O atual cenário profissional é marcado pelo dinamismo — em que as circunstâncias mudam a todo instante — e pela competitividade em basicamente qualquer área. Isso não quer dizer, porém, que seja impossível que uma pessoa obtenha destaque. Para que isso ocorra, é essencial que o indivíduo estude e aprimore as competências naturais da sua profissão. Contudo, elas não são as únicas que merecem atenção.

Na verdade, existem algumas habilidades comportamentais que também precisam ser desenvolvidas. Elas estão associadas à vida de modo geral, e não a uma ou a outra profissão especificamente. O desenvolvimento dessas habilidades permite que sejamos bem-sucedidos, independentemente da área escolhida, além de nos tornar pessoas melhores.

Neste artigo, você vai conferir 10 habilidades essenciais para desenvolver no atual cenário profissional. Boa leitura!

1. Ética e empatia

A ética é um conjunto de princípios e valores que sustentam o desenvolvimento das demais habilidades. Ela orienta a conduta do indivíduo para que aja sempre com respeito e honestidade.

Ao lado dela, está a empatia, que consiste em perceber que não estamos sozinhos no mundo e que, da mesma forma que nós, o outro também luta por seus objetivos e por sua felicidade. Ter empatia é imaginar como é estar no lugar do outro, levando em consideração os seus pensamentos e sentimentos. Agir com ética e empatia é o primeiro passo para manter um bom relacionamento com as pessoas, na vida em geral e no trabalho.

2. Autoconhecimento

O autoconhecimento é o conhecimento que temos sobre nós mesmos. Ele é baseado em nossa própria percepção de nossa personalidade, nossas competências profissionais, nossos pontos fortes e nossos pontos que ainda precisam se desenvolver mais.

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Por meio do autoconhecimento, qualquer pessoa consegue potencializar as suas forças, trabalhar as suas fraquezas, fazer escolhas mais coerentes com os seus objetivos de vida, lutar pela sua felicidade e amenizar a importância dada à opinião alheia. As consequências naturais desse processo são um indivíduo mais humilde, inteligente, autêntico, emocionalmente estável e verdadeiramente feliz!

3. Inteligência emocional

A inteligência emocional é a capacidade que um indivíduo tem de reconhecer as suas emoções, identificar as suas causas, administrar a sua intensidade e lidar adequadamente com as suas consequências. Ninguém consegue controlar aquilo que sente, mas todos conseguem controlar as suas atitudes frente às emoções sentidas.

Administrando as emoções, desenvolvemos a nossa saúde mental, ao mesmo tempo em que melhoramos consideravelmente o relacionamento com aqueles que convivem conosco. Administrar não é reprimir, mas saber lidar adequadamente com os nossos sentimentos — e também com os sentimentos do outro, por meio da empatia, de que falamos anteriormente.

4. Resolução de conflitos

Seguindo os três passos anteriores (empatia, autoconhecimento e inteligência emocional), naturalmente você perceberá que os conflitos vão diminuir. No entanto, isso não significa que eles vão desaparecer. O conflito faz parte da experiência humana, pois ele envolve lidar com diferentes pensamentos, sentimentos e personalidades.

Com diplomacia e administração das emoções, o diálogo pode esclarecer qualquer mal-entendido. Você não vai conseguir fazer com que todos gostem de você ou que concordem com as suas opiniões — e está tudo bem! Resolver conflitos é apenas manter a interação dentro dos limites do respeito, mesmo em meio às diferenças.

5. Clareza de comunicação

Seja para resolver conflitos ou para preveni-los, a comunicação eficaz e não-violenta é a melhor resposta. Boa parte dos mal-entendidos que ocorrem nas organizações tem sua origem em uma informação que não ficou clara, em um tom de voz inadequado ou em uma escolha de palavras que gerou alguma interpretação dupla.

