Ser um pequeno empreendedor te coloca diante de diversos desafios, pois demanda expertise para estabelecer concorrência com as grandes marcas, manter-se em dia com o pagamento de tributos e impostos, adotar medidas inovadoras, entre outros. Mas, além dessas questões práticas e pertinentes à manutenção da empresa no mercado, é importante ter atenção para algumas “armadilhas” que podem surgir pelo caminho.

Essas armadilhas são os erros cometidos por muitos empreendedores de primeira viagem. Evitar certos comportamentos e situações é crucial para fortalecer o seu negócio, continue lendo para saber quais são esses erros e como evitá-los.

Pequeno empreendedor: quais os 10 principais erros e como evitar?

Quem se informa adquire conhecimento para evitar uma série de situações problemáticas, então, não perca tempo e confira essa lista abaixo!

1 – Falta de conhecimento do mercado

O empreendedor que abre o seu negócio sem conhecer o mercado em que irá atuar tem grandes chances de fechar as portas nos primeiros anos. O fato de ser muito bom na realização de uma determinada atividade não significa que você está apto para gerenciar uma empresa naquele segmento. Ser o melhor cabeleireiro da sua região não adianta muito se você desconhece os concorrentes e as preferências do seu público-alvo.

Como evitar: reúna o máximo de informações sobre seus concorrentes diretos e indiretos, assim como a respeito dos seus clientes.

2 – Decisões movidas pela paixão

Muitos empreendedores abrem seus negócios movidos pela paixão por aquilo que fazem, mas esse sentimento de forte emoção não pode ser o guia para tomada de decisões importantes, como ampliar o espaço físico, abrir outra loja ou aumentar a equipe de funcionários.

Como evitar: antes de dar qualquer passo, analise a situação atual e faça projeções para o futuro tendo argumentos sólidos para as decisões tomadas.

3 – Falta de planejamento

Esse erro é cometido especialmente por empreendedores por necessidade, quem abre um negócio como uma alternativa à falta de oportunidades de trabalho. Abrir um negócio do dia para a noite, sem nenhuma estrutura ou plano, é correr um grande risco.

Como evitar: faça um planejamento mínimo para dar início às atividades da sua empresa, considere qual o capital que possui, estrutura atual, perfil de clientes e como espera que seja o crescimento da procura. Ter um planejamento não garante 100% de chances de sucesso, mas reduz e muito os riscos.

4 – Não separar finanças pessoais e da empresa

Independentemente do sucesso que o seu negócio faça, não será fácil mantê-lo aberto se as contas estiverem sempre no vermelho. Um dos principais erros que o pequeno empreendedor de primeira viagem comete é não fazer a separação das finanças pessoais e da empresa. Fazer retiradas constantes para pagamento de contas particulares leva a rombos nas contas corporativas.

Como evitar: determine uma forma de remuneração para si mesmo, pode ser pelo pró-labore (tipo de salário com valor predefinido) ou por uma porcentagem dos lucros. A empresa precisa ter capital de giro e reservas para enfrentar períodos difíceis.

5 – Direcionamento para o cliente errado

Você sabe exatamente quem é o cliente da sua empresa? Boa parte dos pequenos negócios que fecham apresenta um problema em comum, estão tentando vender para o público errado. As estratégias de marketing devem contemplar as pessoas que realmente terão interesse em comprar aquilo que você oferece.

Como evitar: é importante fazer um estudo detalhado a respeito do mercado em que se pretende inserir antes de iniciar as operações para definir um público-alvo. No dia a dia do empreendimento, é interessante ter algum tipo de sistema de banco de dados que permita identificar o perfil de quem realmente está comprando. Analise esses dados de tempos em tempos para saber responder quem é o seu cliente.

6 – Não aceitar críticas

Empreendedores que estão apostando tudo num negócio dos sonhos podem se tornar fechados para críticas feitas pelos colaboradores, sócios ou conselheiros. Atitudes autoritárias não são boas em nenhum ambiente.

Como evitar: trabalhe para tornar sua postura mais aberta ao diálogo e considere aquilo que é apontado por outras pessoas como uma oportunidade de identificar erros e melhorar. Faça uma consideração sobre algo ser pertinente ou não antes de simplesmente descartar.

7 – Falta de investimento em marketing

O empreendedor que acha que basta abrir as portas do seu negócio para que surjam clientes magicamente terá um sério problema para manter o fluxo de vendas. Investir em marketing é crucial para fortalecer a identidade da sua marca e conquistar os clientes do seu público-alvo.

Como evitar: se possível, invista em ter um profissional com essa expertise na sua equipe, mas, independentemente de poder fazer esse investimento, investigue o perfil do seu público-alvo e direcione ações para o mesmo.

8 – Acolher a cultura do teste e erro

Empresas de todos os tamanhos precisam ser inovadoras para se destacar em seus mercados, porém, gerar inovação depende de apostar na cultura do teste e erro. Nem sempre as medidas adotadas irão gerar acertos e isso não pode se tornar um empecilho para tentar de novo.

Como evitar: uma forma de estimular a cultura inovadora no seu pequeno negócio é ter uma margem de segurança financeira que permita fazer apostas, se não der certo as perdas são minimizadas.

9 – Sociedades entre amigos

Você tem um amigo de quem gosta muito e que compartilha o mesmo sonho de ter uma empresa? Antes de começar a pensar no nome do empreendimento, é necessário considerar se essa pessoa tem as características necessárias para ser um bom sócio. Infelizmente, além de um erro de negócios pode ser um erro pessoal, você pode ficar sem o amigo também.

Como evitar: baseie a escolha de um sócio na observação de características complementares às suas. Pessoas com perfil mais criativo e pouco organizado terão mais sucesso com sócios com perfil gerencial. Já um empreendedor focado em gerenciamento precisa de alguém com expertise em criatividade. É uma conta simples!

10 – Falta de resiliência

Abrir uma empresa demanda muita coragem e paciência, pois a sua consolidação pode demorar um tempo considerável para acontecer. Não desanimar e desistir diante da primeira dificuldade é fundamental para se tornar um empresário de sucesso.

Como evitar: treine a sua resiliência, a capacidade de se adaptar diante de qualquer cenário, por mais caótico que seja, e mantenha o foco no sucesso que se pretende alcançar.

Com essas dicas a sua empresa terá mais chances de sucesso no mercado! Pronto para começar a colocá-las em prática?