Ao assistir a um filme publicitário na televisão, você já se perguntou como os profissionais da propaganda conseguiram conceber uma ideia tão incrível como aquela? Ao se deparar com um novo produto, serviço, aplicativo etc., você já se questionou sobre como foi o processo para que as empresas chegassem a soluções tão úteis e criativas?

Com frequência, é utilizada uma técnica chamada brainstorming. Ela é muito útil nos trabalhos que demandam mais criatividade e ajuda na superação dos bloqueios criativos vividos por designers, publicitários, escritores, artistas, entre outros profissionais que dependem dessa característica para viver. Contudo, qualquer pessoa que esteja necessitada de um bom insight para resolver um problema pode recorrer a essa técnica bastante eficaz.

Neste artigo, você vai entender o que é um processo de brainstorming e como ele pode ser feito. Siga em frente e tenha uma ótima leitura!

O que é brainstorming?

Brainstorming é um termo em inglês, originado da combinação de duas palavras: “brain”, que significa “cérebro” e “storm” que significa tempestade. Em uma tradução livre, o conceito de brainstorming costuma ser referido como “tempestade cerebral” ou “tempestade de ideias”.

Trata-se de uma técnica para superar bloqueios criativos e estimular o pensamento à procura de soluções adequadas e eficazes para os problemas e desafios que surgem. O processo é muito conhecido entre os empresários, jornalistas, publicitários, designers, artistas, escritores, arquitetos, entre outros profissionais.

A técnica permite que as pessoas, individualmente ou em grupo, exponham as ideias livremente, para que, posteriormente, avaliem a utilidade de cada uma. Assim, ocorre uma verdadeira tempestade de sugestões e possibilidades, mesmo que inicialmente não pareçam as melhores, até que se chegue a uma resposta eficaz.

Quais são os tipos de brainstorming que existem?

Os processos de brainstorming podem ser classificados quanto à quantidade de pessoas que participam da atividade e quanto à maneira como é executado. Em relação à quantidade de pessoas, basta que você entenda que a tempestade de ideias pode ser executada por uma pessoa individualmente (como geralmente fazem os professores e escritores) ou por um grupo (como fazem as agências de publicidade, escritórios de arquitetura, emissoras de televisão e empresas, de maneira geral).

Quanto ao método utilizado, o brainstorming pode ser ordenado, ou seja, em que cada membro de um grupo apresenta as suas ideias em sequência, para que, posteriormente, todos façam uma avaliação minuciosa de cada uma delas. Já o método livre permite que as pessoas do grupo se reúnam e exponham livremente as suas ideias, enquanto uma pessoa as registra. A escolha dos tipos de brainstorming depende naturalmente da personalidade do indivíduo e/ou da cultura da organização.

Como fazer um brainstorming de sucesso em 5 passos?

Independentemente do tipo de brainstorming que a pessoa ou que o grupo deseje realizar, é fato que existe alguma ordem para a execução dos procedimentos. Não podemos nos esquecer de que o brainstorming é uma técnica e que, portanto, consiste em uma sequência de etapas a serem executadas de modo que produzam os melhores resultados possíveis. Confira as 5 etapas de um brainstorming na sequência!

1. Estabeleça um objetivo

Por que você está fazendo um brainstorming? Essa é a primeira questão a ser respondida. Definir um objetivo é primordial para que os envolvidos no processo não “fujam” do tema e acabem caindo em uma série de ideias que, por mais incríveis que sejam, não resolvem exatamente a questão.

Por exemplo, não adianta nada que uma agência de publicidade crie uma campanha linda e extremamente criativa para divulgar um novo produto se ela não resolver o problema de comunicação básico, que é explicar às pessoas como aquele produto funciona. Percebe a importância dessa etapa inicial?

2. Anote todas as ideias

Depois de definir o objetivo da sessão de brainstorming, é hora de anotar todas as ideias que passarem pela sua cabeça ou pelas cabeças do grupo do qual você faz parte. Nesse momento, deixe a criatividade aflorar. Anote tudo, mesmo as ideias que pareçam mais malucas ou improváveis. Ao final do processo, pode ser que essa ideia inicialmente questionável, com algumas adaptações, torne-se a melhor resposta.

Assim, em uma campanha publicitária, por exemplo, os profissionais da área podem sugerir diversas estratégias, como anúncios em revista, comerciais de televisão, parcerias com celebridades da internet, promoções especiais, realização de eventos, enfim, possibilidades não faltam.

3. Avalie cada ideia individualmente

Depois de anotar todas as ideias propostas, aí sim é a hora de verificar quais delas são as melhores. Quando se fala em criatividade, não existe “certo” e “errado”, mas sim o que “faz sentido” e o que “não faz sentido” naquele contexto. Dessa forma, faça um exame crítico e minucioso, ideia por ideia, levantando os pontos positivos e negativos de cada uma delas.

As ideias menos tradicionais podem ser vistas como as que mais apresentam pontos negativos à primeira vista, mas um olhar mais detalhado pode modificar essa visão. Não se esqueça de que um filme publicitário da Mercedes-Benz teve o funk “Lelek Lek” como trilha sonora e, mesmo dividindo opiniões, fez bastante sucesso.

4. Verifique a possibilidade de combinar ideias

Após a avaliação detalhada das ideias apresentadas, pode acontecer de nenhuma delas ser exatamente brilhante para resolver o problema em questão. Aliás, isso ocorre com alguma frequência. Nesse caso, o que pode ajudar é a combinação de ideias.

Duas ideias podem ser fracas individualmente, mas, se combinadas, podem gerar um resultado muito interessante. Por exemplo, se um publicitário deseja anunciar o produto de um cliente nas redes sociais, enquanto outro publicitário prefere divulgá-lo por meio de um filme para a televisão, por que não produzir a peça televisiva e depois fazer uma edição desse filme, específica para as redes sociais? Esse tipo de sugestão é bastante frequente.

5. Conclua o processo com um plano de ação

O propósito de uma sessão de brainstorming é chegar à melhor ou às melhores ideias para resolver um problema, o que pode consistir também em uma combinação de duas ou mais ideias, conforme visto no item anterior. Após a conclusão dessa etapa, é hora de estabelecer um plano estratégico de ação, isto é, de definir como a ideia ganhará forma.

Tendo escolhido o que deve ser feito, é hora de responder: onde, quando, como, quem, por que deve ser feito e quanto vai custar. Divida a ação em pequenas atividades, de modo que você possa executá-las uma de cada vez, ou delegá-las aos membros do grupo.

Confira algumas dicas gerais para concluir/enriquecer o processo de brainstorming:

  • Não interrompa o fluxo de ideias quando estiverem surgindo;
  • Não avalie as ideias antes de todas terem sido expostas;
  • Não permita que conflitos surjam na discussão em grupo e dê oportunidades iguais para que todos, sem exceção, falem;
  • Consuma cultura: diversifique o conteúdo que você consome — livros, músicas, programas de televisão, filmes, peças de teatro, exposições, eventos, viagens etc.;
  • Seja curioso!

E você, querida pessoa, já participou de algum processo de brainstorming? Como foi a sua experiência? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!