Bom relacionamento interpessoal. Você com certeza já viu essa frase em algum anúncio de vaga de emprego, não é mesmo? E não é à toa. A comunicação interpessoal é uma habilidade cada vez mais exigida, independentemente da área profissional em que a pessoa esteja inserida.
A comunicação interpessoal pode ser definida como a capacidade que as pessoas têm de compartilhar informações entre si, seja por meio de palavras ou outras formas de comunicação, como gestos e olhares.
É assim que são estabelecidos diálogos construtivos, por meio das palavras faladas, escritas e dos gestos. No entanto, não precisamos apenas aprender a emitir os pensamentos, mas também a sermos receptores das ideias dos colegas, por meio da escuta, da leitura e da observação.
Boa parte dos problemas que acontecem no ambiente de trabalho se devem a um relacionamento ineficiente. Uma palavra fora de lugar ou um tom inadequado podem criar grandes confusões, ou mesmo atrasar a solução de problemas que inicialmente nem eram tão graves.
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Por que o relacionamento interpessoal é importante na vida profissional?
Ninguém é capaz de fazer absolutamente tudo sozinho no dia a dia profissional. Naturalmente, um psicólogo ou um professor precisarão de mais habilidades comunicacionais do que um programador, por exemplo. Contudo, em maior ou menor grau, todos nós dependemos de outras pessoas.
Para alcançar objetivos, solicitar favores e comunicar informações de maneira geral, todos precisamos de muita clareza. Uma palavra fora de lugar ou fora de tom pode provocar grandes mal-entendidos nas empresas. Isso vale não apenas para a comunicação presencial, como também para as interações eletrônicas, lembrando que nessas não há gestos e expressões faciais que complementem a comunicação.
Isso vale para a nossa relação com os chefes, com os colegas, com os parceiros, com os sócios e com os próprios clientes. Clareza e objetividade integram as equipes, previnem problemas e ajudam as pessoas a alcançarem os seus objetivos. Portanto, o relacionamento interpessoal auxilia na construção de um clima organizacional saudável, harmônico e produtivo.
Os 6 pilares da comunicação interpessoal
Para que a comunicação seja eficiente, sobretudo em âmbito profissional, há 6 pilares de extrema importância, que você deve conhecer e desenvolver sempre:
1. Contexto
O que você precisa dizer? A quem é dirigida sua comunicação? Qual o objetivo desse ato? Qual o melhor lugar, momento e canal de comunicação a ser utilizado? É algo informal que possa ser enviado via celular? Ou você precisa daquele olho no olho para ler a linguagem corporal da pessoa? Você precisa de uma resposta imediata? Ou pode esperar até o fim do dia?
Cada momento de relacionamento tem as suas características particulares. Por isso, cada uma das perguntas acima é, na verdade, uma escolha que você deve fazer, com base no contexto da comunicação. Escolhas erradas podem produzir resultados muito negativos.
2. Empatia
Coloque-se no lugar do receptor da sua mensagem. Você entenderia o que está querendo dizer? Você ficaria, de alguma forma, magoado ou ofendido? Além disso, no sentido oposto da comunicação, você está disposto a ouvir o que os outros têm a dizer, sem julgamentos?
Essa capacidade de colocar-se no lugar do outro é a empatia, que também é primordial na comunicação eficiente. Saber ouvir sem julgar e falar com clareza, sem ofender, são os caminhos para evitar muitos problemas de relacionamento dentro das empresas.
3. Objetividade e clareza
Ter um vocabulário preciso, falar apenas o que for necessário (sem enrolações), manter a cordialidade e ser claro e respeitoso são os princípios básicos da relação interpessoal. Apresente-se, faça uma saudação, comunique o que tem que ser comunicado e despeça-se. Depois, reflita: a mensagem ficou clara? O receptor vai entender e agir como você espera? Há algo que possa ter ficado obscuro e que você tenha que clarificar?
Sendo você um líder ou um funcionário, seja objetivo, claro, sem muitos “rodeios”, como se diz popularmente. Nos dias de hoje, ninguém tem tempo a perder e, quanto mais sucinto você for, mais facilmente resolverá seus problemas — ou melhor, evitará que eles surjam!
4. O fim das fofocas
São muitas as informações que circulam pelos bastidores da empresa, nos círculos menos formais. Especulações sobre salários, contratações, desligamentos e decisões administrativas estão entre os principais alvos das fofocas.
Para amenizar esse problema, a dica é bem simples: se você for chefe, convoque reuniões e exponha as informações às claras. Assim, você tem a oportunidade de tirar todas as dúvidas e apagar todos os boatos. Outra dica bacana nesse sentido é redigir um e-mail oficializando as informações tratadas nas reuniões, de modo que você tenha um registro mais formal, além de abrir outro canal de comunicação.
5. Comunicação interna
Engana-se quem pensa que as empresas devem se comunicar apenas com os seus clientes. A comunicação interna também tem adquirido cada vez mais importância nas organizações, constituindo departamentos específicos para isso, mesmo nas empresas de menor porte.
Murais de recados, eventos, convenções, caixas de sugestões, intranet, blogs corporativos internos, e-mail institucional, newsletters, jornais internos, reuniões online, entre outros programas e aplicativos constituem a diversidade de opções que existem para fazer a comunicação no local de trabalho ser mais eficaz.
Escolha a opção que for mais adequada para o seu ambiente de trabalho e não se esqueça de que a comunicação é uma via de mão dupla, ou seja, é preciso falar, mas também e preciso ouvir o que os colegas têm a dizer.
6. Cultura organizacional
Toda empresa que deseja ser levada a sério precisa ter alguns itens bem definidos antes mesmo de iniciar as suas atividades. É o caso da missão, visão, valores, códigos de conduta, benefícios dos funcionários, entre outras questões.
Aproveitando que você já tem uma rede de comunicação interna bastante sólida, utilize esses canais para reforçar essa cultura da empresa a todos os seus colaboradores. Textos, comunicados, aniversariantes do mês, novas contratações, novas decisões corporativas, novos clientes, vídeos institucionais, projetos bem-sucedidos e eventos internos são sempre ótimas ferramentas para fortalecer a imagem da empresa e manter as equipes mais unidas e integradas.
Com as dicas de relacionamento acima, a sua empresa conseguirá construir um ambiente de trabalho muito mais harmônico, melhorando os relacionamentos entre os colaboradores e, consequentemente, a produtividade de cada um deles. Além disso, você será capaz de construir relações mais harmônicas com as pessoas que fazem parte dessa área da sua vida, facilitando a cooperação, a ajuda mútua, a troca de conhecimentos e até mesmo o bem-estar no dia a dia de trabalho!
E você, querida pessoa, como avalia os seus relacionamentos na vida profissional? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!