Quem é que não gosta de viver um grande amor e ter ao seu lado um companheiro para todas as horas, não é mesmo? De fato, viver um relacionamento amoroso é maravilhoso, mas isso não significa ser perfeito. Até mesmo aquele casal que parece viver um conto de fadas nas redes sociais tem as suas crises.

O ciúme, os conflitos de interesses, as tarefas domésticas, a confiança, as interferências familiares e até mesmo o dinheiro podem ser causas de conflitos entre casais. Se não houver respeito, tolerância e aprendizado mútuo, fica difícil dar continuidade a uma relação assim.

A verdade é que todo mundo passa por isso em alguns momentos da relação. Dessa forma, é importante saber o que fazer quando esse cenário aparecer. Por isso, separamos algumas dicas para que você recupere as alegrias da vida a dois!

Faça do diálogo uma rotina

Se você sente que algo negativo está acontecendo ou que há algum comportamento do companheiro de que você não gosta, fale. Com jeito, com respeito, com educação, sem tom acusatório e sem levantar a voz, mas fale. Ele tem o direito de saber o que tem incomodado você justamente para que ele tenha a oportunidade de melhorar.

Da mesma maneira, esteja aberto às críticas construtivas que receber da outra parte. É melhor ser transparente desde o início do que empurrar as pequenas insatisfações para debaixo do tapete e ter uma explosão emocional em um dia em que os limites sejam ultrapassados. Por isso, converse, inclusive sobre os temas mais delicados, como família, casamento, dinheiro, divisão das responsabilidades em casa, ciúme etc.

Não queira mudar o outro

Não é à toa que se diz que apenas com amor um relacionamento sobrevive. Amar alguém é também compreender e aceitar que o outro não é perfeito e que algumas características que não são muito bacanas precisam ser relevadas.

Por isso, em um relacionamento, as conversas devem ter o objetivo de fazer com que os envolvidos na relação tornem-se pessoas melhores, o que é diferente de querer mudar completamente o jeito de ser do parceiro. Dar alguns toques e conselhos sobre pontos específicos é interessante. Todavia, se você quer que a pessoa mude completamente, ou se percebe que o outro deseja que você faça isso, é sinal de algo está errado.

Respeite a individualidade do parceiro

Em uma relação amorosa, é natural que uma pessoa seja a prioridade da outra e que os dois queiram fazer o máximo possível de atividades juntos. No entanto, entenda que também é importante dar um respiro para a individualidade. Enquanto um quer praticar esporte com os amigos, o outro quer ir ao shopping fazer compras, e está tudo bem.

As pessoas precisam da sua liberdade, compreendendo que há aspectos que dizem respeito apenas à vida individual. É o caso do trabalho, por exemplo. É importante que os casais respeitem as profissões um do outro e consigam compreender esses momentos mais individuais.

Tenham momentos divertidos a dois

Quando não estiverem dedicando-se às atividades individuais, porém, é fundamental que os dois desfrutem de bons momentos juntos. Coisas simples podem deixar o dia mais feliz, como regar as plantas do jardim, assistir a um filme romântico, caminhar de mãos dadas pelo bairro ao entardecer, tomar uma taça de sorvete, e por aí vai.

Nas ocasiões especiais, como aniversários, vale a pena fazer uma surpresa mais elaborada, comprar um presente bacana, ir ao restaurante favorito e quem sabe viajar para um destino incrível. Ter rotina facilita a vida, mas não podemos permitir que ela torne a relação tediosa. Por isso, sair dela de vez em quando é bom!

Não tenha medo das mudanças no relacionamento

Todo relacionamento tem fases específicas. No começo, tudo é novidade e empolgação. Com o passar do tempo, porém, esse “calor” do início diminui, o que é natural e ocorre com qualquer casal. A partir de então, é sinal de que a relação amadureceu.

É necessário pontuar, entretanto, que amadurecer em uma relação é muito diferente de esfriá-la. Por mais que os hormônios do começo da relação tenham abrandado, o amor e a lealdade continuam sólidos. No entanto, se você perceber que um dos dois (ou ambos) está sendo indiferente ou frio em relação ao outro, aí sim é importante ter uma conversa.

Reflita sobre as suas atitudes

Quando percebemos que o outro está agindo de alguma maneira desagradável ou inesperada, logo identificamos do que se trata. Antes de questionar a pessoa a respeito das atitudes dela, porém, reflita sobre as suas. Você deu algum motivo para que ela aja dessa maneira? Você tem sido um bom parceiro? Tem ajudado nas tarefas domésticas? Tem sido responsável? Tem demonstrado os seus sentimentos? Tem sido carinhoso e compreensivo?

É importante fazer esse exame de consciência para que nós também identifiquemos em nós mesmos aquilo em que podemos melhorar. Pode ser, de fato, que você não tenha feito nada demais, e então vale a pena conversar com o companheiro. No entanto, reflita antes disso.

Verifique se o problema é real

“Ele foi tão frio comigo hoje, será que não me ama mais?”. “Ela só quer saber de sair com as amigas e tem se produzido tanto. Será que ela está com outro homem?”. Atire a primeira pedra quem nunca teve a mente “invadida” por esses pensamentos trágicos.

Antes de sair julgando a pessoa, chegando a conclusões precipitadas, invadindo as redes sociais dela e tirando satisfações de forma brusca, pense. Respire fundo, acalme-se e passe as suas angústias pelo crivo da racionalidade. Sair com as amigas faz dela alguém infiel? Ser frio em algum dia significa o fim do sentimento? Pode ser que o parceiro esteja apenas estressado no trabalho ou com dor de cabeça, por exemplo.

Tome decisões

Ao seguir as dicas acima, você conseguirá analisar as situações da sua relação de forma mais racional e eficaz. Muitas vezes, tudo se resolve com base no diálogo. Se as conversas forem produtivas e se houver sintonia entre as partes, muito provavelmente a harmonia poderá ser restabelecida.

Contudo, se, mesmo seguindo as dicas acima, você perceber que os erros cometidos pelo parceiro foram graves demais ou que vocês realmente têm interesses e objetivos muito diferentes na vida, pode ser necessário encerrar o relacionamento. A decisão é sua e demonstra muita maturidade. A única coisa que não devemos fazer é investir e dedicar tempo e energia onde não vemos futuro e em relações em que só um dos dois cede, mas o outro nunca.

Coloque as dicas acima em prática e você verá a sua relação ser reaquecida e retomar os caminhos da felicidade e do amor. Tenha muito sucesso na sua vida a dois!

E você, querida pessoa, como age quando o seu relacionamento não vai bem? Segue as recomendações acima? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Por fim, que tal levar estas dicas a todos os seus amigos, colegas, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!