Os processos de recrutamento e seleção estão, hoje em dia, cada vez mais complexos, compostos por diversas etapas que visam à avaliação de diferentes competências técnicas e comportamentais. Como a competitividade está acirrada no mercado de trabalho, é importante que haja esse cuidado no desenvolvimento desses processos.

Se você está aqui neste artigo, provavelmente deseja descobrir como é possível ter um bom desempenho durante o processo seletivo, de preferência encontrando meios para superar os concorrentes, não é mesmo? Sendo assim, separamos 10 dicas para que você se prepare adequadamente para esses momentos. Para saber mais sobre o assunto, siga em frente e tenha uma ótima leitura!

1. Estruture o seu currículo com dedicação e nas plataformas adequadas

O currículo é um documento que resume a sua vida profissional. Ele deve conter dados pessoais e de contato, objetivo, formação, cursos extras, experiências profissionais prévias, domínio de idiomas, habilidades e diferenciais. É importante estruturá-lo de forma organizada. Tenhas versões impressas consigo, mas procure cadastrá-lo nas plataformas digitais, como o LinkedIn e os próprios portais de vagas de emprego. Hoje em dia, são esses os principais canais que as empresas usam.

2. Construa o seu portfólio, se necessário

Algumas profissões demandam um portfólio, que é um compilado dos trabalhos prévios do profissional, o que demonstra as suas habilidades. É o caso de jornalistas, escritores, publicitários, arquitetos, fotógrafos, modelos, designers, artistas, entre outros. Se essa necessidade fizer parte do seu universo, reúna os seus melhores trabalhos — os mais bonitos, que geraram os melhores resultados, mais importantes, mais audaciosos, enfim, aqueles que de fato podem destacar as suas qualidades.

3. Identifique o tipo de empresa que o atrai

Além de preocupar-se com o seu currículo e com o seu portfólio, é importante que você também comece a pesquisar sobre as empresas que mais despertam o seu interesse. Onde você gostaria de trabalhar? Algumas pessoas já têm em mente os locais exatos, trocando e-mails com as empresas e deixando os seus currículos na seção “trabalhe conosco” dos sites. Outros, no entanto, não estão tão decididos, mas já têm ao menos uma noção do tipo de empresa (porte/segmento) a procurar.

4. Fique atento às descrições das vagas

Nos sites das empresas, no LinkedIn e nos portais de vagas de empregos, você encontrará muitas vagas. As descrições dessas oportunidades geralmente contam com várias informações, como: localização da empresa, salário, cargo, pré-requisitos (formação, experiência etc.), qualidades desejadas, principais atribuições da vaga, benefícios etc. Leia atentamente todas essas informações, de modo que você se candidate para as oportunidades que mais tenham a ver com aquilo que você procura.

5. Qualifique-se continuamente

PSC

Ao cruzar o seu currículo com as exigências da vagas, talvez você encontre aspectos em que precisa se desenvolver mais. Para isso, faça cursos, participe de treinamentos, marque presença em eventos da área e fique sempre atento às notícias e tendências do seu segmento de atuação. Qualificar-se continuamente é muito importante, além de ser uma exigência de muitas empresas. Trata-se de uma demonstração de profissionalismo que pode ajudá-lo consideravelmente!

6. Saiba tudo sobre a empresa do seu processo seletivo

Se você enviou o seu currículo para uma empresa, e ela entrou em contato com você para as próximas etapas, pesquise tudo o que puder sobre ela. Entre no site da organização e visite as suas redes sociais. Nesses espaços, você terá uma boa noção sobre a história da empresa, missão, visão, valores institucionais, porte e segmento de atuação, produtos e serviços oferecidos, posicionamento de mercado, objetivos, além da própria cultura organizacional (formal/informal, moderna/tradicional etc.).

7. Seja pontual em todas as etapas

Como citamos, os processos seletivos costumam ser, hoje em dia, compostos por diferentes etapas. Algumas delas são online, como testes de habilidades específicas e de perfil comportamental. Contudo, há outras que são presenciais, como entrevistas individuais e dinâmicas de grupo. Tanto em um caso como no outro, seja pontual. Jamais se atrase nas entrevistas ou na entrega de algum teste. A pontualidade indica profissionalismo e também é avaliada no processo.

8. Prepare-se adequadamente para as entrevistas

Para as entrevistas, prepare-se. Leia o seu currículo e relembre as suas principais conquistas da carreira. Pense também nos seus pontos de melhoria. Estude sobre a empresa e esteja pronto para falar sobre como a oportunidade em questão pode auxiliá-lo na conquista dos seus objetivos. Talvez você precise falar um pouco sobre a sua vida pessoal também. Respire fundo, concentre-se e aposte em técnicas de relaxamento para evitar o nervosismo. Confie em si mesmo!

9. Tire as suas dúvidas sobre a vaga e a cultura organizacional

Engana-se quem pensa que os candidatos de um processo seletivo só estão ali para responder perguntas. Também é importante tirar as suas próprias dúvidas. Pergunte o que tiver curiosidade sobre a empresa, sobre a rotina de trabalho, sobre as atribuições da vaga, sobre as possibilidades de crescimento, e por aí vai. É importante que você conheça o terreno em que está entrando. Além disso, fazer perguntas demonstra que você está realmente interessado na oportunidade, o que é um ponto positivo.

10. Seja você mesmo

Por fim, lembre-se de dar o seu melhor, mas não abra mão de ser quem você é. Se você “interpretar um personagem” ao longo do processo seletivo para se adequar às exigências da empresa, possivelmente ganhará a vaga. No entanto, o que será de você no dia a dia de trabalho? Você dará conta das demandas com o personagem que criou? É melhor ser você mesmo desde o início. Assim, você encontrará oportunidades que realmente tenham a ver com você, o que o fará muito mais feliz!

Siga as 10 dicas acima para ser muito bem-sucedido nos processos seletivos dos quais participar. Resumidamente, cuide do seu currículo e do seu portfólio, qualifique-se, conheça bem as empresas e as vagas às quais pretende se candidatar e seja pontual em todas as etapas. Coloque essas recomendações em prática, e você já estará à frente de muitos concorrentes. Tenha muito sucesso nos seus caminhos!

E você, ser de luz, tem mais alguma dica ou recomendação (do que fazer ou do que não fazer) para se sair bem em um processo seletivo? Então, deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!