Todas as áreas do mercado precisam de profissionais motivados. Na área de vendas não é diferente. A motivação tem uma participação fundamental na produtividade e no alcance dos resultados destes profissionais. Portanto, cabe aos gestores e líderes buscar maneiras eficazes para que a motivação da equipe seja uma constante. E como fazer isso? Para saber mais sobre este tema, continue a leitura!
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Motivação que gera atitudes poderosas
Ter uma equipe motivada é ter profissionais que acreditam no ideal da organização empresarial. São profissionais que tem a certeza de que estão em uma empresa que os reconhece como profissionais talentosos. A motivação desperta a proatividade, a disposição, o engajamento e o comprometimento das equipes. Um colaborador motivado tem a produtividade maior e o foco voltado para o alcance de resultados que sejam satisfatórios para a empresa.
Vale dizer que a motivação dos profissionais de vendas não significa dar bonificações ou premiações em dinheiro. A motivação dos profissionais vai muito além disso. Estar em uma empresa que reconhece os talentos de seus profissionais, que proporciona um bom ambiente de trabalho ou que oferece plano de carreira também motivam os profissionais de vendas.
Por tudo isso, motivar os colaboradores é muito importante para que a empresa siga forte no mercado e possa expandir seus negócios cada vez mais. Equipes de vendas motivada é equipe que vende mais e melhor sempre!
As 10 atitudes poderosas
Conheça as 10 Atitudes que podem aumentar a motivação de seus profissionais de vendas, o engajamento, compromisso e que podem ajudar a desenvolver equipes mais dedicadas à empresa e ao alcance efetivo dos resultados projetados. Confira!
1 – Crie relações interpessoais saudáveis e respeitosas
Veja sua equipe de vendas de uma forma holística, reconheça seus pontos fortes e de melhoria. Ao enxergá-los leve em consideração suas características individuais, pois com isso, o vendedor irá perceber uma relação de interesse pessoal saindo da relação fria e superficial como geralmente acontece. A motivação é consequência dessa relação mais respeitosa, próxima e humanizada.
2 – Reconheça os talentos e os feitos dos colaboradores
Sempre que tiver oportunidade, seja sincero e diga a sua equipe o quão importante ela é pra você e para a organização. Tanto um bom líder quanto uma boa empresa sabem reconhecer, orientar e corrigir. Por isso, é fundamental reconhecer as vitórias, vibrar com as suas conquistas e participar das suas realizações.
3 – Dê feedbacks positivos e construtivos
Às vezes acontece de um vendedor perder uma venda e acabar sendo criticado por isso. Acontece também a seguinte situação: o vendedor supera a meta de vendas e sequer receber parabéns. Para motivar seus profissionais é preciso reconhecer mais os seus acertos e corrigir os seus erros. O feedback tem por objetivo ser construtivo, guiar, ensinar, corrigir e fazer com que o retorno do líder seja positivo e proveitoso para o crescimento do colaborador. Feedback não é bronca, é uma conversa amistosa para mostrar os pontos positivos e os pontos de melhoria de cada colaborador.
4 – Implemente programas de incentivo
É muito melhor vender mais e a empresa ganhar 90% de lucro, do que vender muito menos e ganhar 100%. Então trace metas reais e alcançáveis para seus vendedores, para que eles possam gerar mais vendas e sustentar o tripé: motivação, reconhecimento e recompensa. E sempre que for possível surpreenda sua equipe com incentivos extras, algo que não estava sendo esperado. Desta forma todos saem ganhando, os vendedores que alcançam as metas e a empresa com maior número de vendas.
5 – Crie um bom ambiente de trabalho
É fundamental que a empresa tenha um ambiente de trabalho que ajude no desenvolvimento pessoal e profissional de seu colaborador. Para isso, invista em programas de treinamentos técnicos e em Coaching de Vendas, por exemplo. Propicie o desenvolvimento profissional também por meio de bons gestores e ofereça cursos que possibilitem melhorar seu desempenho diário e evoluir. Estes tipos de investimentos colaboram para aumentar a motivação, aumentar a satisfação e, consequentemente, reter os talentos.
6 – Ofereça os recursos necessários para o trabalho dos vendedores
Bons equipamentos são fundamentais para boas vendas. Quando um vendedor tem os melhores e os mais modernos recursos para auxiliá-lo nas vendas, fica muito mais fácil mantê-lo motivado. Excelentes condições de trabalho geram resultados extraordinários. Portanto, verifique se a linha telefônica funciona bem e se os computadores necessitam de reparos. Cuide também do espaço físico. Cadeiras, mesas e outros acessórios ligados a postura corporal também precisam de atenção. Isso
7 – Seja solícito e atencioso com seus vendedores
Só uma pessoa que trabalha como um vendedor trabalha – que está constantemente na linha de frente das vendas – é que vai conseguir entender bem as oportunidades e dificuldades do mercado, os desejos e necessidades dos clientes, o aumento e as quedas nas vendas, por exemplo. Por isso, desenvolva encontros periódicos para ouvir sua equipe, suas sugestões e que tenham como objetivo capacitar, atualizar e compartilhar experiência para o crescimento de todos. Isso pode ser feito em reuniões agendadas previamente ou em um happy hour descontraído – o que ficar mais confortável para a sua equipe.
