Ser bem relacionado é um aspecto bastante importante para conseguir boas oportunidades de carreira. Lembrando que isso não significa ter amigos importantes e, com isso, obter vantagens e sim ser conhecido por pessoas no mercado que possam te indicar para trabalhos, ajudando a abrir portas. Por isso, é preciso saber como construir bons networks, para ser lembrado e construir uma imagem forte dentro do seu segmento.

A importância de construir bons networks

Imagine que precisa contratar os serviços de um pintor, mas não conhece nenhum profissional. Como costuma procurar pessoas para realizar esse tipo de trabalho? O mais comum é pedir indicações a familiares e amigos, afinal, se alguém da sua confiança indicar são maiores as chances de o serviço ser de qualidade, certo? Assim, o pintor que é mais conhecido acaba tendo mais oportunidades do que outros que poucos conhecem.

Isso se aplica a todos os contextos profissionais, pois aqueles que são mais bem relacionados e conhecidos, naturalmente são mais chamados para trabalhos. Por essa razão é tão importante construir bons networks, porque é através desses contatos que poderá crescer e construir uma carreira de sucesso.

É preciso lembrar que bons contatos não irão alavancar sua carreira ao sucesso, o que eles farão é aproximar você de mais oportunidades. Após a abertura das portas, é o seu esforço e expertise que farão com que se destaque e mostre que está realmente preparado para ocupar os espaços que lhe foram apresentados.

Saiba como cultivar melhores relações pessoais e profissionais!
Baixe agora meu ebook “Tudo Sobre Coaching”! É um Presente!

Dicas poderosas para construir bons networks

Depois de entender a importância de construir bons networks, confira dicas de como fazer isso de forma realmente eficaz. Afinal de contas, a ideia não é ter uma lista cheia de números de telefone e e-mails, mas sim criar conexões e formar uma rede poderosa. Vamos lá?

1 – Conheça pessoas através de outras

PSC

Uma ótima forma de expandir sua rede de contatos é conhecendo pessoas através de outras. Se você atua no ramo do direito, por exemplo, e um amigo seu conhece alguém que faz parte de uma grande empresa jurídica, peça para que ele faça essa ponte. Não tenha vergonha de fazer esse tipo de pedido, porque essas conexões poderão trazer benefícios para todos. Assim, essa teia irá se tornar cada vez maior.

2 – Aproveite as mídias sociais

As mídias sociais facilitam muito o trabalho de fazer networking, afinal, se antes era necessário encontrar pessoalmente, hoje dá para se aproximar através de likes e mensagens. Você pode começar acompanhando o perfil de pessoas que admira no seu segmento, enviar mensagens, interagir, assim, pouco a pouco poderá estreitar a relação.

3 – Não peça trabalhos, peça informações

Existem pessoas que confundem network com agência de empregos e não é assim que as coisas funcionam. A ideia não é chegar pedindo trabalho e sim informações que possam te auxiliar em sua busca. Pode não parecer, mas existe uma diferença entre essas duas atitudes e a segunda postura irá te abrir muito mais portas, pois as pessoas verão que tem atitude e não está apenas em busca de obter vantagens facilmente.

4 – Saiba ouvir as pessoas

Sempre que tiver a oportunidade de conhecer alguém que possa ser um contato em potencial para sua rede, dedique-se a ouvir a pessoa. É importante lembrar disso porque é comum que os profissionais queiram falar sobre si para mostrar o quanto são competentes, se esquecendo de escutar o outro. E ouvir é a melhor ação que podemos ter se desejamos criar conexão.

5 – Compartilhe sua paixão

Após manter o equilíbrio e ouvir a outra parte, procure demonstrar a sua paixão ao falar sobre o seu trabalho, mas, claro, sempre transmitindo naturalidade. O entusiasmo ao contar o que se faz é interessante porque pessoas entusiasmadas tendem a ser dedicadas, buscam sempre aprender e realizar o seu ofício da melhor maneira possível.

6 – Mantenha contato

Como mencionado anteriormente, quando se fala em construir network a ideia não é ter apenas uma extensa lista de telefones, é preciso manter contato e agregar de alguma maneira à vida das pessoas. Mais uma vez, as redes sociais se mostram como uma ótima ferramenta para fortalecer esses laços e se fazer presente.

7 – Indique o trabalho das pessoas

A palavra network é sempre representada por uma rede que liga várias pessoas. Perceba que, nessas representações, todos ocupam o mesmo grau de importância, não há ninguém superior ou inferior, porque a ideia é realmente conectar, sem diferenciação. Sendo assim, além de desejar ser indicado, faça você suas indicações, se importe com os outros e demonstre isso através de atitudes.

8 – Demonstre sua gratidão

Sempre que surgir uma oportunidade graças a uma indicação ou uma informação que uma pessoa da sua rede te passou, demonstre sua gratidão, isso irá estimulá-la a continuar. Você pode fazer isso da maneira que achar melhor considerando o tipo de conexão que possuem. Pode ser um simples obrigado ou o envio de uma lembrança, tudo depende da situação e do que achar mais adequado.

9 – Faça permutas

Se você está começando na carreira ou mesmo deseja fazer o seu trabalho se tornar mais conhecido, pode lançar mão de uma prática que tem se tornado cada vez mais popular, a permuta. Entre profissionais e empresas funciona da seguinte forma: você realiza um trabalho para alguém e, em troca, essa pessoa faz outro serviço para você. Com isso, além de trocar serviços e expertises, irão trocar contatos.  

10 – Mantenha sua presença online atualizada

Hoje em dia, não dá mais para falar sobre construir network sem citar presença online. Além do LinkedIn, que é uma rede social voltada para a carreira, o Instagram também tem se destacado como ferramenta para fazer contatos e fortalecer sua imagem profissional. Sem contar no site corporativo, que continua sendo um meio de as pessoas te encontrarem através de sites de busca. Portanto, mantenha suas páginas sempre atualizadas.

Está pronto para começar a construir bons networks? Coloque essas dicas em prática e dê esse importante passo para ter uma carreira sólida e promissora.

Tem mais alguma dica a acrescentar? Deixe nos comentários abaixo e aproveite para compartilhar este conteúdo em suas redes sociais para passar a informação adiante!