Qualquer empresa de sucesso sabe aproveitar muito bem as datas comemorativas como ótimas ocasiões para estimular as vendas. Dia dos pais, dia das mães, Páscoa e Natal são alguns exemplos de festividades que têm como característica a troca de presentes, o que favorece o consumo e aquece a economia.

Nesse sentido, empreendedores de todos os portes e nichos de mercado devem desenvolver ações estratégicas para aproveitar essas ocasiões. Neste artigo, reunimos 10 dicas para que você aproveite essas datas especiais para atrair um público interessante e promover mais vendas. Ficou curioso? Então, continue a leitura e saiba mais!

1. Defina as datas mais importantes no seu nicho

As datas citadas no início do texto são de interesse da sociedade em geral. No entanto, existem festividades específicas de um nicho, como: “dia do orgulho nerd”, “dia do rock”, aniversário do município, e por aí vai. Verifique, portanto, quais datas são mais relevantes dentro do seu nicho de mercado, levando em consideração a natureza dos seus produtos e o público que você pretende impactar. Se o seu produto é exclusivamente masculino, por exemplo, o dia das mães não fará muita diferença.

2. Planeje-se com antecedência

Não espere faltar uma semana para a data comemorativa para você começar a planejar as suas ações. Estabeleça um calendário com essas datas desde o início do ano, pois você deverá mobilizar as equipes de vendas, de marketing e de finanças para essas ocasiões. Campanhas especiais elevam a quantidade de vendas, o que demanda a organização de estoques, transportes e capacidade de atendimento. Portanto, faça um planejamento estratégico bastante antecipado nesses momentos.

3. Conheça bem o seu público-alvo

As campanhas sazonais, ou seja, que envolvem essas datas e épocas específicas, precisam sempre ir ao encontro dos desejos e necessidades do seu consumidor. Por isso, saiba bem quem ele é, quais são os seus hábitos de consumo e de que ele precisa. Saiba que essas épocas podem ser particularmente úteis não apenas para atrair novos clientes, mas também para fidelizar os antigos. Portanto, organize a sua campanha e crie ações que realmente “conversem” com o seu público-alvo.

4. Desenvolva um tom de voz adequado

Desenvolver mensagens e comunicação em campanhas sazonais é algo complexo. A empresa precisa ser capaz de conectar o contexto da data comemorativa, os valores da empresa e as necessidades do cliente. O tom de voz de qualquer campanha deve ter uma linguagem compatível com a linguagem do público e demonstrar sentimentos alinhados às expectativas das pessoas. Para isso, pesquisas de mercado são muito importantes. Além do mais, lembre-se de diferenciar-se da comunicação concorrente!

5. Ofereça benefícios reais

PSC

As campanhas sazonais não dependem apenas da comunicação, mas também de ações de marketing mais práticas. Essa combinação de comunicação persuasiva com ações promocionais é o que realmente eleva as vendas nessas datas. Por isso, verifique o que a sua empresa pode oferecer ao público nessas ocasiões: descontos, kits temáticos de produtos, programas de fidelização, frete grátis, vale-presentes, eventos, concursos culturais, sorteios, cupons, enfim, deixe a criatividade trabalhar!

6. Promova alterações na loja e no site

As lojas físicas quase sempre renovam as vitrines e as decorações do ambiente de acordo com a temática da data em questão. É bacana fazer isso para que o consumidor “entre no clima” do momento. Contudo, não podemos nos esquecer de que muita gente compra pela internet nessas datas. Por isso, faça mudanças no design do site também, aproveitando os temas da data. Além disso, não se esqueça de divulgar nele as ações promocionais desenvolvidas, conforme citamos no item anterior.

7. Fortaleça a divulgação nas redes sociais

Potencializar o seu site para vender mais nas datas especiais é importante, mas de nada adiantará se você não atrair clientes potenciais para ele. Por isso, divulgue as suas ações promocionais por meio das redes sociais. Verifique quais delas são mais utilizadas pelo seu público, aproveite os memes da ocasião e dirija a comunicação empresarial para os assuntos típicos da data. Coloque links para o site e, se desejar, impulsione as publicações, tornando-as anúncios bem segmentados.

8. Invista em e-mail marketing

Não, o e-mail não morreu! Se a sua empresa for capaz de construir uma base orgânica de clientes e de pessoas interessadas, contendo os e-mails delas, utilize-a com sabedoria! Retome o contato com quem já comprou na sua loja ou faça o primeiro contato com quem já demonstrou algum tipo de interesse. Divulgue as promoções especiais e os produtos mais estratégicos na data comemorativa. Procure mesclar esses e-mails promocionais com outros com conteúdos bacanas ao longo da semana!

9. Personalize as embalagens

As embalagens dos produtos também podem ser adaptadas de acordo com a data em questão. Por isso, especialmente em datas como “dia dos namorados” e “dia das mães”, crie embalagens que demonstrem carinho e afeto. Também vale a pena disponibilizar cartões para que o cliente expresse os seus sentimentos a quem deseja presentear. Verifique também de que maneira o consumidor pode personalizar o produto ou a embalagem, escrevendo o nome da pessoa, escolhendo cores e modelos etc.

10. Organize a infraestrutura do seu negócio

As datas comemorativas, sobretudo quando as campanhas são bem-feitas, registram importantes aumentos nos pedidos e vendas nas empresas. Por isso, certifique-se de que a sua infraestrutura seja capaz de dar conta desse aumento. Por isso, estime as demandas e organize os estoques, de modo que nenhum produto falte, mas também que não fique “encalhado”. Além disso, reforce o seu time de vendas e as plataformas tecnológicas para atendimento e processamento de pedidos. Ficar sem sistema em pleno Natal, por exemplo, é sinônimo de prejuízo. Planeje-se!

Siga as 10 dicas acima e organize-se para aproveitar o que essas datas especiais podem oferecer. Aproveite-as para que a sua organização cresça, toque os corações do seu público-alvo e efetivamente registre resultados extraordinários!

E você, querida pessoa, já teve alguma experiência no seu local de trabalho para promover mais vendas nessas ocasiões festivas? Como foi/tem sido a sua experiência? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!