8 – Conquiste a confiança da sua equipe
Quando você gera confiança, você gera comprometimento, o que leva a resultados que farão toda a diferença. Você gera essa confiança quando oferece bônus extras e cumpre o prazo de pagamento de comissões, por exemplo. Ou quando se mostra um líder atento e gentil. Por isso, lembre-se de fazer promessas que você possa cumprir e não corra o risco de perder a confiança de sua equipe. Seja gentil com a sua equipe sempre. Mas faça isso de maneira sincera e verdadeira.
9 – Estabeleça metas reais e possíveis
Estabelecer metas inalcançáveis é um dos maiores fatores de desmotivação para os profissionais nas empresas. Por isso, seja ousado e empreendedor, mas trace metas realistas, que possam estimular, incentivar o crescimento dos vendedores, porém que dê a eles condições reais de serem batidas. Do contrário seus vendedores se sentirão rebaixados e incapazes de atender a empresa. Metas atingíveis motivam os colaboradores a bater metas cada vez maiores. Ao aumentar a meta, estabeleça índices proporcionais e gradativos.
10 – Faça dos seus colaboradores um time vencedor
Construa um time campeão, com profissionais engajados, comprometidos e vendedores campeões. Tenha seguidores e vendedores que estarão sempre ao seu lado, ao lado da organização, seja onde for. Quando se tem uma base sólida na equipe de vendas, profissionais recompensados e reconhecidos; essa mesma base sustenta todo o grupo. Assim, suas vendas se manterão sempre num volume positivo e crescente e todos ganharão juntos.
As vantagens de ter atitudes poderosas
Agora que você sabe quais são as atitudes verdadeiramente poderosas que farão a diferença no dia-a-dia da sua equipe de vendas, fica a pergunta: quais são as contribuições que esta mudança trará para a empresa?
1 – Equipe em total sinergia
Tais atitudes fazem com que os colaboradores permaneçam mais unidos e consigam desenvolver uma poderosa sinergia. Uma equipe que tem sinergia tem mais chances de crescer juntos, pois estão sintonizados e movidos pelo mesmo ideal.
2 – Comprometimento com as metas
A sinergia que é criada com tais atitudes faz com que as metas estipuladas não sejam temidas pelos profissionais de vendas. Elas são encaradas como desafios que farão a diferença em suas carreiras profissionais. Isso se chama comprometimento. Ter vendedores comprometidos com os objetivos resulta em metas alcançadas.
3 – Oportunidade para descobrir novos talentos
Esta é uma forma muito eficaz de reconhecer os talentos e habilidades de seus vendedores. A motivação é um poderoso estímulo para ideias inovadoras e criativas. É importante ter atenção a esta questão. Boas ideias podem estar a caminho! Ideias que farão a diferença em sua empresa. Tão importante quanto conhecer estas ideias é reconhecer quem as teve.
4 – Ambiente de trabalho saudável para todos
As atitudes citadas acima promovem mudanças importantes, sobretudo no ambiente de trabalho. Afinal, elas fazem com que o ambiente de trabalho seja um lugar agradável e por vezes, pode até ser considerado um lugar seguro. O local de trabalho não se torna um lugar frio e sim, um local propício para a construção de relações interpessoais respeitosas. São atitudes que atingem positivamente todos os profissionais, independente de seus cargos.
O que fazer para ter estas atitudes poderosas?
Implementar estas atitudes na cultura organizacional de uma empresa requer comprometimento por parte dos gestores e líderes. Os primeiros a tomar tais atitudes são aqueles que estão a frente das equipes. Algumas atitudes,entretanto, exigem um certo estudo e preparo dos líderes para que elas tenham o efeito almejado.
Mas, como fazer isso de maneira eficaz? A resposta está nas formações em Coaching. Com técnicas e ferramentas com embasamento científico das mais variadas áreas das ciências humanas, o Coaching é um poderoso aliado para que gestores e líderes tenham atitudes poderosas, atitudes que inspiram seus liderados cada vez mais.
Através do Coaching é possível desenvolver habilidades importantes e que contribuirão de maneira positiva com o sucesso das atitudes poderosas. E que habilidades são estas?
- Comunicação eficaz
- Empatia
- Ouvir na essência
- Visão sistêmica
- Liderança
- Negociação
- Proatividade
- Disciplina
- Relacionamentos humanizados
- Planejamento estratégico
- Foco
- Gestão do tempo
- Gestão de pessoas
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Saiba motivar os seus colaboradores. Busque sempre formas eficazes para motivar a sua equipe de vendas. Lidere-os para que eles possam alcançar o sucesso tanto em sua vida pessoal como profissional. Faça com que eles percebam e descubram as ferramentas necessárias para explorar o máximo do potencial de cada um, para que assim eles possam alcançar e manter o seu desempenho máximo.
Espero que este artigo faça a diferença na gestão da sua equipe Que estas atitudes sejam verdadeiramente poderosas para você e sua empresa. Agora, conte: você já consegue ter alguma destas atitudes? Quais atitudes você acredita que sejam mais urgentes e necessárias para a sua empresa? Utilize o espaço para contar a sua experiência e sua opinião sobre o assunto. Compartilhe este artigo em suas redes sociais caso você acredite que ele será importante para outras pessoas.
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