O marketing é o departamento das empresas responsável por construir marcas fortes e por estabelecer com o público uma comunicação informativa e persuasiva. Assim, ele é essencial para divulgar as soluções que a instituição oferece, transformando um potencial consumidor em um cliente.

O marketing na internet, popularmente conhecido como marketing digital, foi considerado por muito tempo uma tendência ou um diferencial competitivo. Hoje em dia, porém, ele é praticamente uma obrigatoriedade para qualquer empresa, seja ela grande ou pequena. Neste artigo, você vai conferir 10 bons motivos pelos quais você deve investir em marketing digital!

1. Mais pessoas estão na web

É fato que o Brasil ainda é um país muito desigual. Contudo, as estatísticas apontam que cada vez mais pessoas estão acessando a internet, seja pelo computador, seja pelos dispositivos móveis. Essa cultura desenvolvida na web tem modificado também o comportamento do consumidor.

Hoje em dia, ao identificar um desejo ou uma necessidade, as pessoas recorrem ao site de busca para encontrar uma empresa que ofereça produtos e serviços que resolvam a necessidade identificada. Por isso, ter um site e marcar presença nas redes sociais é fundamental para as empresas de qualquer segmento.

2. É mais fácil segmentar o público

Se você lança uma campanha em horário nobre na televisão aberta, não há como prever exatamente quem assistirá ao seu filme publicitário, certo? Pode ser que você esteja gastando uma quantia enorme com milhões de pessoas que não têm o menor interesse no seu produto.

Em compensação, o marketing digital permite que você segmente o seu público de forma muito mais específica. Ao criar um anúncio nas redes sociais ou nos mecanismos de busca, por exemplo, você pode adicionar uma série de filtros para definir quem vai ver esse anúncio. Isso permite que você fique visível apenas àqueles com maior potencial de se interessar de verdade pela sua empresa.

3. Oferece diversas alternativas

A internet é um meio extremamente amplo e complexo, por meio do qual as empresas podem se comunicar de diversas formas com os seus públicos de interesse. Websites, blogs, e-mail marketing, sites de busca, anúncios em portais parceiros e diversas redes sociais estão aí para diversificar esse processo de comunicação.

Assim, cabe ao empresário identificar quais desses meios são mais eficazes para dialogar com o público em questão e produzir conteúdos relevantes neles. Artigos (como este que você está lendo), vídeos, posts em redes sociais, e-books, infográficos, lives, eventos digitais, press releases e e-mails são alguns dos formatos para que a sua empresa se comunique com eficácia.

4. Permite a mensuração de dados em tempo real

Se você fizer uma campanha na mídia impressa ou na televisão, por exemplo, só poderá verificar se ela surtiu ou não os efeitos esperados quando checar o desempenho de vendas. Contudo, o marketing digital tem uma dinâmica muito mais rápida.

Se você disparar um e-mail marketing, por exemplo, em algumas horas terá acesso a dados como taxa de abertura e taxa de cliques, identificando se o conteúdo produzido está ou não atraindo as pessoas. O mesmo vale para os anúncios produzidos nas redes sociais e nos mecanismos de busca. Se o desempenho não estiver bacana, é possível promover alterações em poucos minutos, o que jamais seria possível (ao menos não tão rapidamente) em outros meios de comunicação.

5. É mais interativo

Voltando ao exemplo da campanha publicitária veiculada na televisão, ela tem uma desvantagem, que é a de não permitir um feedback imediato. Não podemos saber como o público está reagindo à campanha veiculada. Contudo, a internet permite que tenhamos uma noção melhor nesse aspecto, pois ela favorece a interatividade.

As curtidas, os comentários e as mensagens diretas fazem do marketing digital uma via de mão dupla, em que as empresas se comunicam com o público, mas o público também se comunica com as empresas. Essa interatividade aproxima e estreita o relacionamento, o que não é possível nos outros meios, em que a comunicação é unidirecional.

