência ele tem? Qual é a formação dele? Em quais projetos similares ele já se envolveu? Quais resultados positivos ele já obteve?
Também é importante checar se o profissional ou a empresa tem a infraestrutura adequada para prestar o serviço solicitado. Assim, se você deseja reformar a sua empresa, por exemplo, verifique se os arquitetos contratados têm experiência e tecnologia para fazer reformas nesse tipo de ambiente.
3. Fique atento ao atendimento ao cliente
Alguns questionamentos também precisam ser feitos para avaliar a consultoria no que diz respeito ao atendimento ao cliente. A empresa é ágil nesse atendimento? Os profissionais são prestativos e demonstram respeito? Eles tiram as dúvidas do cliente com competência e dentro de um prazo razoável? Eles documentam a prestação do serviço por meio de contratos que o tornem oficial?
É importante avaliar essas questões, uma vez que elas demonstram o grau de profissionalismo da instituição e dos seus profissionais. Se o próprio atendimento da empresa ao cliente não for satisfatório, será que a prestação do serviço em si será? Talvez seja, mas, em todo caso, é bom ficar alerta.
4. Lembre-se de que o barato sai caro
No processo de contratação de uma consultoria, é natural que as pessoas também observem o fator preço. No entanto, entenda que, já que a matéria-prima de uma consultoria é o conhecimento de um consultor, valores muito baixos podem indicar alguém não suficientemente preparado para prestar o serviço — ao menos não com a qualidade esperada.
Uma empresa competente precisa de boas instalações, tecnologia atualizada e profissionais competentes, fatores que naturalmente dependem de maiores investimentos financeiros. Portanto, se você receber uma proposta com preços significativamente abaixo da média do mercado, desconfie.
5. Desconfie das fórmulas mágicas
Assim como o preço, há consultorias que também querem impressionar o público por meio de “fórmulas mágicas”. São instituições que parecem estar sempre contando casos milagrosos em que clientes alcançaram um sucesso estrondoso pelo simples fato de que contrataram aquela consultoria.
Todavia, lembre-se de que fórmulas mágicas não existem, e, mesmo no mundo das consultorias, as técnicas que dão certo para um cliente podem não funcionar com outros. Por isso, entenda que o trabalho junto aos consultores deve ser uma parceria, em que você expõe a sua situação e os consultores realizam um planejamento estratégico, enfim executando as atividades de forma personalizada.
6. Tome cuidado com as empresas generalistas
Quando contratamos uma consultoria, podemos nos deparar com algumas empresas que são excessivamente generalistas. Será que uma empresa que se propõe a prestar serviços em recursos humanos, controle financeiro e logística conseguirá ser competente em todas essas áreas?
O diferencial das consultorias é justamente oferecer um serviço específico que as outras empresas e pessoas não conseguem realizar por conta própria. Portanto, o ideal é dar preferência aos consultores mais especialistas, que focam em uma atividade única, mas que o fazem com excelência. Ninguém consegue ser ótimo em tudo, portanto, certifique-se de contratar um profissional que sabe bem onde atua.
7. Consulte a sua rede de contatos
Por fim, lembre-se de que uma boa referência pode ser uma ajuda e tanto na hora de contratar algum serviço, o que não é diferente com as consultorias. Portanto, faça um bom networking, entre em contato com os empreendedores que você conhece e peça referências de consultores na área desejada.
A seguir, entre em contato com essas empresas, tire as suas dúvidas e avalie qual delas tem o melhor potencial para ajudá-lo de forma específica e competente. Leve em consideração todos os itens citados até aqui: serviços prestados, infraestrutura, experiência, clientes, preço, qualidade e rapidez no atendimento, grau de profissionalismo, confiabilidade, soluções personalizadas e grau de especialização na área.
A contratação de uma empresa de consultoria, independentemente da área desejada, é um processo que deve ser conduzido com muito cuidado. Seguindo as dicas acima, você certamente será capaz de encontrar boas soluções, que efetivamente resolverão o seu problema e farão com que a sua empresa prospere. Em contrapartida, contratar profissionais que não sejam experientes, estudados ou confiáveis pode produzir o efeito oposto, isto é, de fazer com que os seus problemas se agravem.
Assim, para não perder o seu tempo e o seu dinheiro, coloque as dicas acima em prática! Por falar nisso, e você? Já teve alguma experiência contratando uma consultoria? Como foi? Deixe o seu relato no espaço a seguir, por meio de um comentário. Além disso, que tal levar estas dicas a todos os seus amigos, colegas, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!