Quando entramos em uma empresa para trabalhar, é natural que surja uma sensação de ansiedade para crescer ali. Começamos a investigar as possibilidades de crescimento existentes e a tentar entender como podemos alcançar posições cada vez mais privilegiadas na carreira.

Todavia, é importante ressaltar que isso não ocorre da noite para o dia, já que é necessário acumular experiências e conhecimentos para de fato mostrar que o profissional está pronto para projetos mais audaciosos. Se você é do time dos ansiosos e deseja acelerar o seu crescimento dentro da empresa, confira as 10 dicas que separamos a seguir. Boa leitura!

1. Não tenha medo de começar por baixo

Quando uma pessoa entra em uma empresa ocupando posições como estagiário ou assistente, ela pode ter a sensação de que está muito distante do topo da carreira. Essa sensação é comum, mas não deve ser motivo de desânimo. Muita gente de sucesso hoje em dia entrou nas empresas exatamente nesses cargos. O importante é que você dê o melhor de si onde estiver. Mesmo que a sua atividade seja simples e aparentemente de pouca importância, mostre que você é competente.

2. Extraia aprendizados de cada experiência

Ao longo dos dias que você passar na empresa, perceba que em cada situação há aprendizados que podem ser extraídos. Sempre há algum conhecimento a ser obtido, algum ensinamento que um funcionário mais experiente compartilha, exemplos de atitudes que os seus colegas dão, contatos com clientes, reuniões da empresa, utilização de determinadas ferramentas, enfim, tudo o que se faz pode gerar aprendizados. Aproveite cada momento para entender o que deve ou não ser feito.

3. Conheça a empresa em que você trabalha

Se você deseja crescer na empresa, é fundamental conhecê-la. Qual é a missão e a visão da organização? Quais são os valores institucionais? Qual é a história daquele lugar? Quais produtos e serviços são comercializados? Que tipo de público é impactado? Quais departamentos e cargos existem? Como o trabalho flui por entre eles? Esses questionamentos são fundamentais para que você compreenda quais caminhos você pode percorrer para desenvolver a sua carreira ali.

4. Conheça a sua área de atuação e mantenha-se atualizado

Se você trabalha no departamento de finanças, por exemplo, quer mesmo se desenvolver ali ou partir para outro? Tome a sua decisão com base nos seus conhecimentos e interesses profissionais. Além disso, acompanhe as notícias e as tendências da sua área e verifique quais competências, comportamentos e conhecimentos são valorizados em quem é mais bem-sucedido no ramo. Conheça os profissionais que são referência e inspire-se neles para dar os seus próximos passos.

5. Invista em autoconhecimento

Para tomar as suas decisões profissionais, é fundamental que você conheça a si mesmo. Se você não for capaz de identificar as atividades que lhe interessam e em que você de fato é competente, será difícil escolher um caminho de carreira. Portanto, observe os seus pensamentos, sentimentos e atitudes no dia a dia profissional. As respostas sobre o que fazer e como crescer na sua carreira estão dentro de você. Por isso, sempre que precisar, faça sessões de coaching para autoconhecimento.

6. Faça leituras, cursos e treinamentos

Independentemente da área profissional escolhida, o fato é que o conhecimento deve ser adquirido e atualizado continuamente. Não há uma área do conhecimento que não passe por atualizações frequentes, sobretudo nos tempos atuais. Tecnologias, descobertas científicas e o comportamento das pessoas sofrem alterações. Portanto, sempre é tempo de estudar e de acompanhar essa dinâmica, por meio de leituras, cursos, treinamentos, entre outras possibilidades de aprendizado.

7. Participe dos eventos da área

Além dos cursos e treinamentos, os eventos da área são ótimas possibilidades de aprender, atualizar saberes e ainda conhecer colegas de profissão. Dessa forma, sempre que possível, participe de palestras, simpósios, feiras e exposições. É fundamental aprender com outras empresas e com outros profissionais, de modo que você possa adequar os aprendizados obtidos à sua realidade. É uma maneira de expandir os seus horizontes e inspirar-se para construir uma carreira de sucesso.

8. Fortaleça o seu networking e converse com os mais experientes

Aproveite esses eventos para fortalecer o seu networking, ou seja, a sua rede de contatos. Isso também pode ser feito pela internet, com os fóruns e redes sociais. Aproveite, sobretudo, para conversar com os profissionais mais experientes da sua área. Pergunte a quem já alcançou os objetivos que você almeja o que eles fizeram para que isso se concretizasse. É importante contar com esses “mentores”, que podem ou não ser da sua própria empresa (mas é mais interessante se forem).

9. Faça coaching

O processo de coaching é fundamental para que o indivíduo conheça a si mesmo, conforme citamos acima. Nas sessões, ele terá contato com ferramentas para compreender os seus interesses, pontos fortes e pontos de desenvolvimento. Com base nessas análises, ele será capaz de entender o seu estado atual e definir o seu estado desejado, isto é, o seu objetivo. Além disso, o coach o orientará no alcance desse objetivo, por meio de caminhos estratégicos sólidos e acelerados.

10. Trace um plano de carreira e siga em frente

Por fim, com o auxílio do processo de coaching, converse com os seus supervisores na empresa para entender quais são as possibilidades de crescimento que existem na empresa. Assim, você conseguirá elaborar um plano de carreira, definindo os cargos e os prazos necessários para ocupar cada um deles. Se você perceber que aquela organização não apresenta essas possibilidades de crescimento ou não atende aos seus propósitos, talvez seja melhor procurar outra oportunidade.

Como você pode notar, acelerar o seu crescimento dentro da empresa é possível, mas depende de uma série de atitudes diárias para que você desenvolva o seu máximo potencial. Coloque as dicas acima em prática e lembre-se: conte com o IBC sempre que precisar!

E você, querida pessoa, como avalia o seu crescimento na carreira? Há mais alguma dica que você gostaria de acrescentar? Então, deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!