A procura por um emprego é sempre um momento delicado. Ninguém quer ficar muito tempo parado, de modo que é hora de partir para ação até encontrar uma oportunidade interessante.

Todavia, por mais que você tenha uma carreira de sucesso e um currículo invejável, há alguns comportamentos na busca por empregos e nas próprias fases de recrutamento e seleção que podem colocar tudo a perder. Você não vai querer cometer essas gafes, não é mesmo? Então, continue a leitura a seguir para conhecer 10 erros que podem afastá-lo da conquista de um emprego, segundo especialistas.

1. Encaminhar o currículo de diferentes maneiras e em excesso

Se você deseja trabalhar em uma empresa específica, é bacana enviar o seu currículo para ela. No entanto, ao fazer isso, não mande o currículo em todos os canais de comunicação que encontrar e para diferentes funcionários. Isso pode transmitir a sensação de desespero, o que não é bacana. Em vez disso, encontre o canal específico que a empresa disponibiliza para os processos seletivos e recorra somente a ele, que pode ser o e-mail do RH, o site da empresa ou alguma rede social.

2. “Queimar-se” com amigos e conhecidos

Se você tem amigos ou conhecidos que trabalham em áreas ou empresas do seu interesse, está tudo bem em entrar em contato com eles para perguntar se há alguma oportunidade no local de trabalho e até pedir uma indicação. O que você não pode é insistir, ficar perguntando toda hora por notícias do processo seletivo ou aproximar-se dessas pessoas apenas quando houver esse interesse. O networking é um processo contínuo, caso contrário, pode gerar incômodo e afastamento entre os envolvidos.

3. Enviar documentos desnecessários

Para comprovar o que está no currículo, alguns candidatos insistem em enviar para as empresas cópias dos seus projetos, trabalhos, certificados e históricos escolares. Nada disso é importante, a menos que a empresa de fato solicite. Se todo candidato fizesse isso, a caixa de e-mail do RH ficaria lotada em poucas horas, não acha? Além disso, o excesso de informações pode acabar gerando mais dúvidas do que certezas a seu respeito, eliminando-o do processo seletivo. Faça apenas o que for pedido.

4. Atrasar-se

Os atrasos podem indicar indisciplina, desorganização ou desinteresse — 3 fatores extremamente negativos para a imagem de qualquer profissional. Portanto, seja pontual em todas as etapas dos processos seletivos: entrevistas, dinâmicas, entregas de atividades, preenchimentos de testes/questionários etc. Na dúvida, antecipe-se, limpe a sua agenda, pesquise os endereços e saia mais cedo. Deixar o recrutador esperando é um erro muito grave, afinal de contas, o interesse também é seu!

5. Não se preparar

Você sabe o nome da empresa para a qual está se candidatando? Conhece os seus produtos, serviços e diferenciais? Recorda as suas experiências profissionais e formações? Consegue relacionar a sua experiência ao que a empresa cobra na descrição da vaga? É importante estudar e refletir sobre tudo isso, pois você será questionando sobre esses pontos no processo seletivo. Pesquise tudo o que puder sobre a empresa e os concorrentes. Assim, você saberá o que dizer com propriedade!

6. Apontar os erros da empresa

Justamente por pesquisar as características da empresa e até mesmo em uma ansiedade para “mostrar serviço”, alguns candidatos de processos seletivos apontam as falhas da organização. Por mais que a intenção seja positiva, não é legal chegar à entrevista fazendo críticas. Guarde-as para si, a menos que lhe solicitem uma crítica construtiva. Se, contudo, você identifica erros graves e acredita que eles têm potencial para prejudicar o seu desempenho, é melhor abrir mão da sua candidatura.

7. Mentir

Você não precisa sair por aí contando os seus defeitos sem que isso tenha sido solicitado, mas também não deve faltar com a verdade. As perguntas feitas em um processo seletivo têm, com alguma frequência, o objetivo de verificar se você cai em contradição ou não, confirmando se as suas afirmações são verídicas. Além disso, mesmo que você seja contratado, o próprio dia a dia de trabalho revelará se o que foi dito na entrevista é verdade ou não. Portanto, jamais minta ou invente situações.

8. Pecar no vestuário ou na linguagem

Os processos seletivos fazem parte da cultura das empresas. Portanto, pesquise sobre esse fator antes de participar das etapas. Lembre-se de que você está em uma ambiente profissional. As palavras que você usa, sejam escritas, sejam faladas, devem expressar conhecimento da língua portuguesa e um uso mais formal do discurso. Gírias e informalidades não são bem-vistas. O mesmo vale para as roupas: apresente-se limpo e alinhado, mantendo a formalidade do ambiente profissional.

9. Achar que é íntimo do recrutador

Por mais que você esteja indo bem nas etapas do processo, você ainda não é um amigo dos recrutadores. Portanto, não “force a barra”, não seja informal e nem pense em adicioná-los nas redes sociais, como alguns candidatos fazem. Essas atitudes podem ser vistas como invasivas e até mesmo eliminá-lo da seleção. Para conectar-se, é preciso antes criar vínculos. Se quiser adicionar alguém da empresa, que seja no LinkedIn, que é uma rede social voltada a assuntos profissionais, e não pessoais.

10. Cobrar posicionamentos sobre o processo seletivo

Os recrutadores precisam conduzir um grande número de candidato pelas etapas de seleção, fazendo avaliações trabalhosas até a tomada de decisão. Imagine como seria o trabalho dessas pessoas se todos os candidatos ficassem telefonando ou enviando mensagens continuamente sobre os resultados do processo. Essas demonstrações de ansiedade também são prejudiciais. O ideal é perguntar já na entrevista sobre o prazo para a resposta e, se o prazo não for cumprido, ligar apenas uma vez.

Como você pode perceber, os processos seletivos são questões bastante delicadas. Há muitas maneiras diferentes de prejudicar a própria imagem e deixar de conquistar o sonhado emprego. Para evitar que isso ocorra, tenha os erros acima em mente e esforce-se para evitar que eles ocorram. No mais, seja você mesmo e tenha imenso sucesso na sua jornada profissional!

E você, ser de luz, consegue se lembrar de mais alguma gafe que prejudica a avaliação dos candidatos de um processo seletivo? Então, contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!