Hoje em dia, muitas pessoas recorrem à internet para comprar produtos e serviços. O que antes demandava longas caminhadas pelos shoppings e pelas ruas da cidade à procura de produtos de qualidade atualmente pode ser resolvido com uma simples consulta ao Google.

O mecanismo de busca permite que qualquer pessoa encontre websites de empresas que ofereçam exatamente aquilo que ela procura, sejam produtos, sejam serviços. Aliás, a internet permite que pesquisas cada vez mais precisas sejam feitas, levando em consideração modelos, tamanhos, características, preços, e por aí vai.

Por isso, cada vez mais, os empreendedores têm recorrido a esse meio para vender os seus produtos e serviços. Mas como exatamente devemos fazer isso? Confira os 10 passos que separamos a seguir!

1. Selecione o que você deseja vender

Para que você escolha um produto ou um serviço a ser comercializado pela internet, é importante que, em primeiro lugar, você se questione: “Qual é o desejo ou necessidade da população que eu quero resolver por meio dos meus produtos?” É primordial que o seu produto seja útil, que tenha uma boa quantidade de possíveis compradores e que tenha diferenciais em relação à concorrência.

Escolha um nicho de mercado com o qual você tenha alguma afinidade, pois isso facilita o seu trabalho e a escolha de fornecedores, por exemplo. Seja específico quanto ao tipo de produto e serviço que você deseja comercializar. Não queira “vender de tudo”.

2. Identifique o seu público-alvo

Tendo em mente o produto que você deseja vender e o tipo de desejo/necessidade que ele resolve, você conseguirá definir o seu público-alvo, isto é, as pessoas que têm essa necessidade. Esse público potencial obviamente precisa ter acesso à internet de alguma forma, seja em computadores ou em smartphones.

Depois, você poderá segmentar esse público em gênero, faixa etária, classe socioeconômica, grau de escolaridade, localização geográfica, estilo de vida, desejos, necessidades, sonhos, medos, e por aí vai. Tente traçar um perfil bastante específico. Sair “atirando para todos os lados” é uma péssima estratégia.

3. Escolha os seus canais de comunicação e vendas

A internet é um meio de comunicação composto por diversos canais: anúncios publicitários, anúncios patrocinados no próprio Google, website, chats, redes sociais, fóruns, marketplaces e até mesmo parcerias com influenciadores digitais relevantes ao seu público-alvo.

A escolha desses canais naturalmente depende do comportamento online do seu público. Se ele só confia no Google e nos sites das empresas, por exemplo, será que vale a pena gastar dinheiro com anúncios nas redes sociais? Verifique o que é mais vantajoso para o seu nicho e para o seu potencial consumidor.

4. Construa a sua marca

A marca é o nome pelo qual os seus produtos ficarão conhecidos na sociedade. Por isso, esse nome deve ser de fácil pronúncia e grafia. A partir da seleção do nome, você também deve pensar na identidade visual da sua marca, contendo símbolos, logotipo, cores institucionais, entre outros aspectos. Também é importante definir a missão, a visão, os valores e um slogan criativo para ela.

Verifique se o nome escolhido está disponível por meio do site “registro.br”. Se estiver, registre a sua marca no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), de modo a prevenir a ocorrência de problemas com a justiça.

5. Pesquise o que a concorrência faz

Monitorar as ações da concorrência é uma atitude que deve ser rotina na vida de qualquer empreendedor, inclusive pela internet. Você deve responder às seguintes perguntas: quem são os seus concorrentes? O que eles vendem? Como você se diferencia deles? É por preço? É por qualidade? É por variedade?

Quanto mais você estiver atento aos competidores, mais você será capaz de desenvolver estratégias para superá-los. Lembre-se de que um concorrente nem sempre é uma empresa da mesma área, podendo ser outro produto similar, mas não exatamente igual.

6. Defina os preços dos itens a serem comercializados

Para executar a precificação dos itens que você deseja vender, você também precisa compreender a dinâmica do mercado em que você está inserido. Quais são os preços praticados pelos concorrentes? Há algum órgão que regulamenta essa precificação?

Contudo, a precificação não deve ser baseada exclusivamente nas práticas dos concorrentes. O empreendedor também deve checar quanto ele gasta para produzir cada unidade e qual é a margem de lucro que ele deseja obter.

7. Determine os meios de pagamento

Cartão de crédito? PIX? Emissão de boleto? Quais meios de pagamento você vai disponibilizar para que o seu cliente efetivamente conclua a compra? O ideal é oferecer diferentes opções, de modo que o próprio consumidor determine o que é mais cômodo. Nessa etapa, certifique-se de que o seu site seja 100% seguro e rápido.

Além de analisar o que é mais vantajoso para o seu público, verifique também o que é mais benéfico para você. Consulte as taxas praticadas em cada um desses meios antes de tomar a sua decisão.

8. Estabeleça a rede logística

A rede logística compreende a forma como o produto será distribuído e entregue ao consumidor em sua casa. Nesse sentido, é necessário definir:

  • O serviço de transportes de mercadorias;
  • A existência (ou não) de intermediários nesse processo de entrega;
  • A administração eficaz dos estoques, de modo que não haja falta nem excesso de produtos;
  • A política de trocas e devoluções, incluindo sistemas de logística reversa.

Entregar um produto no tempo adequado e sem avarias é tudo o que o consumidor espera. Muitas empresas pecam nesse quesito, de modo que organizar bem a logística do seu negócio pode se tornar um grande diferencial competitivo, oferecendo uma experiência memorável ao seu cliente.

9. Faça uma divulgação criativa

A propaganda é a alma do negócio, como se diz popularmente. Para que você ganhe uma boa quantidade de clientes, é preciso que eles, antes de tudo, saibam que você existe. Para que isso aconteça, explore a sua marca e os diferenciais dos seus produtos nos diferentes canais de comunicação.

Na internet, você pode fazer isso por meio do website da empresa, do blog corporativo, das redes sociais, dos anúncios pagos, das parcerias com influenciadores digitais, da assessoria de imprensa, dos e-books, das newsletters, do e-mail marketing, e por aí vai. Novamente, verifique as características dos seus potenciais consumidores para identificar as estratégias mais eficazes para estabelecer a comunicação junto deles.

10. Ofereça um atendimento de qualidade ao cliente

Após a seleção dos canais de comunicação e vendas, certifique-se de que você tenha profissionais qualificados e treinados para atender o cliente. Esses profissionais precisam saber responder e-mails e mensagens na internet, tirando as dúvidas dos clientes, apresentando as opções mais compatíveis com as necessidades deles e também fazendo um bom trabalho pós-venda. O ideal é que o consumidor não fique esperando por muito tempo até ser respondido.

Após a conclusão da venda, entre em contato novamente com o cliente para saber o que ele achou do produto ou como ele avalia a prestação do serviço. Faça uma pequena pesquisa de satisfação, de modo que a empresa identifique quais aspectos estão sendo bem-avaliados e em quais ela ainda precisa melhorar.

Coloque os 10 passos acima em prática para usar a internet para vender os seus produtos e serviços de forma eficaz. Aproveite o que a tecnologia tem de melhor para levar as suas soluções a quem mais precisa delas!

E você, querida pessoa, tem o hábito de comprar coisas pela internet? O que você mais prioriza nesse tipo de transação? Utilize o espaço abaixo para nos contar a sua opinião. Por fim, se este conteúdo lhe ajudou de alguma maneira, que tal levá-lo a todos os seus amigos, colegas e familiares? Compartilhe este artigo por meio das suas redes sociais!