Você já ouviu falar nos baby boomers? Nos millennials? Na geração X? Na geração Z? Bem, todas essas classificações são feitas por sociólogos e profissionais de marketing que tentam encontrar comportamentos e valores semelhantes entre os indivíduos que nascem em uma mesma época.
No entanto, existem alguns indivíduos que não gostam dessa classificação, uma vez que não se sentem plenamente representados por nenhum desses rótulos. Estamos falando dos perennials, ou seja, daqueles que consideram que têm características de todas as gerações, simultaneamente. Mas quem são essas pessoas? Como essa diversidade de comportamentos é possível? Ficou curioso para saber as respostas? Então, continue a leitura a seguir e saiba mais!
Contents
Quem são os perennials?
Os perennials são pessoas de qualquer idade e que não se identificam com a geração a qual pertencem ou com qualquer outra. São indivíduos atemporais, pois carregam consigo características de todas as gerações. Podem valorizar a família e a estabilidade como os baby boomers, ser curiosos e inquietos como os millennials e lidar bem com a tecnologia como os membros da geração Z.
Os perennials tentam romper com essas classificações geracionais, pois tentam extrair o que há de melhor de cada uma delas. Assim, estamos falando de pessoas de qualquer idade que misturam essas características de diferentes faixas etárias.
Em geral, são pessoas focadas em evolução e que gostam de contribuir umas com as outras. São curiosas e criativas, procurando manter um bom relacionamento com pessoas de todas as idades, devido ao seu poder de empatia e à sua mentalidade global.
Essa geração promete ser sempre atual, uma vez que o seu comportamento deriva de interesses, atitudes e valores, e não de simples classificações etárias. Por fazerem a ponte entre diferentes gerações, o perennials tendem a levar mais leveza, dinamismo e inclusão ao mundo todo.
Quais são as suas principais características?
Por reunirem características de todas as gerações existentes, é difícil criar um perfil para os perennials. No entanto, há alguns comportamentos e valores que facilitam a identificação dessas pessoas na sociedade. Na sequência, você vai conferir os 5 principais desses traços que auxiliam na detecção desses indivíduos tão peculiares!
1. Relações sociais diversas
Os perennials, ao contrário das pessoas que de fato se identificam com as características das gerações às quais pertencem, ignoram qualquer rótulo derivado da faixa etária. Por isso, são pessoas com menos preconceitos e estereótipos, conseguindo se relacionar com pessoas de diferentes idades. São comunicativos e sociáveis, podendo manter assunto e lidar com pessoas diversas, e não apenas com os que nasceram pela mesma época que eles. Transitam bem por diferentes grupos.
2. Curiosidade e vontade de aprender
Justamente por se darem bem com pessoas tão diferentes entre si, os perennials são contra a ideia de que um grupo ou geração seja superior a outro. Dessa forma, compreendem que todas as gerações têm algo a ensinar às outras. Por isso, esses indivíduos são também ótimos ouvintes, com curiosidade e vontade de aprender com a experiência de cada geração. Não fazem críticas infundadas aos mais velhos ou aos mais jovens. Apenas compreendem que são maneiras diferentes de ver o mundo.
3. Flexibilidade e empatia
Por transitarem tão bem entre diferentes segmentos da sociedade, os perennials não têm interesse em impor a sua visão de mundo a ninguém. Eles sabem defender as suas opiniões, mas defendem, acima de tudo, o direito de todos de concordar ou discordar. Prezam pela liberdade e, por isso, são mais flexíveis. Entendem que as suas opiniões podem mudar com o tempo. Além disso, conseguem flexibilizar os seus assuntos e formas de se comunicar, adequando-se a cada pessoa, conforme as suas características — o que também revela elevada empatia!
4. Fuga de qualquer rótulo ou padrão
Os perennials não gostam de rótulos ou padrões. Se forem mais velhos, por exemplo, não gostam de serem vistos como conservadores ou desinformados. Já se forem mais jovens, não gostam de serem considerados impulsivos ou imediatistas. Sabem que têm qualidades e pontos de desenvolvimento, mas não consideram que isso seja resultado do ano em que nasceram. Da mesma maneira, também evitam rotular as pessoas e os seus comportamentos por conta da idade delas.
5. Ousadia e inovação
Por fim, não podemos deixar de citar que os perennials são ousados. Mesmo os mais velhos têm muita sede de evolução e mudanças. Têm uma visão ampla acerca dos problemas sociais da atualidade e, por isso, incentivam tudo aquilo que possa, de alguma maneira, gerar melhorias. Gostam de experimentar coisas novas e de verificar aquilo que funciona melhor nas suas vidas. Evitam tirar conclusões precipitadas sobre qualquer pessoa ou assunto, procurando sempre levantar informações antes de definir o que pensam.
Conclusão
Como você pode notar, os perennials não são uma geração propriamente dita, mas sim um grupo de pessoas que contraria essa ideia, exatamente porque não se identificam com as clássicas interpretações sobre as características das gerações existentes.
São indivíduos de todas as idades que acreditam que a data de nascimento pouco influencia sobre os seus valores e atitudes. Respeitam a individualidade de cada um e procuram aprender com todas as gerações, contrariando a ideia de que uma seja melhor do que a outra.
E você, ser de luz, se considera um perennial? Por quê? O que pensa a respeito desse grupo de pessoas tão peculiar? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!