O departamento de recursos humanos é extremamente importante para as empresas. Mesmo nas organizações de pequeno e médio porte, é fundamental contar com a figura de um gestor de RH, o profissional que deve chefiar essa área de grande valor.
Muito mais do que a simples rotina de departamento de pessoal, cabe à área de recursos humanos construir um ambiente agradável, comunicar-se adequadamente com os colaboradores, investir em seu crescimento profissional, promover contratações eficazes e aconselhar as pessoas no dia a dia de trabalho.
O gestor de recursos humanos deve estar à frente do departamento, sendo o responsável por tomar as principais decisões da área. Neste artigo, você vai conferir quais são as principais funções e características que compõem essa profissão. Boa leitura!
Contents
Quais são as funções do gestor de RH?
Ao ler a introdução acima, já deu para perceber que a área de recursos humanos é muito mais do que fazer a folha de pagamentos e pagar o vale-transporte, não é mesmo? Confira, a seguir, as principais funções desse setor.
1. Recrutamento e seleção
Cabe ao departamento fazer um levantamento junto a todas as demais áreas da empresa para identificar quais cargos estão abertos e quais seriam as características desejadas no profissional que venha a ocupar essas posições. Com base nesse levantamento, o departamento deve criar o descritivo das vagas, contendo a formação desejada, um resumo das funções, o perfil desejado do colaborador, a remuneração e os benefícios.
A partir de então, os profissionais do RH devem anunciar a vaga e conduzir o processo de seleção, que geralmente consiste em análise curricular, entrevistas, dinâmicas de grupo e testes de habilidades. A ideia é que o candidato que melhor preencher as necessidades do cargo seja contratado.
2. Onboarding, treinamento e capacitação
Após a contratação do profissional, cabe ao departamento apresentar a empresa ao novo colaborador, promovendo a sua integração com os colegas e supervisores — o chamado onboarding. A ideia é apresentar não apenas as tarefas e os processos da função, mas também a cultura organizacional.
O departamento também promove treinamentos de capacitação profissional, que lapidam as competências dos novos contratados e também que reciclam as habilidades de quem já está na empresa há mais tempo.
3. Remuneração e benefícios
A área também é responsável por pesquisar os salários praticados pelo mercado em cada cargo da empresa, de modo a oferecer aos colaboradores uma remuneração justa. O mesmo vale para os benefícios que a empresa se dispuser a oferecer, como o vale-transporte, o vale-refeição, férias remuneradas, 13º salário, plano de saúde, convênio com academias, desconto em produtos da empresa, entre outros.
A ideia é que a empresa seja vista como uma boa empregadora, capaz não apenas de pagar o que se deve, mas também de oferecer infraestrutura adequada e um ambiente agradável, onde as pessoas queiram estar e conviver umas com as outras.
4. Plano de carreira
O gestor de RH também deve ter um olhar analítico em relação aos colaboradores da empresa. O seu departamento deve orientar todos os demais nos processos de avaliação de desempenho e feedback. Os colaboradores também devem expor os seus objetivos profissionais, de modo que a própria empresa possa estudar meios para permitir que esse profissional evolua enquanto trabalha ali.
Por meio dos próprios processos de feedback e capacitação contínua, o RH deve ajudar cada colaborador a definir e a progredir em seu plano de carreira. Da mesma maneira, o colaborador também deve ter a oportunidade de avaliar os seus líderes e a qualidade de vida na empresa em que trabalha. Cabe ao RH conduzir todas essas avaliações.
Quais características esse profissional deve desenvolver?
Diante de tantas funções complexas e essenciais à vida e ao crescimento da organização, o gestor de RH deve ter um perfil polivalente, composto por diferentes características. Confira as principais na sequência.
1. Ser um profundo conhecedor da gestão de pessoas
A gestão de pessoas é uma área que envolve não apenas os processos administrativos típicos do RH, como recrutamento, seleção, contratação, pagamentos, desligamentos etc., mas também uma boa dose de psicologia.
Esse profissional precisa desenvolver ações de endomarketing e de comunicação interna, de modo que todos os colaboradores conheçam a identidade, a missão, a visão, valores e os objetivos da empresa. Além disso, também deve manter o público interno integrado e em harmonia, ouvindo o que cada colaborador tem a dizer como sugestão para tornar aquele ambiente o mais agradável possível para estar e trabalhar.
2. Comunicar-se com clareza
O gestor de RH é uma pessoa que está em constante comunicação, não apenas com os funcionários do seu departamento, mas também com colaboradores de outras áreas, gestores de outros setores, diretores da empresa, organizações parceiras e candidatos para as vagas abertas.
Em todos esses processos de comunicação, esse profissional precisa ser extremamente empático, claro e objetivo, de modo a defender as metas do seu departamento, mas também a ouvir o que os outros têm dizer com muita atenção. É dessa troca de informações que nascem as iniciativas para que a empresa seja admirada pelo seu público interno.
3. Desenvolver a resiliência
O gestor de RH frequentemente está em uma posição delicada, em que precisa ouvir tanto os argumentos dos diretores da empresa como os argumentos dos colaboradores, que nem sempre coincidem. Dessa forma, esse profissional precisa ter uma grande inteligência emocional, a fim de tomar as suas decisões e explicá-las a todos com clareza e equilíbrio.
O cenário interno de uma empresa pode sofrer alterações bruscas, sobretudo nesses tempos dinâmicos que temos vivido. Portanto, o profissional deve ser flexível, atento às tendências e resiliente para superar as adversidades e fazer escolhas sábias com agilidade.
4. Mergulhar no autoconhecimento
Um bom gestor de RH é um profundo conhecedor de si mesmo. Quanto mais ele conhecer a sua própria personalidade e o seu jeito de trabalhar, mais ele conseguirá promover melhorias contínuas na sua conduta. Esse profissional é um dos pilares da empresa no que diz respeito a ser um exemplo para todos os outros colaboradores.
Diante disso, ele deve ser assíduo, pontual, estudioso, dedicado, ter um bom relacionamento com todas as pessoas, desenvolver uma postura altamente profissional, analisar os dados referentes ao seu departamento e definir planos realistas para a sua própria carreira e para o desenvolvimento de toda a área de recursos humanos (o que impacta diretamente a empresa como um todo).
5. Capacitar-se frequentemente
Todos os dias, surgem novas pesquisas sobre o comportamento humano no trabalho, novos conhecimentos e novas tendências no Brasil e no mundo no que diz respeito às funções típicas do RH. Os processos de seleção, contratação, capacitação, avaliação e a própria dinâmica do trabalho sofrem alterações com certa frequência.
Para acompanhar todas essas mudanças, os profissionais do setor devem também capacitar-se continuamente, por meio de leituras, cursos, treinamentos e participações em eventos da área.
O gestor de RH é uma figura essencial não apenas para o seu departamento, mas para a empresa como um todo, afinal de contas, ninguém deve conhecer tanto sobre a essência do ser humano no ambiente de trabalho quanto ele. Que os conhecimentos acima, sobre as funções e características desse profissional, tenham servido para que você o valorize cada vez mais!
Gostou deste conteúdo? Então, deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!