O Google é uma das empresas mais bem-sucedidas do mundo. O seu status de liderança e referência não surgiu à toa. A organização é estudada por diversos profissionais da administração contemporânea justamente para decifrar os segredos que fazem dela uma empresa de tamanho poder em todo o mundo.
Um desses segredos é uma metodologia de gerenciamento chamada OKR. Na sequência, você vai entender em que consiste essa metodologia e como ela pode ser aplicada em qualquer empresa, independentemente do seu porte ou segmento. Para saber mais sobre o tema, continue a leitura a seguir!
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O que é a metodologia OKR?
OKR é uma metodologia de gerenciamento utilizada nas empresas. Ela foi desenvolvida por Andrew S. Grove, tendo sido popularizada na sua utilização dentro do Google. OKR é uma sigla em inglês para Objective and Key-Results, cuja tradução é “objetivos e resultados-chave”.
Os objetivos são as metas a serem alcançadas por uma empresa, departamento ou pessoa. Os resultados-chave, por sua vez, são os indicadores que medem o alcance das metas, ou seja, os resultados de cada atividade que contribuem para que o objetivo em questão seja alcançado. Confira o exemplo a seguir:
- Objetivo: construir um blog que seja referência na área de atividades físicas na promoção de saúde.
- Key-result 1: aumentar a quantidade de visitantes do blog em 30%.
- Key-result 2: elevar o tempo gasto em cada página em 25%.
- Key-result 3: estimular o compartilhamento dos conteúdos do blog nas redes sociais, promovendo um aumento de 15% nesse tipo de engajamento.
Perceba que os resultados-chave são indicadores que permitem que a empresa perceba se está ou não alcançando o objetivo pretendido. Resumidamente, a ideia da metodologia OKR é: quero alcançar o objetivo X e vou utilizar os indicadores Y para mensurar o meu progresso. Os objetivos são qualitativos e ambiciosos, porém alcançáveis. Já os resultados-chave são quantitativos e mensuráveis.
Quais são os benefícios que a metodologia OKR oferece?
Uma das maiores vantagens proporcionadas pela metodologia OKR é que ela não é difícil de ser utilizada, ao contrário de muitas outras que vemos por aí, repletas de regras e sistemas. Além disso, ela é flexível, isto é, pode ser adaptada à realidade de qualquer empresa ou indivíduo, independentemente do tipo e da quantidade de objetivos e resultados-chave a serem considerados.
As metas da metodologia OKR são recomendadas para períodos de tempo mais curtos e tangíveis, de modo que qualquer erro identificado possa ser rapidamente consertado. Por ser um processo simples, com objetivos e resultados-chave, é fácil ensinar o método e obter o engajamento de todos os membros da equipe.
O ideal é que o acompanhamento dos resultados-chave seja feito trimestralmente, e não apenas ao fim do ano, o que certamente seria mais grave, caso os resultados estivessem abaixo do esperado. Além disso, os OKRs da empresa precisam ser comunicados com transparência, ou seja, devem estar disponíveis a todos os colaboradores da empresa, que identificam qual é a prioridade da organização naquele momento e como o trabalho de cada um é importante nesse sentido.
Por fim, é importante ressaltar que a metodologia OKR estimula uma cultura empresarial de decisões baseadas em dados, o que as torna muito mais eficazes. Trata-se de uma metodologia que mede resultados, e não esforços, como muitos métodos tradicionais fazem.
Como implementar a OKR nas empresas?
Agora que você já conhece a metodologia OKR e sabe os benefícios que ela proporciona, é hora de compreender de que maneira ela deve ser colocada em prática. Para ajudá-lo, separamos o processo em 5 passos práticos, conforme você conferirá a seguir.
1. Defina os objetivos que a sua empresa deseja alcançar
O primeiro passo para a implantação da metodologia OKR nas empresas é a definição dos objetivos a serem alcançados, ou seja, das metas que a empresa pretende atingir. Essas metas podem ser de toda a empresa, mas os seus departamentos também podem definir as suas metas particulares. É primordial que os objetivos sejam comunicados a todos os membros da empresa, de preferência em reuniões presenciais. Além disso, é importante deixar esses objetivos visíveis em diferentes pontos de comunicação.
2. Para cada objetivo, liste os resultados-chave
Conforme você viu no exemplo citado acima, cada objetivo deve ter de 2 a 5 resultados-chave, que são indicadores quantitativos a serem alcançados para que o objetivo também possa ser atingido. Assim como os objetivos, os resultados-chave também devem ser comunicados a toda a empresa nas reuniões, nos murais e nos próprios softwares de gerenciamento de projetos que a organização utiliza internamente.
3. Alinhe os objetivos e resultados-chave com as suas equipes
As reuniões fazem parte da metodologia OKR. É importante que os objetivos e resultados-chave não sejam imposições da liderança, mas sim elementos a serem discutidos com todos. Por mais que a última palavra seja sempre do líder, é importante checar com os demais colaboradores se esses objetivos são estimulantes, porém realistas. É essencial que os indicadores estejam exatamente nesse intervalo, como forma de manter todos os envolvidos engajados e motivados.
4. Atualize os resultados obtidos
Um aspecto que precisa ser considerado com muito cuidado é o acompanhamento e a atualização dos resultados obtidos. É fundamental que a empresa monitore constantemente se os resultados-chave estão ou não sendo alcançados. Se estiverem, ótimo, é só dar continuidade. Se não estiverem, porém, é importante reunir novamente a equipe para pensar em novas ações e estratégias que revertam o cenário negativo. Em último caso, também pode ser necessário modificar o próprio indicador.
5. Revise todos os OKRs de tempos em tempos
Como citamos, é fundamental que os objetivos e resultados-chave seja revisados de tempos em tempos, de modo que sejam realistas e alcançáveis. Essa metodologia é essencialmente designada para projetos de curso prazo. Por isso, o ideal é que os objetivos sejam renovados, em média, a cada 3 meses, bem como os seus respectivos resultados-chave.
Ao definir esses itens, não se esqueça também de estabelecer quais são os responsáveis por cada objetivo e de comunicar os resultados à organização como um todo.
OKR é uma metodologia comprovadamente bem-sucedida. Google, Microsoft, Amazon, Nubank e LinkedIn são algumas das empresas que a adotam. Ela é fácil de utilizar, promove engajamento e favorece a adoção de uma cultura empresarial de decisões baseadas em dados, o que certamente representa mais possibilidades de sucesso. Coloque-a em prática e alcance resultados extraordinários!
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