O primeiro dia de trabalho quase sempre é uma experiência desconfortável. Um ambiente novo, com pessoas que você nunca viu antes na vida, sem familiaridade com nada e ainda sendo cobrado por competências profissionais certamente é um cenário que gera apreensão e ansiedade, não é mesmo?
De fato, esse dia gera tensão, mas que pode ser amenizada com alguns comportamentos. Neste artigo, reunimos 8 dicas para que você cause uma boa impressão já no primeiro dia de trabalho, junto aos seus chefes e novos colegas. Preparado para conhecê-las? Então, é só continuar a leitura a seguir!
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1. Comunique-se com simpatia
Você não precisa ser o falador da galera, mas é importante que fale e que ouça, afinal de contas, é se comunicando que você vai conhecer os seus chefes e colegas. Nesse momento, seja simpático, sorridente e demonstre interesse em aprender a viver naquele novo ambiente. Cara “fechada” e silêncio podem prejudicá-lo.
Não tenha medo de fazer perguntas. Conheça a empresa, apresente-se aos seus colegas e aprenda tudo sobre as suas funções e atividades. Sorria, seja gentil e mostre que você é uma pessoa bacana, aberta a fazer novas amizades e a trabalhar da melhor maneira possível.
2. Demonstre responsabilidade e disciplina
Atrasar-se ou faltar já como recém-contratado certamente vai prejudicar a sua imagem no novo emprego. Sendo assim, planeje-se para chegar no horário, ou até um pouco mais cedo. Seja pontual também com as entregas das atividades solicitadas e no próprio horário de almoço.
Além disso, é importante que você converse com os colegas e tome um café apenas nos momentos de pausas. Durante o momento de trabalho, foque no trabalho, e não nos telefonemas pessoais ou nas redes sociais. Outra dica é ficar atento ao código de vestimenta da empresa.
3. Aja com interesse
O ato de demonstrar interesse será percebido pelos seus colegas e pelos seus chefes. É importante agir assim desde o início, para que ninguém pense que você trabalha de forma automática e desinteressada, apenas pensando no salário. Assim, procure fazer perguntas sobre a área de atuação da empresa, sobre os departamentos que a compõem, sobre as suas atividades, sobre a história daquele lugar etc.
Isso demonstrará que você tem entusiasmo e motivação para estar ali, o que deixará as outras pessoas mais felizes e tranquilas de o terem contratado. O comprometimento com a cultura organizacional é importante e deve ser manifestado desde cedo.
4. Relacione-se de forma positiva com todos
Ao entrar em uma empresa, você precisará conhecer as pessoas e, aos poucos, familiarizar-se com elas. Você não precisa construir amizades profundas, mas é importante ser honesto, empático, ético e gentil para manter uma convivência harmônica com os colegas e os superiores.
Nesse sentido, exponha as suas opiniões sempre com educação e cordialidade. Além disso, evite fazer parte de panelinhas, fofocas, piadas de mau gosto etc. Fortaleça o seu networking focando nos assuntos profissionais. Deixe para falar da vida pessoal apenas quando já tiver mais confiança e intimidade com os colegas — e de preferência fora da empresa.
5. Conheça e respeite as regras internas
Cada empresa tem um determinado conjunto de normas internas. Essas normas geralmente discorrem sobre temas como: utilização de equipamentos, respeito aos horários, uso ético e adequado das informações da corporação, vestuário, relações entre os colaboradores, política de horas extras, entre outros.
Para evitar gafes já no começo da sua jornada, procure se informar sobre todas essas normas e siga-as diariamente. Mesmo que essas regras não sejam oficiais e não estejam escritas em algum regulamento, converse com os colegas para saber os costumes da empresa. Os seus superiores certamente estarão de olho em você para identificar como está sendo a sua adaptação àquele contexto.
6. Não tenha medo de dar as suas opiniões
Você foi contratado pela empresa pelos seus conhecimentos e experiências. Sendo assim, não seja apenas alguém que diz “amém” aos chefes e colegas. Mostre que você tem opinião própria e exponha-as, com argumentos sólidos. Isso não quer dizer agir com afronta ou arrogância, mas apenas mostrar o porquê de você ter sido contratado.
Você não precisa se envolver em toda e qualquer discussão, mas, se optar por defender o seu ponto de vista, faça-o com clareza, ética e respeito. Às vezes, você vai convencer os outros sobre a sua ideia; às vezes não. Lide com isso com maturidade.
7. Observe, anote e aprenda
Cada empresa tem os seus processos, costumes, normas e conhecimentos. Nesse momento inicial, você ainda precisará se familiarizar com tudo isso. Dessa forma, é bacana que você ande sempre com um caderno e uma caneta, anotando tudo aquilo que não deve ser esquecido. Em casa, revise as suas anotações.
Mais uma vez, não tenha vergonha de observar os colegas, imitar o seu trabalho e fazer perguntas. É preferível “incomodar” tirando as suas dúvidas do que de fato incomodar com erros que comprometem o trabalho de todos. Pergunte o que sentir necessidade e trabalhe com mais segurança e autoconfiança.
8. Nunca deixe de estudar
Por fim, nunca é demais pontuar que estudar é sempre uma necessidade. Ao se deparar com as suas novas atividades, certamente você identificará conhecimentos novos que precisam ser adquiridos, bem como conhecimentos antigos que precisam ser revisados.
Por isso, cursos rápidos (que podem até ser online), treinamentos, leituras e tutoriais podem ser acessados para que você desenvolva as suas competências e coloque em prática o que estudar na teoria. Esse exercício deve ser algo contínuo, sempre desenvolvendo e tornando cada vez melhor o seu desempenho profissional.
O primeiro dia de trabalho quase sempre é difícil e gera apreensão, tanto em relação às atividades profissionais em si, como no que se refere a conhecer os colegas e criar laços positivos com eles. Para que você seja bem-sucedido nessas duas frentes, coloque as dicas acima em prática e seja muito feliz no seu novo emprego!
E você, ser de luz, como lida com o primeiro dia de trabalho? Tem mais alguma dica que gostaria de acrescentar a este conteúdo? Então, deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!