No dia a dia de uma empresa pode acontecer de um funcionário ficar ocioso em alguns momentos. Às vezes, ele termina suas demandas antes do previsto ou o chefe está ocupado e não consegue passar novas tarefas imediatamente. E a dúvida que surge entre os profissionais de maneira geral é: como aproveitar o tempo ocioso dentro do ambiente de trabalho?

Se você já se fez essa pergunta, saiba que existem maneiras muito mais produtivas do que ficar navegando nas redes sociais. Afinal de contas, mesmo que não seja sua culpa estar ocioso, saiba que o mau aproveitamento desse tempo pode acabar comprometendo sua imagem dentro da companhia. Siga a leitura e saiba o que fazer.

Formas de aproveitar o tempo ocioso no trabalho

Ficar sem ter o que fazer no trabalho pode ser ruim por muitos aspectos. Primeiro, porque a hora parece não passar quando não estamos entretidos com nada. Segundo, porque mostrar que está ocioso pode não ser tão positivo e passar uma imagem de falta de comprometimento. Mesmo que todas as obrigações tenham sido cumpridas, não pega bem ficar fazendo certas atividades durante o expediente.

Além do mais, devemos nos lembrar que aquelas horas estão sendo pagas pela empresa. Logo, é responsabilidade do funcionário se ocupar de atividades que agreguem à companhia de alguma forma. Ficar sentado esperando uma nova ordem surgir não é bem visto por gestores e supervisores, então, fique atento!

A seguir iremos compartilhar algumas sugestões de formas para aproveitar esse tempo ocioso de modo produtivo, acompanhe.

1. Consultar o chefe sobre uma nova demanda

A primeira atitude a se tomar ao ficar ocioso no trabalho é informar o seu chefe. Assim, ele irá verificar se há uma nova tarefa para te passar. É apenas a partir dessa resposta que deverá partir para outras atividades.

PSC

Afinal, ele é o seu supervisor e precisa estar ciente de que está ocioso e disponível para cumprir novas demandas. Caso o chefe esteja ausente ou em alguma reunião, fale com a pessoa que está abaixo dele, como um colega com mais tempo de casa, por exemplo.

2. Oferecer ajuda a um colega

Tem algum colega que realiza uma função semelhante à sua? Ofereça ajuda a ele, assim, poderão dividir as atividades e concluírem em menos tempo. Essa é uma boa oportunidade de se mostrar proativo e passar uma imagem positiva ao seu supervisor. Vale lembrar que, caso nenhum colega aceite a oferta, é melhor respeitar e não insistir.

3. Verificar a possibilidade de ajudar em outro setor

Se no seu setor não houver ninguém precisando de ajuda, verifique a possibilidade de oferecer apoio a outra área da empresa. Em companhias de menor porte essa rotação é bastante comum, além disso, faz com que certos colaboradores sejam vistos como curingas, ou seja, possam ser alocados em qualquer setor. Mesmo que não se torne um expert, o fato de aprender novas funções pode contar pontos a seu favor.

4. Organizar o seu espaço de trabalho

Mais uma opção de atividade para realizar no tempo ocioso na empresa é organizar o seu espaço de trabalho. Com a correria do dia a dia, é natural deixar certos itens se acumularem sem uma organização mais criteriosa. Dessa maneira, aproveite para ordenar documentos e outros papéis, além de itens comuns, como canetas, régua, grampeador, entre outros. Ter as coisas em seu devido lugar irá facilitar o seu dia a dia de trabalho.

5. Organizar os arquivos do computador

Além de itens físicos, é válido organizar também os arquivos no seu computador. Mais uma vez, a correria da rotina muitas vezes nos leva a salvar documentos e imagens sem muito critério, o que dificulta quando é necessário encontrar algo. Então, que tal aproveitar para colocar cada arquivo em sua devida pasta?

6. Organizar e-mails

O e-mail é mais um local que precisa ser organizado para evitar desperdiçar muito tempo quando precisar encontrar alguma mensagem ou arquivo. Use as funções oferecidas pelo sistema eletrônico, como criação de pastas e etiquetas coloridas. Dessa maneira, terá mais facilidade para organizá-los no dia a dia e encontrar e-mails sempre que for necessário.

7. Assistir vídeos que tenham relação com o seu trabalho

Obter conhecimento é sempre uma boa ideia, como está na empresa, é importante direcionar isso ao seu trabalho, aprendendo sobre algo que agregue à sua função. Com apenas alguns cliques poderá encontrar vídeos que falem sobre os mais diferentes assuntos e, até mesmo, cursos gratuitos. Apenas lembre-se de informar o seu supervisor para evitar problemas.

8. Fazer pesquisas para novos projetos

Caso não seja possível assistir vídeos ou prefira ler, faça pesquisas em sites. Dependendo de qual seja a sua profissão, poderá encontrar ideias para novos projetos, aprender algo novo ou aprofundar conhecimentos. O universo online é extremamente vasto e permite que diversos assuntos sejam explorados. Apenas é importante tomar cuidado para fazer suas pesquisas em sites confiáveis e que apresentem fontes seguras das informações.

9. Planejar as atividades dos próximos dias

O planejamento é fundamental para aproveitar o seu tempo de maneira produtiva. Então, quando estiver ocioso, poderá aproveitar para fazer ou rever os seus planos para os próximos dias. Lembre-se de que não basta pensar a respeito, é preciso ter registros para fazer o acompanhamento adequado e evitar se esquecer de uma tarefa importante que precisa cumprir.

10. Relaxar e se preparar para as próximas tarefas

Por fim, você pode aproveitar o seu tempo ocioso para relaxar e se preparar para as próximas tarefas. Algumas sugestões de como fazer isso incluem: alongar o corpo, caminhar pela empresa, fazer um lanche. Lembre-se de prezar pelo bom senso e evitar que esse momento se estenda demais.

Viu só como é possível aproveitar o tempo ocioso no trabalho de maneira produtiva? O importante é sempre deixar o seu supervisor ciente da sua ociosidade e mostrar que está fazendo bom uso dos momentos sem tarefas a cumprir.

Este conteúdo te ajudou de alguma maneira? Aproveite para deixar seu comentário abaixo e compartilhar em suas redes sociais! 

Imagem: Por fizkes