Um consultor empresarial é uma pessoa que não faz parte do quadro de funcionários de uma empresa, mas que tem os seus serviços contratados por ser um especialista em alguma área. Isso ajuda os líderes da organização a focar nas iniciativas empresariais, além de levar mais organização, avaliação da situação atual, identificação de aspectos que podem ser melhorados e soluções eficazes para aumentar a produtividade de uma empresa.

Todavia, muitos empreendedores ainda têm dúvidas sobre como esse processo funciona e quais vantagens ele pode oferecer. Para descobrir todas essas informações, continue a leitura do artigo a seguir.

O que é e como funciona uma consultoria empresarial?

A consultoria empresarial é um serviço externo contratado por uma empresa para identificar e solucionar os problemas da organização com mais objetividade, de modo que a empresa possa tomar decisões mais eficazes e tornar-se mais produtiva.

O consultor, portanto, é um profissional especialista em um determinado assunto e que oferece os seus serviços a diferentes empresas, sem fazer parte oficial do quadro de funcionários de nenhuma delas. Por isso, ele tem um olhar externo e objetivo quanto aos problemas de cada organização, identificando valiosas oportunidades de melhoria que passam batido pelos gestores que estão diretamente envolvidos na empresa.

O gestor, ao identificar que precisa de ajuda, contrata o consultor. Por meio de reuniões, observações e análises aprofundadas, o consultor identifica problemas e/ou oportunidades de melhoria. Ele, então, faz recomendações de ações, seguindo um planejamento estratégico, ou seja, um cronograma. Ao colocá-las em prática, o consultor oferece assistência ao gestor da empresa, fazendo críticas construtivas e compartilhando os seus conhecimentos.

A consultoria pode ser realizada apenas em um projeto pontual ou tornar-se uma parceria de longa data, sem prazo definido. Ela pode ser realizada em diferentes áreas do conhecimento, como: tecnologia, marketing, vendas, finanças, assessoria jurídica, gestão estratégica, recursos humanos, entre outros. Ao final do processo, é importante avaliar os impactos da consultoria sobre os resultados obtidos pela organização.

Quais vantagens o processo oferece?

Já deu para ter uma noção sobre a importância e as vantagens que as consultorias oferecem às instituições, não é mesmo? Na sequência, você conferirá as 7 principais delas.

1. Objetividade na revisão de processos em momentos de crise

Um consultor, por não fazer parte da cultura e do dia a dia da empresa, consegue, muitas fezes, ter uma percepção sobre os fatos da organização diferenciada da visão de quem está ali diariamente, viciado pelos processos de sempre. Por isso, a consultoria, por ser uma análise externa, consegue ser muito mais objetiva.

Os consultores conseguem identificar falhas e oportunidades de melhoria nos processos internos das organizações que os seus próprios líderes não seriam capazes de enxergar. Quem vê uma situação de fora consegue, frequentemente, identificar soluções mais eficazes do que quem está ali mergulhado no problema, seguindo os padrões organizacionais de sempre.

2. Orientação aos novos empreendedores

As consultorias podem ser particularmente importantes aos empreendedores que acabaram de abrir os seus próprios negócios e que ainda não têm muita experiência. As dúvidas, os medos e a insegurança falam alto nesse início, de modo que ter um consultor por perto pode trazer mais segurança e inteligência ao tomar decisões.

Isso acontece porque um empreendedor deve ter noções gerais sobre todas as áreas da empresa, mas dificilmente será um especialista em todas elas. Dessa forma, pode ser importante contratar consultores especializados em determinados assuntos quando a necessidade surgir. Isso evita que decisões equivocadas sejam tomadas, devido à falta de experiência.

3. Aumento no controle estratégico e financeiro

Um bom consultor será capaz de mapear os processos da empresa para identificar onde estão as principais fontes de problemas. Elas podem estar prejudicando a produtividade dos funcionários, a conquista de clientes, as parcerias com fornecedores e, consequentemente, os cofres da organização.

Por isso, o consultor tem a capacidade de reconhecer as dinâmicas problemáticas internas da empresa, propondo modificações que as resolvam, como: renegociação de fornecedores, redesenho de processos internos, redução de custos, reelaboração do orçamento empresarial etc. Isso favorece o fluxo de caixa da instituição, de modo que ela se torne mais econômica, produtiva, sustentável, lucrativa e com bom potencial de crescimento.

4. Auxílio nas tomadas de decisão

Como citamos, os donos das empresas têm uma visão geral sobre elas, mas não conseguem ser profundos conhecedores de cada área que as compõe. Assim, um empreendedor pode ser um profundo conhecedor de finanças, mas não saber muito sobre gestão de recursos humanos, por exemplo.

Nesses casos, a contratação de um consultor ajudará o empresário a tomar decisões mais eficazes nas áreas em que ele não tem tanta experiência. O consultor não tomará as decisões pelo líder, mas certamente apontará a ele os melhores caminhos estratégicos, com base em seu conhecimento e em sua experiência prévia.

5. Qualificação do empreendedor

Ao conviver com consultores de diferentes áreas, naturalmente, o empreendedor vai adquirir cada vez mais conhecimento sobre esses setores. Por isso, os líderes empresariais que investem em consultoria acabam investindo por tabela em sua própria qualificação profissional.

O aprendizado, as dicas, as respostas às dúvidas, as ferramentas e os saberes compartilhados pelo consultor enriquecem o repertório do empresário, que se torna um profissional mais completo e competente para lidar com as dificuldades das diferentes áreas da sua empresa, que surgem dia após dia.

6. Promoção da inovação e da produtividade na empresa

A promoção contínua de melhorias nos processos internos da organização tende a facilitar o trabalho dos colaboradores. Naturalmente, isso se converte em profissionais mais produtivos, que conseguem resolver problemas e alcançar as suas metas com mais objetividade e até mesmo em menos tempo.

Além de prevenir problemas, também é fato que a consultoria pode estimular os líderes e os colaboradores da empresa a encontrarem maneiras distintas de realizar as suas tarefas, o que favorece a cultura da inovação. Como o consultor trabalha para diferentes empresas, ele pode trazer referências externas que podem ser muito benéficas naquela instituição. Isso confere mais competitividade à empresa, já que permite a obtenção de diferenciais competitivos.

7. Preservação da saúde física e mental do empreendedor

Empreendedores que tentam “abraçar o mundo” e dar conta de todas as tarefas da empresa fatalmente adoecem física e emocionalmente. Ninguém consegue responsabilizar-se por tudo, de modo que é preciso delegar atividades e pedir ajuda a quem tem mais conhecimento em determinados assuntos.

Por isso, o auxílio de um consultor permite que o líder da empresa dedique-se à gestão da empresa, mas sem se estressar com as particularidades de cada área. Isso confere a ele mais tranquilidade, menos estresse e mais equilíbrio emocional.

A consultoria empresarial, portanto, é a contratação de um serviço externo extremamente vantajoso. O olhar de alguém que não está habituado àquele universo pode enxergar maneiras de corrigir erros e de promover o crescimento da empresa em assuntos específicos, o que beneficia os líderes, os colaboradores e a organização como um todo.

E você, querida pessoa, já teve alguma experiência com consultoria, seja contratando-a ou prestando-a a outras empresas? Então, deixe o seu comentário aqui embaixo. Além disso, que tal compartilhar este artigo nas suas redes sociais, com todos os seus amigos, colegas, familiares e com quem mais possa se beneficiar destas informações?