Você se lembra do clássico filme “A Fantástica Fábrica de Chocolate”? Na história, o proprietário da maior fábrica de chocolates do país, Willy Wonka, coloca convites dourados em apenas 5 das embalagens vendidas, de modo que quem as encontrasse conquistaria o direito de passar um dia visitando a fábrica. Nem é preciso falar que a ação promocional foi um sucesso e que muitas barras de chocolate foram vendidas no período, não é mesmo?

Nesse sentido, o que podemos aprender com a estratégia de Willy Wonka? Ele fez do ato de consumir os chocolates uma verdadeira competição. Essa estratégia é conhecida no mundo do marketing como gamificação, ou seja, o ato de utilizar jogos para que uma empresa alcance os seus objetivos.

Mas como isso é possível? Será que essa estratégia de fato oferece benefícios concretos às organizações que a adotam? Confira as repostas no artigo a seguir!

O que é a gamificação?

Gamificação é um termo originário do inglês “gamification”, que por sua deriva de “game”, cuja tradução é “jogo”, em português. Sendo assim, a gamificação é uma estratégia para transformar o alcance de objetivos empresariais (ou mesmo em outros contextos, como na educação) em jogos que tornem a experiência mais lúdica.

A mecânica dos jogos é utilizada nessas empresas para que haja mais interação entre o público-alvo e a marca, assim como ocorre em “A Fantástica Fábrica de Chocolate”. Assim, quando uma empresa lança um concurso cultural ou ações promocionais que estimulem a conquista de pontos ou milhas, por exemplo, ela explora o lado competitivo do ser humano, levando-o a agir com mais motivação.

Além disso, a própria educação infantil explora a gamificação: quem é o pai que nunca ofereceu alguma recompensa aos filhos por meio da conferência de pontos a cada vez que eles cumprissem as suas obrigações? Até mesmo professores fazem gincanas para testar os conhecimentos dos alunos, dando a eles um estímulo extra ao estudo.

Quais são os tipos de gamificação que existem nas empresas?

Falando especificamente da vida corporativa, existem dois tipos de gamificação que podem ser adotados: a gamificação interna, que incentiva melhorias no desempenho dos próprios colaboradores, e a gamificação externa, que estimula o envolvimento do público em geral com a marca.

Na gamificação interna, os próprios gestores da organização adotam mecânicas de jogos para estimular um trabalho de mais qualidade e de melhores resultados aos colaboradores da empresa. A pizzaria Domino’s, por exemplo, utilizou essa estratégia. A empresa precisava treinar os seus colaboradores recém-contratados, ensinando-lhes todo o menu e o processo de fabricação das pizzas.

Para isso, a empresa recorreu aos jogos com mecânicas de pontos, níveis e conquistas para mensurar o grau de conhecimento adquirido pelos novos funcionários. Assim, em vez de recorrer ao treinamento convencional, foi oferecido um game muito mais divertido e motivador para estimular e avaliar o aprendizado.

Já na gamificação externa, a ideia é levar esse universo de competição ao público em geral, de modo que haja um maior envolvimento das pessoas com a marca, estimulando-as ao consumo.

É o caso da Nike, que lançou a campanha “Nike Fuel”, por meio de um aplicativo de celular em que os usuários competiam entre si em relação à quantidade de atividade física praticada ao longo do dia. O acúmulo de pontos também oferecia mudanças de nível, troféus e recompensas, o que levava os usuários a compartilhar os seus resultados nas redes sociais. Assim, a empresa alcançava um objetivo duplo: estimular o exercício físico e fortalecer a sua marca em diferentes mídias.

Quais são os benefícios que a gamificação oferece?

Ao ler os parágrafos acima, você conseguiu compreender o significado da gamificação e teve acesso a alguns exemplos das duas modalidades que compõem essa estratégia: a interna e a externa. Além disso, provavelmente já foi possível ter alguma noção dos benefícios que essas ações oferecem para as empresas, não é mesmo? Confira, na sequência, algumas das principais vantagens proporcionadas.

1. Impulsionamento dos resultados em marketing

Se a gamificação fortalece a visibilidade das marcas, isso certamente ajuda nos resultados que a empresa deseja obter em marketing. Em termos técnicos, isso quer dizer que a organização pode aumentar a sua participação de mercado, a quantidade de vendas realizadas por período e até mesmo o ticket médio por venda.

2. Engajamento com a marca

Uma ação bem estruturada pode ser extremamente benéfica para fortalecer ainda mais o nome de uma marca já conhecida e também para “colocar no mapa” uma marca que o público em geral ainda não sabe que existe ou quais diferenciais oferece. Sendo assim, esse tipo de ação pode estimular o contato e o relacionamento entre as pessoas e a empresa.

3. Aumento na motivação dos consumidores

Existe uma diferença muito grande entre comprar uma passagem aérea e comprar uma passagem aérea que lhe dá pontos que podem ser trocados por benefícios futuros, não acha? A pessoa fica motivada para acumular esses pontos, pois a competitividade está na natureza humana. As empresas sabem explorar esse aspecto como um fator motivacional para o consumo.

4. Promoção de conhecimentos

A estratégia da Domino’s foi lúdica para ensinar e treinar os seus próprios colaboradores, de modo que a experiência do aprendizado não fosse tediosa e desagradável. O mesmo vale para a ideia da Nike, que fortaleceu na sociedade a importância da prática de atividades físicas por meio da competição. Seja para estimular o público interno, seja para estimular o público externo, a gamificação é muito bem-vinda.

5. Incentivo ao trabalho em equipe

Por mais que algumas estratégias de gamificação interna sejam individuais, elas também podem explorar o trabalho em equipe. É o caso de empresas que oferecem bônus às suas filiais/unidades que mais crescem ou que promovem mais vendas. Isso gera uma competição saudável entre os times, estimulando a cooperação entre os seus respectivos membros.

6. Vantagem competitiva

Se uma empresa adota uma estratégia de gamificação como incentivo ao consumo, ela consegue estabelecer um diferencial competitivo em relação aos seus concorrentes. Por exemplo: por que eu compraria uma barra do chocolate XPTO, se, comprando o chocolate do Willy Wonka, eu posso conhecer a fábrica dele? Percebe a diferença no fator motivacional?

7. Obtenção de feedbacks

Ao longo da experiência da gamificação, a empresa pode perceber, por exemplo, problemas no dia a dia dos seus colaboradores e até mesmo na imagem que a marca apresenta junto ao público em geral. Estreitando os relacionamentos, tanto internos como externos, a empresa obtém feedbacks com mais facilidade, o que lhe permite fazer as adaptações necessárias para tornar a experiência a melhor possível a todos os seus públicos.

Concluindo, a gamificação é um conjunto de estratégias que exploram as mecânicas dos jogos para ajudar a empresa a alcançar os seus objetivos, tanto na imagem da marca junto ao público geral como no desempenho do seu público interno (colaboradores). É uma tendência vantajosa, que tende a se fortalecer pelos próximos anos.

E você, querida pessoa, já teve alguma experiência com a gamificação? Como foi? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!