6. Favorece a construção de relacionamentos

Em consequência do item anterior, pode-se afirmar que o marketing digital favorece a construção de relacionamentos entre marcas e pessoas. É o que ocorre quando um indivíduo decide seguir uma empresa nas redes sociais, por exemplo. Toda vez que entrar na plataforma, ele terá acesso aos conteúdos que essa marca produz, tornando-a cada vez mais forte em sua mente e em sua vida.

Além disso, os e-mails, as mensagens de texto e os artigos dos blogs também são meios de reforçar a imagem da marca ao público. Isso pode acontecer em qualquer lugar, dado que esses conteúdos também podem aparecer no próprio celular da pessoa.

7. É viável também para a pequena empresa

Em comparação com os anúncios em outros meios de comunicação, o marketing digital não demanda investimentos tão altos. Por isso, ele é visto como uma mídia democrática, que dá oportunidades também para as pequenas e médias empresas.

Construir um site, desenvolver conteúdo em redes sociais, segmentar anúncios para um público específico e interagir com as pessoas não é tão caro quando produzir um filme publicitário e veiculá-lo na televisão. Além disso, com uma segmentação de público eficaz, evita-se a perda de tempo e de dinheiro com pessoas que não estão interessadas nas suas soluções, o que pode ocorrer nos meios de comunicação de massa.

8. Incentiva a inovação

Como citamos anteriormente, o marketing executado na internet pode ser feito em uma infinidade de formas diferentes. Especialmente nas redes sociais, ele pode ser muito influenciado pela cultura, pelos assuntos do momento, pela música, pelos memes, enfim, pelas tendências em geral que mais atraem a atenção das pessoas.

Além disso, as marcas maiores podem realizar parcerias com celebridades, conhecidas como influenciadores digitais. Essa é apenas uma das várias tecnologias que favorecem a inovação. Há empresas que conseguem, por exemplo, enviar mensagens de texto no celular das pessoas assim que elas passam pelas proximidades da loja.

9. Facilita o trabalho do departamento comercial

O marketing tradicional depende da prospecção ativa, aquele em que os profissionais de vendas precisam enviar e-mails, dar telefonemas e até mesmo bater à porta das pessoas para promover vendas. O marketing digital, porém, inverte o jogo, de modo que o conteúdo de qualidade atrai as pessoas, que oferecem os seus dados espontaneamente para iniciar esse relacionamento com a empresa.

Quando você preenche um formulário, como ao se inscrever num evento ou ao assinar uma newsletter, está compartilhando os seus dados com a empresa. Assim, as organizações montam um acervo de pessoas interessadas nas soluções delas, de modo que os esforços do departamento de vendas se concentram exclusivamente nesse público. Isso torna o trabalho mais fácil, sem perder tempo com quem não está interessado e sem ser invasivo.

10. Atrai o público por meio de conteúdos relevantes

No marketing tradicional, as empresas geralmente divulgam os seus produtos e serviços, enaltecendo as suas vantagens e realizando ações promocionais. No marketing digital, também é possível fazer essa comunicação mais direcionada às vendas, mas apenas a quem já demonstrou um interesse prévio.

Para despertar esse interesse, na fase inicial da jornada do consumidor, é preciso produzir conteúdos de atração, que mesclem a informação com o entretenimento. É preciso dar dicas, tutoriais, curiosidades, histórias inspiradoras, enfim, conteúdos ricos. Por isso, esse tipo de marketing envolve mais criatividade e pesquisas consistentes do que aquela comunicação 100% focada em vendas, típica dos outros meios de comunicação, e que já não é tão atrativa.

Como você pode perceber, não faltam bons motivos para que você invista em marketing digital. A lista acima reuniu apenas 10, mas, ao experimentar todas as possibilidades que esse meio oferece, certamente você será capaz de adicionar vários outros benefícios a ela.

Você já conhecia as vantagens do marketing digital? Tem experiência com ele? Então, deixe aqui um comentário com a sua opinião. Além disso, que tal compartilhar este artigo nas suas redes sociais, levando estas informações a quem mais possa se beneficiar delas?