Na vida empresarial, é importante termos em mente que as organizações dependem das pessoas que fazem parte delas. Nesse sentido, o departamento de recursos humanos é responsável por verificar a satisfação do colaborador, o que depende da análise de determinadas métricas, como o turnover e o absenteísmo.

Neste artigo, vamos conferir as definições dessas métricas negativas para as empresas, o cálculo desses índices, as maneiras como as organizações são afetadas por esses problemas e como esses indicadores podem ser reduzidos. Ficou curioso? Então, continue a leitura e saiba mais sobre o tema!

O que é absenteísmo?

O absenteísmo é um indicador empresarial que se refere às ausências dos colaboradores, ou seja, às suas faltas e atrasos. Esses fatores podem ocorrer por trânsito, problemas pessoais, questões de saúde e imprevistos, mas também podem ocorrer sem justificativa ou simplesmente por falta de motivação no trabalho.

Em excesso e sem justificativas, o absenteísmo pode ser compreendido como ato de indisciplina e levar o colaborador à demissão, elevando a rotatividade de profissionais na empresa — o turnover. Por isso, é importante calcular esse índice e verificar se o absenteísmo é algo pontual ou se a empresa tem alguma parcela de culpa nesse indicador.

O que é turnover?

Turnover é um termo em inglês para a rotatividade de profissionais dentro de uma empresa. Esse problema tende a ser mais elevado nas organizações incapazes de oferecer um ambiente atrativo para que as pessoas queiram permanecer ali, o que as leva a trocar de emprego, tão logo surja uma oportunidade melhor. Também ocorre com frequência nos casos de crises financeiras na empresa, indisciplina e seleções inadequadas, fazendo com que os profissionais tenham que ser desligados.

Essa rotatividade pode ser causada por baixos salários, poucos benefícios, clima organizacional negativo, ausência de perspectivas de crescimento, cobranças excessivas, metas fora da realidade, problemas de relacionamento com chefes e colegas etc.

Como calcular esses índices?

Basicamente, podemos compreender que o turnover (rotatividade profissional) é uma consequência do absenteísmo (faltas e atrasos), pois a repetição desse problema leva a demissões e desligamentos. Como têm basicamente as mesmas causas, solucionar um problema é automaticamente solucionar o outro. Contudo, antes de chegarmos a esse tópico, é importante aprender a calcular esses indicadores.

  • Cálculo do absenteísmo

(Quantidade média de colaboradores x total de dias úteis perdidos) ÷ (quantidade média de colaboradores x total de dias úteis) = absenteísmo.

  • Cálculo do turnover

Turnover geral = ([admissões mensais + desligamentos mensais] ÷ 2) ÷ total de colaboradores.

De que maneira esses indicadores prejudicam as empresas?

Colaboradores que faltam ou que se atrasam com frequência sobrecarregam os demais, podendo causar conflitos internos e atrasos nos projetos, reduzindo a produtividade organizacional. Já no caso do turnover, as empresas perdem muito tempo e dinheiro ao desligar funcionários e conduzir processos de seleção e recrutamento para contratar novos. Além disso, demora um tempo para que os recém-contratados se habituem à empresa e aos processos internos.

Esses indicadores, quando elevados, revelam que algo não está bom dentro da empresa, o que precisa ser investigado, pois as pessoas não querem permanecer ali. Dessa forma, é necessário apurar as causas e solucionar os problemas para que esses indicadores sejam reduzidos. Só assim a empresa conseguirá obter mais satisfação interna, motivação, produtividade e, consequentemente, lucros.

Como reduzir esses indicadores?

Confira, na sequência, 4 fatores-chave para reduzir o turnover e o absenteísmo.

1. Questione as origens do problema

Em primeiro lugar, é fundamental instruir os seus colaboradores de recursos humanos a manter os dados atualizados e a calcular constantemente esses indicadores. Além disso, verifique quem são os colaboradores mais responsáveis por esses problemas e se há justificativas para isso. Apure de que forma essas questões estão prejudicando a empresa.

Dessa maneira, a sua empresa pode considerar a hipótese de horários flexíveis ou mesmo de home office, de modo a testar se a produtividade dos profissionais aumenta com essas medidas.

2. Realize pesquisas internas

Como citamos, o absenteísmo e o turnover podem ser resultado de um ambiente negativo, em que os colaboradores estão insatisfeitos. Por isso, peça para o RH aplicar uma pesquisa de satisfação interna, de modo a verificar quais são os pontos que mais estão gerando insatisfação.

Nesse sentido, os assuntos que precisam ser abordados na pesquisa são: infraestrutura, carga horária de trabalho, relacionamento com os colegas, relacionamento com os líderes, motivação com as tarefas, benefícios da empresa, salários, planos de carreira, oportunidades de crescimento, entre outros fatores.

3. Aperfeiçoe os seus processos de recrutamento e seleção

Os processos de recrutamento e seleção são fundamentais para que a empresa de fato conte com profissionais adequados. Isso deve levar em consideração tanto as competências técnicas de cada cargo como as competências comportamentais mais compatíveis com a cultura da organização.

Quando os profissionais selecionados não são avaliados de forma criteriosa nas seleções, eles podem sofrer no dia a dia de trabalho por serem incompatíveis com a empresa e com as tarefas, o que aumenta o absenteísmo e o turnover. Já as seleções bem-sucedidas favorecem a adequação, a motivação e o bem-estar corporativo.

4. Invista na motivação e na qualidade de vida dos colaboradores

Por fim, se a empresa identificou os principais pontos de insatisfação nas pesquisas internas, cabe à organização promover mudanças para que os colaboradores estejam mais motivados e com mais qualidade de vida. Entre essas medidas, podemos citar:

  • Reavaliação dos salários e dos benefícios;
  • Adoção de planos de carreira;
  • Programas de capacitação contínua, inclusive para os líderes;
  • Ações de qualidade de vida no trabalho;
  • Organização de horários, escalas, férias, processos e delegação de tarefas, de modo que não haja colaboradores sobrecarregados ou ociosos;
  • Investimentos em infraestrutura e tecnologias que beneficiem o dia a dia de trabalho;
  • Promoção de processos seletivos mais criteriosos.

Seguindo os passos acima, certamente será possível diminuir esses índices que tanto prejudicam as organizações — o absenteísmo (faltas e atrasos) e o turnover (rotatividade, causada por demissões ou pedidos de desligamento).

E você, ser de luz, como tem lidado com esses problemas na sua organização? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!