A produção de conteúdo de qualidade é um fator muito importante na vida de qualquer empresa nos dias de hoje. Os sites, blogs, e-mails, redes sociais e materiais impressos precisam ser sempre relevantes, levando ao público informações úteis, que mostrem como a sua empresa pode ajudá-los, de alguma maneira.

Produzir conteúdo para todas essas mídias é uma tarefa que demanda muita pesquisa, atualizações e criatividade. Por isso, há alguns hábitos que precisam virar rotina para as pessoas que exercem essa nobre profissão. Neste artigo, reunimos 10 desses hábitos essenciais. Confira!

1. Estude

Todo trabalho de produção de conteúdo demanda, em primeiro lugar, estudo. Mas estudar o que? Muitas coisas:

  • As atividades da sua empresa;
  • O comportamento e as necessidades do seu público-alvo;
  • Os temas que podem ajudar as pessoas que se interessam pelo seu nicho de atuação;
  • As ações da concorrência.

Além desses itens básicos, que variam a cada caso, também não podemos nos esquecer de que a própria produção de conteúdo deve ser estudada. Design, redação, gramática, tendências de conteúdo, noções de marketing, além das próprias características de cada mídia (dos blogs, dos e-mails, das redes sociais etc.) são aspectos que precisam ser estudados e atualizados com frequência.

2. Defina estratégias

Como citamos acima, podemos produzir conteúdos em diferentes canais de comunicação. Sites das empresas, blogs, portais parceiros, Facebook, Instagram, e-mail marketing e até mesmo um flyer a ser distribuído pelas ruas podem ser citados como exemplos.

Para entender quais canais são mais estratégicos, a empresa precisa entender como é o comportamento do seu público. Se ele é mais ativo no Instagram, por exemplo, talvez não valha a pena ficar redigindo material impresso. Cada caso é um caso, de modo que é preciso pesquisar e testar para identificar a estratégia mais indicada.

3. Planeje as suas ações

PSC

Uma vez escolhido o canal, é hora de começar a planejar o conteúdo. Por exemplo, se você escolheu o Instagram como a sua principal mídia nesse sentido, de que maneiras você vai produzir o seu conteúdo? É preciso fazer um levantamento de pautas, ou seja, de temas que sejam relevantes às pessoas que se interessarem pela sua empresa.

Além disso, é necessário conhecer todas as possibilidades e recursos que o canal escolhido oferece. No caso do Instagram, é possível criar posts tradicionais, carrosséis, stories, reels, lives, e por aí vai. A dica é planejar quais temas “combinam” melhor com quais formatos.

4. Coloque a mão na massa

Depois de toda a fase de planejamento, é hora de efetivamente colocar a mão na massa. Pegue os temas que você definiu para a produção de conteúdo e faça pesquisas sobre eles. Consulte diferentes referências, sempre atentando à veracidade das informações apuradas e à qualidade das fontes pesquisadas.

Depois, sintetize as suas pesquisas de forma criativa, no tipo de publicação escolhido. Um artigo de blog ou uma live, por exemplo, permitem que os assuntos sejam abordados de forma extensa. Já um post simples deve ser sucinto, com frases curtas, deixando as explicações mais detalhadas para a legenda.

5. Faça testes

Muita gente acha que o trabalho de produzir conteúdo é intuitivo. Por exemplo: acredita-se que o público jovem é fã do Instagram. Mas será que essas pessoas também não se interessariam por um blog sobre os temas de que gostam? É importante fazer esses questionamentos.

Assim, faça testes e experimente variações nos canais de comunicação, na linguagem, no tipo de publicação, nos horários de postagem, enfim, em todas as possibilidades. Monitore o seu desempenho, pois surpresas reveladoras podem aparecer.

6.Não tenha medo de cometer erros

Nesse processo de produzir conteúdo, testar diferentes formatos e monitorar resultados, nem sempre obteremos bons desempenhos. De fato, pode ser que algumas “ousadias” não produzam as respostas que esperávamos. Quando isso acontecer, não se desespere.

O erro é rotina na vida de quem produz conteúdo. Nem toda ideia será bem recebida. Não se desespere nesses momentos. Você não é um mau profissional por conta disso. Lembre-se de que os erros nos ensinam o jeito certo de fazer as coisas, e que é melhor falhar do que não correr riscos. Quem não se arrisca não erra, mas também não aprende e, consequentemente, não evolui.

7. Monitore os resultados

Para que você saiba se errou ou se acertou, é preciso monitorar as métricas de desempenho. Especialmente nos conteúdos produzidos para a internet, é muito fácil acompanhar essa performance. Nas redes sociais, por exemplo, as curtidas, os compartilhamentos e os comentários recebidos já dão uma boa noção.

Nos sites e blogs, é possível verificar quanto tempo as pessoas passam nesses locais, quais páginas são mais acessadas e se as vendas aumentaram. Já nos e-mails, podemos verificar as taxas de abertura e de cliques nos links das mensagens. Monitore sempre essas métricas para avaliar o seu desempenho.

8. Faça ajustes quando necessário

Se você verificar que as métricas que você acompanha não estão sendo positivas, é sinal de que você precisa mudar algo em sua estratégia. Não necessariamente é algo radical, mas simples ajustes. Muitas vezes, uma simples mudança no assunto de um e-mail marketing, por exemplo, aumenta consideravelmente a sua taxa de abertura.

Além disso, ao acompanhar os comentários de um post nas redes sociais, por exemplo, você pode perceber que algo que está escrito não ficou claro e está gerando dúvidas. Nesse caso, você pode corrigir e republicar o post com uma redação mais clara. Aproveite que, na internet, esses ajustes podem ser feitos em tempo real, sem comprometer as campanhas.

9. Celebre as vitórias

Passando por todas essas etapas, você certamente será capaz de obter bons resultados. Eles podem demorar em vir, mas, com paciência e persistência, certamente você conseguirá ver boas respostas do seu público.

Quando isso acontecer, comemore. Celebre a sua competência e também o bom trabalho daqueles que fazem parte da sua equipe. Utilize os bons resultados como mecanismos de motivação para que um excelente trabalho continue sendo feito.

10. Não se acomode

Por fim, é importante ressaltar que, mesmo que os seus resultados estejam muito bons, jamais devemos acreditar que já sabemos de tudo e que não há nada mais a ser aprendido. Muito pelo contrário! Na produção de conteúdo, sobretudo no mundo digital, as tendências, os estilos, as linguagens e os recursos dos canais de comunicação se modificam praticamente todos os dias.

Por isso, é sempre necessário estar atento à realidade desse meio tão dinâmico, acompanhando as mudanças que nele ocorrem. Pense sempre em como melhorar o seu conteúdo, o que demanda alguns estudos e pesquisas. Como diz o título deste artigo, não é uma atitude pontual, mas um comportamento que deve virar rotina!

Os 10 hábitos acima são extremamente úteis e necessários para quem produz conteúdo. Essa tarefa é muito importante para conectar pessoas com necessidades a empresas que possam solucioná-las. Para isso, é preciso uma boa dose de criatividade, pesquisas e dedicação. Que você tenha muito sucesso na sua jornada!

E você, querida pessoa, tem colocado em prática os hábitos acima? Quais deles você ainda precisa praticar mais? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Por fim, que tal levar estas dicas a todos os seus amigos, colegas, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!