Você sabia que boa parte dos problemas das organizações tem a sua origem em falhas de comunicação? A comunicação empresarial é um processo fundamental para que as atividades internas ocorram com precisão e para que a relação com os públicos externos (clientes, potenciais clientes, governo, fornecedores, acionistas etc.) seja positiva.

Dessa forma, tanto a comunicação interna como a comunicação externa precisam estar sempre alinhadas, mantendo o compromisso com a verdade, com a transparência e com a clareza em cada interação. Infelizmente, porém, nem sempre isso ocorre. Por isso, separamos 10 erros na comunicação empresarial que você deve evitar. Siga em frente e confira!

1. Promover a comunicação em um único sentido

Quando pensamos em comunicação interna, imediatamente pensamos na necessidade de os líderes serem claros nas ordens dadas aos liderados. No entanto, é preciso que nos lembremos de que essa comunicação também se dá no sentido oposto. Portanto, é preciso dar voz aos colaboradores e permitir que eles também digam o que pensam. Isso é importante para obter ideias positivas nos projetos organizacionais e também para colher feedbacks do público interno sobre o clima da organização.

2. Falhar no feedback

Você acredita que ainda tem empresas que simplesmente não promovem nenhum tipo de feedback? Esse processo consiste em avaliar o colaborador e comunicá-lo acerca do seu desempenho, reconhecendo-o pelos seus méritos e pontuando o que pode ser melhorado, com sugestões práticas. Esse processo deve ser rotina para que os profissionais saibam onde e como progredir. Além disso, ele deve ser conduzido com respeito, ética e empatia pelo profissional, de modo a motivá-lo, e não a desanimá-lo!

3. Utilizar canais de comunicação obsoletos

Por muito tempo, os comunicados nas empresas eram distribuídos em forma impressa ou afixados em cartazes pelos corredores e murais. Hoje em dia, contudo, sabemos que a tecnologia permite que essas mensagens sejam disparadas em tempo real a todos os colaboradores, sem a necessidade de gastar tanto papel. Por isso, mantenha sempre uma rede interna de comunicação bem alinhada, com grupos de mensagens de texto, redes de e-mails corporativos e até mesmo videoconferências, quando necessário.

4. Não definir uma fonte oficial de informações

Uma das maiores vilãs da comunicação interna é a fofoca. Boatos nascem de forma obscura e circulam pelos corredores, fazendo com que os colaboradores não saibam ao certo o que vai acontecer ou como proceder. Para evitar que isso ocorra, a empresa deve definir um canal oficial de informações, de modo que os funcionários o tomem sempre como referencia e descartem os boatos. Esse canal pode ser o próprio e-mail oficial dos diretores, mas também pode ser uma rede de intranet.

5. Promover campanhas internas fora da realidade

Adianta promover uma campanha de motivação interna para melhorar a produtividade dos colaboradores, prometendo-lhes prêmios pelos quais a empresa não pode pagar? Adianta promover campanhas de inclusão e respeito à diversidade, sabendo que os próprios diretores da empresa não colocam esses valores em prática? Certamente, não. Perceba que toda campanha interna precisa ser planejada com coerência, caso contrário, dificilmente mobilizará os colaboradores e gerará os resultados esperados.

  • Principais erros na comunicação externa

1. Não conhecer a fundo o seu público-alvo

O público-alvo da comunicação externa pode ser muito variado: clientes atuais, clientes potenciais, acionistas, possíveis investidores, futuros funcionários, fornecedores, e por aí vai. Em todos esses casos, é primordial realizar pesquisas para conhecer profundamente as características dos grupos de pessoas a serem impactados. É assim que as equipes de comunicação conseguem selecionar melhor os temas, os dias, os horários e os canais das campanhas de comunicação.

2. Não deixar claro o posicionamento da empresa

Toda empresa tem um posicionamento, ou seja, o local que ela ocupa no mercado e na mente do público. Esse posicionamento geralmente deriva da missão, da visão e dos valores da organização. Mais do que vender produtos e serviços, toda empresa vende soluções a determinados problemas da sociedade, e isso precisa ficar muito claro. Algumas empresas não se posicionam ou não são claras no que têm a oferecer, deixando o público externo confuso e sem conhecimento sobre o que elas fazem.

3. Utilizar sempre os mesmos canais de comunicação

Inovação é muito mais do que uma palavra da moda: é praticamente uma regra da atualidade. O público atual é mais ávido por novidades do que nunca. Dessa forma, é importante diversificar os formatos e os próprios canais de comunicação, de modo a produzir um material mais rico e capaz de impactar diferentes pessoas. Anunciar na televisão pode ser importante, mas também não podemos nos descuidar do website, dos blogs, das redes sociais e até mesmo do bom e velho e-mail marketing, por exemplo.

4. Empregar o gosto pessoal como parâmetro

Qualquer campanha de comunicação externa deve ter as suas escolhas feitas sempre com base no perfil do público ao qual se destina, e não no gosto pessoal do empresário. Um exemplo simples: não podemos colocar rock pesado em um filme publicitário televisivo, apenas porque é o ritmo favorito do dono da empresa, sendo que o público-alvo da campanha gosta de ritmos suaves. Isso vale para todas as escolhas de comunicação e marketing: produtos, serviços, cores, tipografia, trilhas sonoras, imagens, ações promocionais, eventos, e por aí vai.

5. Não contratar profissionais da área

Por fim, mais um erro clássico, sobretudo nas pequenas empresas: não contratar profissionais de comunicação. A comunicação empresarial precisa ser feita por pessoas da área (geralmente graduados em publicidade, marketing, jornalismo, rádio e TV, letras ou design). Atribuir essas funções a quem não tem experiência e estudo no tema pode gerar resultados negativos. Mesmo a comunicação interna precisa também de profissionais da área para dirigi-la, embora algumas organizações a deixem a cargo do RH.

Os 10 erros acima são muito comuns na comunicação empresarial, tanto interna como externa. Que, ao conhecê-los, você seja capaz de identificá-los, corrigi-los e prevenir a sua ocorrência no seu local de trabalho!

E você, ser de luz, como tem cuidado da comunicação na sua empresa? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!