Não para de crescer a quantidade de empresas que aderem ao trabalho remoto ou ao trabalho híbrido. Isso quer dizer que, ao menos em alguns dias da semana, alguns colaboradores têm trabalhado das suas próprias casas. Esse processo, segundo algumas pesquisas, tem se mostrado vantajoso em termos de produtividade, mas representa um desafio para as lideranças.

No trabalho presencial, o líder pode verificar comportamentos, checar erros e dar orientações prontamente, o que fica mais difícil quando feito a distância. De qualquer forma, é possível exercer uma boa liderança remota, desde que as 10 dicas abaixo sejam colocadas em prática. Confira!

1. Seja um líder, onde quer que esteja

A liderança deve existir, tanto presencialmente quanto remotamente. O trabalho do líder é o de definir metas, explicar tarefas, esclarecer as regras, corrigir os erros, prestar ajuda, compartilhar conhecimentos, avaliar os desempenhos, e por aí vai. Pode ser mais complexo fazer tudo isso por e-mail ou por uma videochamada, mas não é impossível. Um bom líder sabe se adaptar às novas circunstâncias, sobretudo porque a tecnologia é uma grande aliada nesses momentos.

2. Domine as tecnologias existentes

Videochamadas, grupos de conversa, mensagens de texto, e-mails, softwares de gerenciamento de projetos, além do bom e velho telefonema: tudo isso existe para facilitar a vida das pessoas, o que inclui o trabalho. Portanto, como líder, domine essas ferramentas e oriente os seus liderados a fazerem o mesmo. Elas anulam as distâncias e permitem que decisões sejam tomadas, que problemas sejam resolvidos e até mesmo que arquivos sejam compartilhados em tempo real. Faça bom uso!

3. Continue focando no cliente

Não importa se você e a sua equipe estejam trabalhando de forma presencial, híbrida ou remota: a satisfação do cliente continua sendo a prioridade de toda e qualquer empresa. Portanto, mobilize os seus colaboradores para continuarem agindo a fim de satisfazer o cliente plenamente. O marketing, as finanças, a comunicação, o desenvolvimento de produtos, as vendas etc. precisam manter as suas rotinas organizadas e sistematizadas, alinhadas entre si para manter o sucesso da empresa.

4. Defina metas e cumpra-as

Cada um dos departamentos citados acima deve funcionar com base em metas, ou seja, em objetivos a serem alcançados pelas equipes. Eles devem ser realistas, específicos, mensuráveis e capazes de despertar a motivação dos colaboradores. Por isso, tão importante quanto definir essas metas é verificar se estão de fato sendo cumpridas. Se estiverem, basta dar continuidade. Se não estiverem, é importante recalcular a rota e fazer os ajustes necessários, mesmo que em reuniões virtuais.

5. Ofereça treinamentos

PSC

A capacitação profissional deve continuar, mesmo que a distância. Por isso, ofereça aos seus colaboradores treinamentos, ainda que virtuais. Não faltam cursos online e materiais de apoio disponíveis na internet para reciclar conhecimentos e ampliar os horizontes de atuação dos profissionais. O trabalho remoto não é desculpa para deixar de aprender. Assim, toda a equipe aumentará a sua produtividade e também a qualidade daquilo que produz todos os dias.

6. Verifique os canais de comunicação mais apropriados

Diversos canais de comunicação podem ser utilizados para liderar equipes remotas. O que deve determinar a sua escolha é o tipo de comunicação a ser feito. No caso de uma conversa particular que demanda soluções urgentes, é mais fácil recorrer ao telefonema. Já em uma conversa que envolve mais pessoas, é mais apropriado realizar uma videochamada. Por fim, se a comunicação em questão se trata apenas de um lembrete, uma mensagem de texto já dá conta do recado.

7. Seja um ouvinte atento e empático

Quando falamos em liderança de equipes remotas, quase sempre pensamos na necessidade que os líderes têm de falar aos seus liderados. No entanto, o caminho inverso também é importante. O líder também precisa ouvir de forma ativa e empática o que o liderado tem a dizer. É importante tirar as suas dúvidas, prestar auxílio e tranquilizá-lo nos momentos difíceis. Por isso, coloque-se à disposição de todos e mostre à equipe que, mesmo a distância, ninguém está desamparado.

8. Dê feedbacks com regularidade

O feedback é um processo em que o líder avalia o desempenho do colaborador e comunica a ele quais foram os resultados obtidos, tanto os positivos como os negativos. Esse processo deve ser realizado, mesmo que virtualmente, em breves comunicações individuais. É fundamental que cada colaborador seja reconhecido pelos bons resultados e também que tenha a oportunidade de saber em quais aspectos precisa melhorar. Converse com todos, com tranquilidade e motivação.

9. Preste auxílio constante

Um líder de equipes remotas deve estar online constantemente. Ele não pode simplesmente “sumir do mapa” sem dar satisfações. É preciso que ele tenha consciência de que o trabalho da sua equipe está sob a sua responsabilidade. Por isso, de tempos em tempos, pergunte a todos se estão bem, se têm alguma dúvida, se precisam de algo, enfim, mostre que você está ali. Essa sensação de amparo dá tranquilidade e também evita que confusões surjam por ausência do líder.

10. Faça reuniões de alinhamento

A comunicação do líder com os liderados pode ser tanto em particular como com toda a equipe. Todavia, é fundamental que as reuniões gerais com a equipe ocorram ao menos uma vez por semana para que todos estejam alinhados e sabendo de tudo o que está sendo feito. Uma videoconferência logo na segunda-feira pela manhã pode ser importante, por exemplo, para definir tudo o que será feito ao longo da semana, esclarecendo também alguma dúvida que ainda tenha restado da semana anterior.

As 10 dicas acima são fundamentais para que um líder possa ser presente, útil e eficaz, mesmo exercendo as suas funções remotamente. Com o auxílio da tecnologia, a comunicação deve continuar, de modo que todos trabalhem alinhados e possam tirar as suas dúvidas tão logo surjam. Coloque essas ações em prática e tenha muito sucesso!

E você, ser de luz, como lida com o trabalho remoto? O que pensa sobre as lideranças nesse contexto? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!