Quem trabalha com produção de conteúdo, seja na televisão, em um blog, em um canal de vídeos ou até mesmo nas redes sociais lida com um dilema constante: a repetição de conteúdo. Falar novamente sobre um assunto que já foi abordado parece ser uma solução eficaz quando passamos pelos bloqueios criativos, isto é, quando não temos em mente um novo tema.

Entretanto, abordar novamente aquilo que já foi dito é uma polêmica: há os que entendem essa prática como natural, mas há também os que a condenam firmemente. Diante dessa divergência de opiniões, selecionamos algumas vantagens e desvantagens de ser repetitivo na produção de conteúdo. Preparado para conhecê-las? Então, vamos lá!

Desvantagens

Vamos começar a nossa reflexão pelas desvantagens, que são mais óbvias e fáceis de entender.

1. Impressão de falta de assunto

Sabe aqueles programas de televisão que parecem falar sempre das mesmas coisas? Bem, eles podem ter ao seu lado o público que realmente adora e se interessa pelos temas, mas tende a perder a audiência de quem procura novidade. Por isso, a repetição de temas pode dar a impressão de que o produtor não tem repertório ou não é criativo.

É claro que essa impressão surge nos casos de profissionais que repetem exaustivamente os temas, e não quando abordam um tema que já foi trabalhado apenas de vez em quando. Tudo é uma questão de equilíbrio. Repetir um tema é uma coisa, fazer isso sempre é outra!

2. Tédio de quem já o segue há mais tempo

Repetir temas pode ser uma boa ideia para que os seus novos seguidores entendam quem você é, em que você acredita e quais conhecimentos você tem e que o destacam da concorrência.

PSC

No entanto, é importante pontuar que as pessoas que já seguem você há mais tempo podem ficar entediadas se você não oferecer a elas algo novo. Por isso, você até pode resgatar temas antigos para colocar os novos seguidores “na mesma página” em que os antigos, mas tente fazer isso de uma maneira diferenciada e inovadora, que seja atrativa também para o seu público de longa data. É uma ótima oportunidade para exercitar e exibir todo o seu potencial criativo, não acha?

Vantagens

Agora, vamos nos dedicar às vantagens de repetir alguns conteúdos em sua produção. Será que você consegue imaginar quais sejam alguns dos benefícios que essa ação oferece?

1. Educação de novas audiências

Precisamos ter em mente que o seu público é rotativo, ou seja, os 1000 seguidores que você tem hoje provavelmente não são exatamente os mesmos 1000 seguidores que você tinha na semana passada. Pessoas vêm e vão, de modo que é preciso resgatar alguns conteúdos para atualizar todo mundo. A repetição de uma informação, portanto, ajuda a educar essa nova audiência.

Além disso, é necessário ressaltar que não é porque uma pessoa segue a sua página há 3 anos que ela obrigatoriamente viu todos os seus posts. Portanto, entenda que repetir alguns conteúdos de vez em quando não faz mal, pois pode ensinar algo novo a quem ainda não viu aquela informação, bem como resgatar/reforçar conhecimentos que já haviam sido esquecidos pelos seguidores mais antigos.

2. Conquista de autoridade

Quando falamos que uma pessoa é autoridade no assunto, queremos dizer que ela tem conhecimentos vastos e profundos, geralmente com anos e anos de experiência no assunto que ela aborda. Por isso, repetir temas de vez em quando é uma maneira de construir a sua autoridade junto ao público.

A repetição é uma maneira de reforçar os seus conhecimentos, crenças e pensamentos, compartilhando-os com o público e fortalecendo a sua capacidade de explicar e argumentar. Isso o ajudará a convencer as pessoas de que você tem essa autoridade, ou seja, essa profundidade de conhecimentos e de experiência no tema em questão. Portanto, a repetição, sobretudo dos assuntos mais importantes e essenciais em sua área de atuação, pode ser uma boa ideia nesse sentido.

3. Estímulo à criatividade

Um dos maiores argumentos para vencer quem defende que a repetição de conteúdo é negativa é o fato de que um mesmo assunto pode ser trabalhado de diferentes maneiras. É como se o produtor de conteúdo fosse um professor, que precisa encontrar formas distintas para explicar algo, de modo que a compreensão do tema fique mais fácil e que o ensino não fique monótono.

Sendo assim, é fato que se você apenas copiar e colar o assunto com as mesmas palavras usadas no passado, isso sim será algo negativo. Todavia, se você pensar em formas diversas de abordar o assunto, certamente exercitará a sua criatividade.

Mudar o formato do post, encontrar outros argumentos para defender o seu ponto de vista, diversificar os exemplos que você usa, atualizar dados estatísticos e encontrar informações adicionais são algumas das maneiras criativas de inovar em um tema repetido.

4. Aumento na qualidade da sua produção

Por fim, é sempre bom ressaltar que quanto mais uma pessoa faz algo, melhor se torna o seu desempenho na atividade em questão. Em outras palavras, a persistência e a prática levam à perfeição. Por isso, quanto mais você exercitar a sua capacidade de produzir os seus conteúdos, mais alta será a qualidade das suas publicações.

Se você abordou um assunto em um post, mas não obteve muitos engajamentos, por exemplo, pode ser que a mensagem não tenha ficado clara, que a linguagem não tenha sido interessante, que os exemplos não tenham ajudado, enfim, há diversas possibilidades. Por isso, a repetição de um tema permite que você identifique quais são as estratégias e formatos que produzem melhores resultados com o seu público e quais devem ser deixados de lado, em um sistema de melhoria contínua.

Em outras palavras, a experimentação de diferentes formas para um mesmo conteúdo permite que você lapide a sua produção para ir ao encontro dos formatos que mais geram resultados, o que naturalmente faz você crescer.

Em conclusão, podemos afirmar que ser repetitivo na produção de conteúdo só será um problema se você fizer isso excessivamente ou se você não for capaz de gerar alguma inovação ou alteração na forma como você aborda o mesmo tema novamente.

Se conseguir vencer esses dois obstáculos, certamente conseguirá usufruir das vantagens que a repetição oferece: educação de novas audiências, reforço de antigos temas, conquista de autoridade, estímulo à criatividade e aumento na qualidade da produção!

E você, querida pessoa, imaginava que ser repetitivo na produção de conteúdo pudesse oferecer tantos benefícios? Como tem lidado com essa questão na sua profissão? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Por fim, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!