Audacioso é o indivíduo que apresenta a audácia nos seus comportamentos. A audácia, por sua vez, pode ser definida como a capacidade de realizar ações difíceis, afrontando obstáculos e correndo riscos. Ela pode ser considerada um sinônimo de ousadia e até mesmo de atrevimento, em determinados contextos.
Essa característica pode ser considerada negativa quando o individuo despreza os riscos e falta com o bom senso em relação ao próximo. Contudo, pode ser muito bem-vinda se houver algum planejamento estratégico, inclusive na vida profissional. Na sequência, você vai conhecer as 10 principais características dos audaciosos de sucesso. Siga em frente e boa leitura!
Contents
1. Autoconhecimento
Para que uma pessoa seja audaciosa, ela precisa conhecer a si mesma e identificar os próprios limites, caso contrário, ela só será um indivíduo inconsequente. Por isso, os audaciosos inteligentes, que são o assunto deste artigo, conhecem a si mesmos em profundidade, o que inclui as suas forças e os seus pontos de desenvolvimento. Assim, conseguem correr riscos calculados, sendo ousados, mas sem perder o contato com a realidade. Eles correm riscos, mas sabem até onde podem ir.
2. Organização e planejamento estratégico
A audácia é uma ação ousada para alcançar determinado objetivo. É o caso de um jogador de futebol que recorre a um drible difícil para conseguir marcar um gol. No entanto, ser audacioso demanda organização e planejamento estratégico, ou seja, pensar com cuidado antes de tomar a atitude em questão. Se o técnico de futebol coloca 4 atacantes em campo em uma partida decisiva, ele precisa confiar muito na defesa do seu time antes de tomar essa decisão, por exemplo. Tudo depende da estratégia.
3. Pesquisa e conhecimento dos riscos
Dentro do item acima, o planejamento estratégico, há um elemento fundamental: o conhecimento dos riscos. Toda ação audaciosa é feita quando a pessoa ou a organização corre alguns riscos para obter o resultado desejado. Contudo, para que o resultado seja positivo, é fundamental pesquisar o contexto e conhecer bem esses riscos antes de tomar qualquer decisão. Uma cirurgia, por exemplo, pode ser uma decisão audaciosa, de modo que cabe aos médicos e ao paciente conhecer os riscos envolvidos no processo antes de concluir que aquela é a melhor escolha.
4. Coragem
Muita gente ainda acredita que a coragem é a ausência de medo. Isso não é verdade, até porque todo mundo tem medo — não ter medo de nada é uma insanidade. Dessa forma, ser corajoso é reconhecer os medos, mas agir no sentido de superá-los. Portanto, todo audacioso tem uma boa dose de coragem: ele reconhece as suas fraquezas e sente o receio diante dos riscos, mas confia na sua capacidade de superar os obstáculos, não permitindo que esse sentimento cresça. Ele usa o medo como ferramenta de cautela, mas só isso.
5. Rede de apoio
Na vida, ninguém faz nada sozinho. Por isso, as melhores decisões audaciosas quase sempre são tomadas em grupo. Correr riscos fica mais fácil quando contamos com uma equipe composta por pessoas com diferentes conhecimentos. Quando uma pessoa age sozinha, ela é audaciosa em dobro, afinal de contas, pode não ter com quem contar se as coisas falharem. É por isso que os audaciosos gostam de agir coletivamente, pois conseguem distribuir as atividades e contar uns com os outros na superação dos desafios.
6. Plano B
Ainda como parte da fase de planejamento estratégico, é importante que os audaciosos tenham um plano B. Por mais que o plano A seja o mais esperado, é preciso considerar que, entre a teoria e a prática, pode haver uma diferença considerável. Por isso, fica mais fácil ser audacioso quando temos um plano B, ou seja, uma “rota de fuga”, caso o plano principal apresente resultados desfavoráveis. Isso ajuda as pessoas a correrem determinados riscos, mas sendo precavidas.
7. Tolerância ao erro
O que você faz quando comete um erro? Começa a se punir e promete a si mesmo que nunca mais vai fazer nada? Ou analisa o erro e extrai dele aprendizados úteis para fazer melhor na próxima tentativa? Uma pessoa ousada certamente escolhe a segunda opção. Se você pensar em um campeão mundial de skate, por exemplo, reflita sobre quantas vezes ele errou as manobras mais ousadas até acertá-las! Pessoas assim fazem “amizade” com os erros e os toleram. Aprendem com eles, em vez de se punirem.
8. Disposição ao aprendizado
Aprender é uma palavra de ordem entre os audaciosos. Aprender com os próprios erros, aprender com o exemplo dos outros e aprender com quem tem mais experiência são mecanismos de minimizar os riscos e aumentar a coragem. Por isso, essas pessoas estão sempre aprendendo, estudando, conversando com os mais experientes, fazendo mentorias, e por aí vai. Elas sabem que ser ousado depende de conhecimento para que resultados extraordinários sejam alcançados.
9. Resiliência
Ser resiliente significa entender que altos e baixos fazem parte da vida, desenvolvendo a capacidade de reunir forças nos baixos para aproveitar melhor os altos. Os audaciosos aprendem a lidar com resultados negativos, entendendo que nem sempre as coisas sairão como haviam planejado — é o preço que se paga por esse estilo de vida. Contudo, não desanimam. Administram as suas emoções e entendem que as crises são momentos passageiros, que preparam uma nova tentativa, rumo ao sucesso.
10. Motivação e persistência
Isso nos leva aos últimos itens desta super lista: a motivação e a persistência. Persistir significa tentar de diferentes formas até alcançar o resultado desejado — ao contrário de insistir, que significa tentar sempre da mesma forma, mesmo que ela já tenha se provado ineficaz. Para persistir, é necessário ter motivação, ou seja, uma disposição mental e emocional para começar de novo. Por isso, toda pessoa audaciosa é motivada, isto é, tem realmente muita vontade de alcançar aquele objetivo, alinhado ao seu autoconhecimento — que nos leva de volta ao primeiro item da lista.
Como você pode notar, a audácia não é sinônimo de insensatez ou loucura. Ela consiste em uma disposição a correr riscos que a maioria das pessoas não correria. Contudo, isso só é possível se os cuidados acima descritos forem tomados. Que você saiba ser audacioso quando for preciso e alcance resultados extraordinários!
E você, querida pessoa, se considera alguém audacioso? Por quê? O que pensa sobre essa característica? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!