O consenso atual da comunidade médica é o de que ter saúde não significa apenas não estar doente, mas também ter sensação de bem-estar, felicidade, disposição e energia para as atividades do dia a dia. Sendo assim, a saúde física e mental deve ser uma prioridade para qualquer pessoa.

Viver com saúde é um elemento que consiste, na verdade, em um conjunto de hábitos que precisam ser adotados diariamente para que os seus efeitos sejam sentidos. É algo que exige alguma disciplina, mas que compensa, e muito, em termos de qualidade de vida. Neste artigo, reunimos os 8 principais deles. Boa leitura!

1. Cuide da alimentação

Você já ouviu falar que você é aquilo que você come? Isso é a mais pura verdade. Os nutrientes que hoje estão nos alimentos que você vai consumir, amanhã farão parte da composição de cada parte do seu corpo. Por isso, assim como não devemos colocar combustível de origem duvidosa em um carro, também devemos investir em alimentos de qualidade.

Proteínas, vitaminas, fibras, carboidratos, sais minerais e gorduras saudáveis devem compor a nossa alimentação, sempre com equilíbrio. Para isso, consuma regularmente verduras, legumes, frutas, cereais e carnes magras. Quanto aos alimentos industrializados — ricos em aditivos químicos, gorduras, açúcares e sódio —, é melhor consumi-los ao mínimo possível.

2. Descanse adequadamente

O descanso, assim como a alimentação, é um fator que permite que recuperemos as nossas energias, reabastecendo cada célula do organismo. Sendo assim, respeite os limites do seu corpo e da sua mente, não fazendo mais do que eles são capazes. Lembre-se de que adultos precisam, em média, de 8 horas de sono por noite, embora esse valor possa variar de pessoa para pessoa.

O fator descanso também envolve as férias, os fins de semana e o simples fato de não fazer muitas horas extras no trabalho. Os momentos de lazer junto da família e dos amigos também são essenciais para o humor e para a motivação diária — elementos-chave na saúde mental. Por isso, divida o seu tempo de forma equilibrada entre as diferentes áreas da vida.

3. Pratique exercícios físicos com regularidade

PSC

O corpo humano foi feito para movimentar-se. O sedentarismo é como um carro que deixamos na garagem e nunca usamos — vai enferrujar e dar problemas quando precisarmos dele. Portanto, mantenha o seu corpo ativo, mas sempre respeitando os seus limites. Encontre atividades que lhe deem prazer, como caminhadas, futebol, dança, natação, corrida, entre outras.

A atividade física oferece diversos benefícios, como: fortalecimento de ossos e músculos, fortalecimento do sistema imunológico (aumentando a resistência a doenças), melhora na digestão, controle do peso, prevenção a doenças cardiovasculares, promoção de saúde mental, entre outros.

4. Hidrate-se

Uma pessoa deve ingerir diariamente 30 ml de água por kg de seu peso. Assim, um indivíduo com 80 kg deve tomar 2,8l de água por dia. A água, assim como os nutrientes e o oxigênio, é um elemento fundamental para a manutenção da vida, de modo que devemos evitar a desidratação cautelosamente.

As principais funções da água no organismo são: transporte de substâncias, auxílio ao metabolismo, controle da temperatura corporal, remoção de toxinas, auxílio na digestão, absorção de nutrientes, conversão de alimentos em energia, realização de reações químicas e composição dos tecidos do corpo (ossos, órgãos, sangue, músculos etc.).

5. Atente-se aos produtos que você tem utilizado

Além de escolher cuidadosamente os alimentos a serem consumidos, também precisamos ficar muito atentos aos demais produtos que temos utilizados. Isso inclui medicamentos, suplementos vitamínicos, xampus, condicionadores, tintas de cabelo, maquiagem, cosméticos em geral e até mesmo os produtos de limpeza que aplicamos em casa.

A composição desses elementos pode ser prejudicial à saúde e provocar intoxicações ou reações alérgicas. Por isso, atente-se à procedência e às certificações de qualidade de cada produto que usar. Quanto aos medicamentos, evite automedicar-se o quanto for possível. Não faça uso de substâncias sem uma prescrição profissional.

6. Cuide da saúde mental

Além da saúde física, é essencial que cuidemos também da saúde mental, afinal de contas, corpo e mente não são unidades separadas, mas sim um todo integrado. Portanto, respeite os limites da sua mente, procure ter um bom convívio com todos ao seu redor, tenha momentos de lazer e diversão, manifeste gratidão diária por tudo aquilo que você tem, confie em si mesmo e deixe de se comparar com as outras pessoas.

Além disso, sempre que você sentir que está surgindo algum transtorno, como um vício, uma compulsão, oscilações de humor, ansiedade desproporcional aos fatos, desânimo, perda de sentido na vida, irritabilidade, entre outros fatores emocionais que estejam comprometendo a sua qualidade de vida, procure um médico e um psicólogo. Esses transtornos podem ser bem debilitantes, mas há tratamento!

7. Ouça os sinais do seu corpo

Isso nos leva a outro ponto muito importante para a promoção de saúde, que é ficar atento ao seu corpo e à sua mente. É fato que nem todo problema de saúde dá sinais, mas a maioria manifesta algum tipo de sintoma. Por isso, atente-se a qualquer dor ou alteração que apareça em seu corpo, bem como mudanças em seus sentimentos e comportamentos.

Pode ser que não seja nada grave, mas também não custa ir ao médico para verificar de vez do que se trata. Lembre-se sempre de que todo problema que é diagnosticado antecipadamente tem maiores e melhores possibilidades de recuperação.

8. Procure ajuda médica quando necessário

Os médicos são profissionais que dedicam a vida ao estudo da anatomia e da fisiologia de diferentes partes do organismo, das doenças que podem surgir e das possibilidades existentes para tratá-las. Portanto, recorra a um médico de confiança sempre que necessário. Além disso, lembre-se de que existem outras áreas da saúde que atuam de modo complementar, como é o caso dos psicólogos, dos nutricionistas, dos fisioterapeutas, dos educadores físicos, e por aí vai.

Por fim, lembre-se de fazer exames de rotina de tempos em tempos para verificar se está tudo bem com a sua saúde e, se houver alguma alteração, tratá-la rapidamente. Como diz o ditado, é melhor prevenir do que remediar, não é mesmo? Portanto, faça a sua parte!

A saúde é a maior riqueza do ser humano. Sem ela, não somos capazes de conquistar os nossos objetivos pessoais, profissionais, familiares, financeiros, e por aí vai. Ela é a base de tudo e, portanto, precisa ser tomada como prioridade. Sendo assim, cuide-se e viva com qualidade, seguindo as dicas acima.

E você, querida pessoa, tem cuidado adequadamente da sua saúde física e mental? O que você tem feito em nome de uma vida mais saudável? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Por fim, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!