Portanto, antes de falar ou de enviar uma mensagem escrita, questione-se: esta informação está clara? Ela é facilmente compreensível? Ela pode dar margem a outras interpretações, que não a original? Ela pode ofender alguém? Refletir brevemente sobre essas questões permite que a sua comunicação seja muito mais eficaz. Além disso, especialmente na comunicação escrita, fique atento aos erros de português, OK?

6. Planejamento

Um bom profissional, na atualidade, é aquele que evita a perda de tempo e o desperdício de seus recursos. Isso o faz naturalmente mais produtivo, o que toda empresa deseja. Para aumentar essa produtividade, é essencial que o indivíduo seja organizado e planejado.

A organização consiste em manter os seus bens físicos e digitais armazenados em ordem, de modo que sejam facilmente encontrados quando forem solicitados. Já o planejamento consiste em listar as atividades que precisam ser feitas (no dia, no mês ou no ano), determinando prazos para a sua realização e a melhor maneira para a sua execução. Seja alguém organizado e planejado para lidar com as adversidades!

7. Resiliência

A resiliência é a propriedade física que alguns materiais possuem de retomarem a sua forma original depois de serem submetidos a uma força externa (como uma esponja, que logo volta à sua forma original, mesmo depois de a apertarmos).

A psicologia tomou de empréstimo da física o conceito de resiliência. No comportamento humano, ele se refere à nossa capacidade de retomarmos o equilíbrio mental depois de enfrentarmos adversidades. Na vida profissional, os desafios e os problemas são constantes, de modo que a nossa capacidade de superá-los e seguir em frente — ou seja, a resiliência — precisa ser desenvolvida e exercitada.

8. Criatividade

Ser criativo não consiste em reinventar a roda. Basta que você se questione: “será que há alguma maneira inovadora ou mais eficiente de fazer essa tarefa?”. Se todos os profissionais do mundo desligassem o piloto automático e refletissem sobre aquilo que fazem diariamente, certamente veríamos mais trabalhos criativos.

A criatividade ocorre quando encontramos outra maneira de fazer algo, diferente daquilo que já é feito. Hoje em dia, as empresas precisam de inovações para manter a sua competitividade e a sua produtividade. Em qualquer área profissional, é possível ser criativo, desenvolvendo um novo método, uma nova tecnologia, um novo produto ou uma nova solução a um antigo problema.

9. Visão sistêmica

Por muito tempo, a divisão do trabalho criou gerações de profissionais extremamente focados em suas atividades, o que até tem os seus pontos positivos. Contudo, com o passar do tempo, essa visão estritamente voltada ao seu cargo e aos seus afazeres fez com que essas pessoas perdessem a noção do todo. Dessa forma, elas deixam de ver sentido em suas atividades porque não compreendem de que maneira elas são importantes para a empresa em geral.

A visão sistêmica anula esse problema. Por meio dela, o indivíduo compreende como as suas ações impactam os afazeres dos seus colegas, até mesmo de outros departamentos. Com a consciência do todo, o profissional age de forma mais inteligente, estratégica e colaborativa.

10. Negociação e flexibilidade

Hoje em dia, todo mundo precisa saber negociar algo: um salário com o chefe, um preço de venda com o cliente ou um planejamento de atividades com um colega de trabalho. A todo instante, temos que lidar com pessoas defendendo os seus próprios interesses, que podem estar em conflito com os nossos.

Por isso, todos precisam ser flexíveis e saber negociar, ou seja, fazer algumas concessões em nome de objetivos maiores. Se as duas partes envolvidas souberem negociar com honestidade, é possível chegar a uma solução que satisfaça a ambas.

Essas são as 10 habilidades mais necessárias no atual cenário profissional. Quem as desenvolve consegue resultados extraordinários, independentemente da área profissional que tenha escolhido.

E você, já tem desenvolvido essas habilidades? Quais delas ainda precisam ser trabalhadas por você em seu dia a dia de trabalho? Deixe o seu comentário no espaço abaixo. Por fim, não se esqueça de compartilhar este artigo com os seus amigos e familiares, por meio das suas redes sociais!

Imagem: Por Raxpixel